Quer cursar Engenharia Civil mas está na dúvida de onde se inscrever? Fizemos uma seleção com as 10 melhores faculdades de Engenharia Civil do Brasil para ajudar sua escolha. A área da Engenharia Civil é uma das que melhores remuneram o profissional no mercado de trabalho. No entanto, isso não quer dizer que é preciso ter critérios para escolher qual a melhor faculdade para fazer o curso. Essa escolha pode ajudar ou comprometer sua carreira profissional. Portanto, para ajudar, listamos as melhores faculdades de Engenharia Civil do Brasil e algumas das suas características para que você possa tomar sua decisão.

Melhores faculdades de Engenharia Civil

Para isso, vamos levar em conta o Ranking Universitário Folha (RUF) do Jornal Folha de São Paulo, do qual obtemos os 10 primeiros lugares nas melhores faculdades de Engenharia Civil do Brasil em 2019. São as seguintes:

1° – Universidade de São Paulo (USP)

A USC é considerada a melhor universidade do país no ranking RUF. O curso de Engenharia Civil tem avaliação em 1º lugar em praticamente todos os quesitos. São esses: avaliação do mercado, qualidade de ensino, professores com dedicação integral e parcial e avaliação dos docentes. A USP é uma universidade pública e gratuita. A seleção é feita por meio do vestibular da Fuvest ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem. O curso de Engenharia Civil já existe há mais de 100 anos na instituição e foi fundado junto com a Escola Politécnica. O curso pode ser feito tanto na cidade de São Paulo quanto São Carlos.

2° – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Além de ser a 2º melhor faculdade de Engenharia Civil do ranking RUF, a UNICAMP também é considerada a 2º melhor universidade do país. O curso de Engenharia Civil fica na FEC – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, que já tem mais de 40 anos de fundação. Mais de 95% dos professores da faculdade tem titulação mínima de doutor e dedicam-se exclusivamente ao curso. Segundo o ranking, o curso também ficou em 2º lugar em dois quesitos: qualidade de ensino e avaliação dos docentes.

3° – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

O curso de Engenharia Civil fica dentro da Escola Politécnica da UFRJ e tem sua origem na Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho que foi instituída em 1792. Em 2018 a universidade estava em 2º lugar no ranking do curso. A UFRJ é considerada a 3º melhor universidade do país. Como a Engenharia Civil abrange muitas áreas, o curso oferece uma formação profissional específica à escolha do aluno em torno das ênfases em cinco áreas. São essas: Construção Civil, Engenharia de Transportes, Estruturas, Geotecnia e Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

4° – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Dando sequencia, a UFMG além de estar em 4º lugar entre as melhores faculdades de Engenharia Civil, também está em 4º na avaliação das melhores universidades. Já pelo quesito avaliação de mercado, ela é considerada a 2º. Foi o primeiro curso criado na Escola de Engenharia da UFMG em 1912. A seleção para as vagas ocorre por meio do Sisu, a partir das notas do Enem. A universidade fica na cidade de Belo Horizonte e o curso tem duração mínima de 5 anos.

5° – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Em 5º lugar no ranking das melhores universidades, a UFRGS fica na cidade de Porto Alegre. O curso de Engenharia Civil foi o primeiro curso da Escola de Engenharia da UFRGS. Foi criado em 1896 com ênfase em Agrimensura, Hidráulica e Estradas e obteve reconhecimento em 08 de dezembro de 1900. Cerca de 70% das vagas são oferecidas via concurso vestibular e 30% pelo Sisu.

6° – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Apesar de estar em 6º na classificação do curso de Engenharia Civil, a UFPR está em 8º na avaliação geral das universidades brasileiras. A universidade teve seu início em 1912 como Universidade do Paraná, uma instituição particular, que foi federalizada em 1950. Já os cursos de exatas tiveram início em 1938. São 133 vagas oferecidas no curso através do processo seletivo vestibular e 33 vagas pelo sistema Sisu.

7° – Universidade de Brasília (UNB)

A UNB hoje ocupa o 9º lugar no ranking das melhores universidades do Brasil, pela lista do RUF. O Departamento de Engenharia Civil foi criado em 1964 e o reconhecimento do curso de engenharia civil pelo Conselho Federal da Educação foi obtido em 1973. O curso também ocupa o 7º lugar na qualidade do ensino e na avaliação dos docentes, mas ocupa o 2º na nota dos concluintes. A estrutura do curso é aberta, fazendo com que o estudante se especialize no ramo que mais o agradou. Segundo a própria universidade, o curso recebeu o conceito máximo em todas as avaliações do ENADE e nas últimas avaliações do Guia do Estudante da Abril.

8° – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Considerada a 12º melhor universidade do país, a UFSCar ganhou uma posição no ranking do curso de Engenharia Civil de 2018 para 2019. É e a única universidade federal sediada no interior do Estado de São Paulo. Considerada em 7º lugar pela a avaliação dos docentes em 1º lugar, junto com todas as universidades acima em professores com dedicação integral e parcial (nota 8).

9° – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

A UNESP é hoje a 6º melhor universidade do país e o curso de Engenharia Civil também ganha muito com isso. Assim como a UFSCar, também ganhou uma posição do ano passado para esse. A Faculdade de Engenharia fica no Campus de Bauru, que foi criado em 1988. A Faculdade de Engenharia de Bauru conta também com o Colégio Técnico Industrial “Isaac Portal Roldan” (CTI), vinculado a Faculdade de Engenharia, onde alunos da região cursam ensino médio e profissionalizante. O curso de Engenharia Civil foi reconhecido em 1972 após a graduação da primeira turma em 1971. O curso funciona em horário integral e tem 60 vagas por ano.

10° – Universidade Presbiteriana Mackenzie

A única faculdade particular do ranking, a Universidade Mackenzie estava em 13º em 2018. Ela ficou no lugar da Universidade Estadual Federal de Pernambuco (UFPE) que caiu para de 8º para 12º no ranking RUF. Já no ranking geral das universidades, o Mackenzie se encontra em 34º lugar. O curso de Engenharia Civil é oferecido no Campus Higienópolis na cidade de São Paulo e a Escola de Engenharia foi instalada em 1896. O valor das mensalidades do curso são de cerca de R$ 2.500, considerado o dobro da média nacional. Para evitar evasão, a universidade criou uma série de atividades extracurriculares que integram professores e alunos de diversas etapas do curso.

Como é o curso de Engenharia Civil?

Já falamos sobre como é o curso de Engenharia Civil no blog. Vale lembrar algumas informações sobre o curso e a atuação desse profisisonal. É um curso de duração média de 5 anos, normalmente cursado em tempo integral. Com estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso obrigatórios. Possui disciplinas generalistas nas áreas de física, matemática e química e uma série de disciplinas técnicas. Algumas dessas disciplinas são: Estática das Estruturas, Desenho Técnico, Eletricidade, Estruturas de Concreto, Madeira e Aço, Hidráulica, Mecânica dos Solos e Resistência dos Materiais.

O que faz o Engenheiro Civil?

A Engenharia Civil é uma profissão regulamentada no Brasil. Para exercê-la, é obrigatório ter um diploma superior em curso reconhecido pelo MEC e ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). O perfil do profissional ideal são pessoas que gostem muito de trabalhar com números, já que sua atividade profissional envolve muitos cálculos. O engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras. Essas obras podem ser: casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. O profissional formado em Engenharia Civil também pode trabalhar acompanhando as etapas de uma construção ou reforma, desde a análise do solo, posição do sul e vento do local até a definição dos tipos de acabamentos. Também pode trabalhar especificando redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento. Um Engenheiro Civil ganha em média R$ 7.693,05 no Brasil, de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). É um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses. Já sabe qual faculdade de engenharia civil escolher? Algumas dessas do ranking você conhece? Conta pra gente o que você acha dessas universidades e continua acompanhando nosso blog Vai de Bolsa para saber ainda mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui