melhores faculdades de psicologia

Conheça as 6 melhores faculdades de Psicologia no Brasil

Na hora de escolher uma faculdade de Psicologia você pode levar em conta alguns critérios. Proximidade, nota de corte e conteúdo curricular são só alguns dos pontos que podem te ajudar a escolher uma universidade. Entretanto, é provável que você também queira saber quais são, e onde estão, as melhores faculdades para se cursar Psicologia no Brasil.

A fim de auxiliar nessa pesquisa, o blog Vai de Bolsa traz detalhes sobre as 6 melhores faculdades de Psicologia no Brasil, ranqueadas pelo Ranking Universitário Folha de São Paulo

Acompanhe!

Leia mais: Você sabe como é o curso de Psicologia?

Conheça as 6 melhores faculdades de Psicologia no Brasil

De acordo com a pesquisa Formação em Psicologia no Brasil: Um Perfil dos Cursos de Graduação, existem 396 faculdades de Psicologia em todo o Brasil. A maior parte destes cursos está localizada na região sudeste, são 48,74% das faculdades do país. A segunda maior quantidade de cursos de Psicologia está na região sul, são 21,72%. O norte está entre as regiões com menos cursos, pois 6,82% das faculdades de psicologia estão na região. 

Das 6 melhores faculdades de psicologia no Brasil, 5 são públicas e uma é particular. A seguir, entenda a metodologia de ensino e as formas de ingresso de cada uma dessas instituições de ensino de excelência em Psicologia.

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

O melhor curso de Psicologia do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha de São Paulo, é ministrado em Belo Horizonte (MG). A grade curricular da faculdade procura atender os diferentes interesses dos alunos, isso porque à medida que o curso avança, são os estudantes que escolhem as disciplinas, de acordo com a sua área de interesse.

Parte dos créditos da faculdade de Psicologia da UFMG precisa ser cursada em outros cursos da graduação. Uma vez que o aluno queira optar por uma formação complementar em diversas áreas.

A seleção para as vagas do curso presencial ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso tem duração mínima de sete semestres, mas o aluno pode fazer até 12 semestres. A UFMG é uma instituição pública de ensino.

2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Com o intuito de formar profissionais capazes de diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade, a graduação em Psicologia da UFRJ oferece disciplinas que capacitam os alunos a observar e analisar as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais dos pacientes. 

A UFRJ utiliza a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para o ingresso na graduação. A UFRJ é uma instituição pública de ensino localizada na capital do estado do Rio de Janeiro (RJ). 

No primeiro semestre são oferecidas as seguintes disciplinas: Anatomia, Histologia, Embriologia, Introdução à Sociologia, Genética para Psicologia, Epistemologia da Psicologia, História da Psicanálise e História da Psicologia. 

3. Universidade de Brasília (UNB)

O curso de Psicologia oferecido na UNB possibilita ao estudante escolher dentre três habilitações: bacharelado (para aqueles interessados em seguir carreira acadêmica no ensino superior) e Licenciado em Psicologia (para os interessados no ensino de Psicologia no segundo grau). Além da formação que habilita o psicólogo como profissional .

Com sede em Brasília (DF), a formação possui carga horária de 4.140 horas para a formação de Psicólogo e 3.330 horas para as formações de Bacharel e Licenciado em Psicologia. Desse modo, a formação do psicólogo é realizada em cinco anos (dez semestres) e a formação do Bacharel e Licenciado em Psicologia em quatro anos (oito semestres). 

Além das formas convencionais de ingresso à universidade, como vestibular e ENEM, a UNB oferece outra maneira de ingresso: o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Nesse programa o candidato vai ser avaliado em três etapas: uma a cada série do ensino médio.

De acordo com a UNB, ao final da 1ª, da 2ª e da 3ª séries do ensino médio, será aplicada uma prova referente aos conhecimentos adquiridos naquele ano de estudo. Dessa forma, a classificação dos candidatos é feita após a prova da terceira etapa.

4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Criado em 1979, o curso de Psicologia da UFRGS busca formar profissionais habilitados para  exercer a profissão de psicólogo com ênfase em políticas públicas, nos processos clínicos e institucionais, assim como nos processos de avaliação.

Dessa maneira, são priorizados os seguintes eixos no curso: atenção integral à saúde, relação com a comunidade, trabalho em equipe, produção de conhecimento científico e educação permanente. No entanto, o curso também possui em sua grade curricular conteúdos que atendem a conhecimentos básicos necessários ao exercício profissional em Psicologia.

Ministrado em Porto Alegre (RS), o curso tem como formas de ingresso o concurso vestibular, onde são preenchidas 70% das vagas, e o Sistema de Seleção Unificada (SISU) que destina aos candidatos 30% das vagas.

5. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

O curso de Psicologia da PUC-SP é o único curso privado entre os 6 melhores colocados no Ranking Universitário Folha. As aulas do curso de Psicologia ocorrem na cidade de São Paulo (SP).

Com o propósito de formar um profissional que consiga se inserir no campo diverso da Psicologia, a faculdade da PUC-SP possui um currículo que traz de forma equilibrada, teorias, técnicas, incentivo à pesquisa, prática profissional e debate crítico e reflexivo sobre o compromisso da ciência e da profissão.

A faculdade tem duração mínima de 10 semestres e máxima de 15 semestres. De fato, as formas de ingresso são diversas. Afinal é possível ingressar pelo Prouni, vestibular, transferências entre universidades, e até se o candidato já tiver diploma. 

A mensalidade do curso custa R$ 3.980. Em contrapartida, há a possibilidade do candidato conseguir uma bolsa de estudos. A universidade também oferece algumas oportunidades.

6. Universidade de São Paulo (USP)

A graduação em psicologia oferecida pela USP tem duração total de cinco anos. Além disso, as aulas são em período integral. 

A grade curricular da faculdade visa promover uma formação abrangente e humana. Com o fim de propiciar ao estudante os conhecimentos teóricos e da prática profissional. Além da formação de psicólogo, o curso de Psicologia oferece ao aluno a opção de cursar as habilitações de bacharelado e licenciatura. 

A faculdade está localizada em Ribeirão Preto (SP), e o ingresso é feito por meio do vestibular da Fuvest ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Como funciona o ranqueamento das faculdades

A fim de avaliar as universidades brasileiras, a Folha de São Paulo realiza anualmente o Ranking Universitário Folha. Assim sendo, são avaliadas 40 universidades com maior número de matriculados no país, a partir de dados nacionais e internacionais, e duas pesquisas de opinião do Datafolha que abordam os aspectos: pesquisa, ensino, reconhecimento do mercado, internacionalização e inovação.

Agora que você já sabe quais são as melhores faculdades de Psicologia do Brasil, acesse os conteúdos sobre as características do curso no Blog Vai de Bolsa.

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *