mestrado online

Você sabia que é possível fazer um mestrado online?

Fazer um mestrado online é uma realidade possível nos dias atuais. Cursos a distância têm sido cada vez mais requisitados pelos estudantes brasileiros. Essa modalidade de estudo bateu recorde no ano de 2018 e continua a crescer, e agora vem expandindo o nível de pós-graduação. Ou seja, graças a tecnologia e ao reconhecimento do MEC, é viável fazer uma pós-graduação strictu sensu e, ao final do curso, adquirir a titulação de mestre.

Para isso, descubra a seguir como funciona essa modalidade de ensino, o que é necessário para ingressar no mestrado online e alguns cuidados que você deve tomar para escolher a instituição certa na hora de adquirir o título.

Como funciona o mestrado online

Ele funciona basicamente da mesma forma, com duração de dois anos, porém, o que muda é apenas a modalidade, que no caso é feita a distância. A exigência para ingressar em um mestrado online também é inalterada. Para isso, o candidato deve ter concluído o ensino superior e ao final do curso, deverá defender uma dissertação, que será avaliada por uma banca examinadora.

No Brasil, atualmente, são encontrados dois tipos distintos de mestrado:

  • Mestrado Profissional: esse tipo é direcionado a quem busca qualificação profissional de alto nível, alargando o nível de estudo para ampliar o horizonte de atuação no mercado.
  • Mestrado Acadêmico: o foco desse tipo é a formação de professores e pesquisadores para quem deseja seguir carreira acadêmica.

Desse modo, cabe a você decidir e saber qual é o tipo de formação que deseja aprofundar e dar continuidade aos estudos.

Ainda é importante lembrar que ao optar fazer mestrado a distância, no Brasil, a legislação que regulamenta a Educação a Distância exige encontros presenciais entre orientador e aluno.

Dessa forma, o aluno deve apresentar o desenvolvimento da sua dissertação e cumprir as atividades de pesquisa, ou seja, deve cumprir uma frequência mínima, que é relativa a cada instituição.

Por isso, é importante você verificar se a instituição de ensino que deseja fazer o mestrado Ead oferece essa possibilidade de encontros, se é perto da sua residência ou em uma cidade vizinha. Assim você conseguirá organizar a logística sem se prejudicar.

O que é necessário para ingressar no mestrado a distância

Para ingressar no mestrado online, o candidato precisa cumprir basicamente os mesmos pré-requisitos que na modalidade presencial. Para isso, é fundamental ter o diploma de conclusão de ensino superior, demonstrar fluência em uma segunda língua, elaborar um projeto e passar no processo de seleção. Veja a seguir as etapas dos pré-requisitos:

  • Análise do currículo do candidato;
  • Elaboração de um projeto de pesquisa;
  • Realizar uma prova escrita com temas pertinentes à área do curso;
  • Entrevista com avaliadores para avaliar se o candidato atende às exigências da vaga;
  • E por fim, um este de língua estrangeira, pois é exigido que o candidato tenha proficiência em língua estrangeira, porque alguns textos não contam com tradução para o português.

Saiba que um mestrado online é regulado por um órgão relacionado ao MEC chamado Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, mais conhecido como (Capes). Portanto, esse é o primeiro requisito básico que você estar informado para saber se o curso de mestrado online atende às exigências dos órgãos reguladores para a melhor prestação de serviço e uma educação de qualidade.

Como escolher um curso de mestrado online

Agora que você já tem ideia de como funciona um mestrado online e como ingressar, saiba que existe algo fundamental a ser considerado para ingressar nessa modalidade de ensino.

Entenda que é fundamental e imprescindível a instituição ser avaliada pela Capes e reconhecida pela Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) e homologados pelo MEC. Dessa forma, as instituições com nota igual ou superior a 3 passam a ser recomendadas pela fundação Capes.

A importância dessa fiscalização é necessária justamente para você ter ciência de que o curso que optou em fazer a pós-graduação respeita a carga horária necessária e oferece o suporte e a orientação necessária para uma formação com qualidade em educação.

Além dessas questões, a instituição só poderá fornecer a titulação se for reconhecida por esses órgãos, caso contrário o seu título não terá validade no território nacional e não complementará seu currículo como um destaque.

Para descobrir se a instituição que você deseja cursar é reconhecida e avaliada pelos órgãos competentes, você pode realizar uma pesquisa no site da plataforma Sucupira, que está ligada ao governo federal nesse link.

Além de saber se o curso é reconhecido pelo MEC, você poderá se informar também qual é o conceito Capes. Sendo assim, você terá transparência e conhecimento sobre o nível da qualidade do curso que deseja.

O título de mestrado a distância vale menos que um presencial?

Se o curso for reconhecido e avaliado pelos órgãos citados tem o mesmo valor. Por isso, esse é o único cuidado que você deve ter ao decidir em qual instituição fazer o mestrado online. Tome cuidado com as ofertas fáceis e propostas milagrosas para fazer um mestrado a distância.

Esses órgão avaliadores e regulamentadores são muito sérios, portanto, são de extrema confiança e credibilidade para o fomento da educação e da ciência.

Quais os benefícios de um mestrado a distância?

Fazer um mestrado pode ser uma ótima fonte de agregar conhecimento e também de implementar a renda. Sendo assim, seguramente você irá garantir as seguintes possibilidades:

  • Possibilidade de dar aula em algum curso superior de uma universidade privada;
  • Aumentar a remuneração no mercado;
  • Concorrer a vagas mais seletas que exigem titulação de mestre;
  • Possibilidade de ingressar em um doutorado;
  • Um currículo diferenciado;
  • Reconhecimento no meio profissional;
  • Novas técnicas e mais informações de trabalho;
  • Aprofundamento em alguma área de conhecimento.

Portanto, apenas com o mestrado um grande leque de possibilidades pode fazer de você um profissional muito diferenciado e, consequentemente reconhecido. Desse modo, só há vantagens em dedicar alguns anos de estudos que levarão você a poder acessar outras portas e caminhos na profissão. Sem dúvidas, é um esforço que vale muito dedicar empenho e sacrificar algumas horas de folga, pois a recompensa é grande.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre mercado de trabalho, educação ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *