Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
modelo de currículo

Aprenda a fazer o melhor modelo de currículo

Ele é fundamental na hora de buscar um emprego. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem qual modelo de currículo escolher, como fazer esse documento e quais informações ele deve conter.

Neste texto, você vai entender porque ele ainda é tão importante e como montar o seu. Além disso, vai descobrir alguns sites que fornecem modelos de currículo bem interessantes para você causar uma boa impressão antes mesmo da entrevista presencial.

O que escrever no currículo?

O currículo não serve apenas para que o recrutador receba informações preliminares que o ajudarão a pré-selecionar candidatos. Ele também é um guia que conduzirá o andamento da etapa presencial do processo de seleção.

Sendo assim, é essencial que antes de enviar por e-mail ou mesmo entregar em mãos, você revise o documento. Certifique-se que não há erros gramaticais ao longo do texto e que as informações ali são verdadeiras.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Afinal, imagine se você garante que é fluente em uma língua (sendo que não é). O recrutador, com seu currículo em mãos, começa a conversar no idioma que você havia afirmado que sabia. Como resultado, o constrangimento seria enorme e colocaria em xeque todas as outras informações dadas por você.

Por isso, preencha o documento com sinceridade e use as palavras a seu favor na hora de salientar suas qualificações. Veja abaixo alguns dos principais aspectos que devem aparecer em qualquer modelo de currículo.

Dados pessoais

Logo no início do documento você pode colocar seu nome completo, e-mail,  telefone para contato e endereço.

Objetivo

Aqui você coloca o cargo pretendido. Esse campo ajuda o recrutador a se orientar. Afinal, ele pode ter recebido inúmeros currículos, até mesmo para postos diferentes.

Resumo e características

Pense em aspectos que você queria destacar ao se descrever. Nesse campo você vai fazer um pequeno resumo (pequeno mesmo, nada de contar a história da sua vida) sobre suas características e qualificações.

Formação

Mencione sua formação acadêmica e outros cursos que julgar importantes em relação à vaga pretendida.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Experiência Profissional

Aqui você vai falar sobre outros trabalhos profissionais, vai colocar o nome da empresa, cargo e tempo que permaneceu no emprego.

Além disso, lembra da história de ‘usar as palavras a seu favor’? Você também pode destacar uma conquista que tenha tido relação direta com você. Tudo de forma resumida e objetiva.

Por exemplo, você está se candidatando ao cargo de gerente de logística. Você já foi funcionário de uma transportadora e durante o período que esteve lá, você e sua equipe conseguiram implantar um processo que reduziu o número de devoluções de mercadorias.

Parece mais atrativo que uma simples descrição do cargo e dados do local trabalhado, certo?  Além de ser uma forma de diferenciar o seu currículo.

Conhecimentos Técnicos

Esse campo serve para você entregar mais detalhes ao recrutador sobre suas habilidades. Ah! Se achar que deve, aquele case da experiência profissional pode aparecer aqui.

No entanto, lembre-se sempre que as informações devem ser condizentes com a realidade. O recrutador pode questioná-lo e é importante que você explique a ele.

Idiomas

Cite os idiomas que você domina. Não esqueça de botar o nível de proficiência. Exemplo: Inglês – intermediário.

Outras Informações

O preenchimento desse campo é opcional. Ele serve muito mais para você incluir outros dados que julgar interessantes. Por exemplo, um intercâmbio, um prêmio que você ganhou relacionado as suas habilidades, etc.

Modelos de currículos

Agora que você já sabe quais informações colocar, basta escolher o melhor modelo de currículo. Talvez você não saiba, mas existem diversas ferramentas que podem te ajudar com o design do seu currículo. Do Word a sites super despojados e criativos.

Word

Você sabia que “Documento em branco” não é a única opção na hora de clicar em “Novo” no Word? Antes começar o seu currículo do zero, dê uma olhada nas opções mostradas. Em “Currículos e Cartas e Apresentação” você vai ver vários modelos legais.

Sites especializados

Agora, se você quer é um modelo de currículo mais elaborado e com um toque profissional, há várias opções também. Alguns sites se dedicam exatamente a isso. Eles disponibilizam modelos de currículos para você editar e depois exportar no formato que quiser.

A maioria exige um cadastro gratuito super simples. Há uma versão paga para acessar algumas funcionalidades, mas fique tranquilo. Dá para montar um ótimo currículo só com os recursos disponíveis e grátis. Segue abaixo uma lista com alguns dos sites:

Designers profissionais

A outra opção é bem mais prática, mas exige um certo esforço financeiro. Existem vários profissionais que fazem esse serviço de design de currículo. Vocês trocam ideias, informações que o documento deve conter e todo o trabalho fica com o profissional.

Montando o seu melhor modelo de currículo

Você já tem informações sobre a parte escrita e a gráfica para montar seu modelo de currículo ideal.

No entanto, para começar a botar a mão na massa, você precisa refletir sobre a imagem que deseja passar. Além de analisar a área profissional que você atua.

Um currículo de um profissional de marketing provavelmente vai ter um design muito diferente de um currículo de um engenheiro eletricista, por exemplo. Embora não seja uma regra, há áreas que exigem muito mais do aspecto gráfico.

Vamos pegar outro exemplo. Um designer gráfico. Ele lida diretamente com imagem, arte e criatividade em seus trabalhos. Sendo assim, ele deve ter um cuidado especial ao montar seu modelo de currículo. Afinal, a escolha de cores e design já vai passar uma mensagem ao recrutador.

Isso não significa que tudo precisa ter muita cor, ícones e outros itens gráficos. Mas é importante que você saiba e pense sobre qual modelo você quer. Qual deles reflete exatamente a imagem que você deseja ter?

Outras dicas

Estudante – sabemos que o primeiro emprego não é fácil de conseguir . Além disso, o campo da experiência profissional é um dos mais assustadores de preencher para quem busca a primeira colocação no mercado de trabalho.

Se esse for o seu caso, a dica é simples. Priorize o que você tem, ou seja, sua formação acadêmica e os cursos que pode ter feito/participado. Deixe essas informações mais no início do documento. Lembre-se de começar em ordem cronológica decrescente, da formação mais nova para a mais antiga.

Analista – Se você for disputar uma vaga de analista, coloque em destaque suas informações mais técnicas. Por exemplo, os conhecimentos que você possui.

Em outras palavras, observe a sua situação, perfil próprio e o da vaga.

Todo currículo deve fornecer dados básicos, mas seus modelos mudaram bastante. Hoje, recrutadores podem usar até mesmo as redes sociais para selecionar pessoas. O Linkedin é a prova disso. Aliás, se você ainda não possui um perfil na rede, vale a pena criar.

A plataforma vem crescendo no Brasil e é uma ferramenta bastante interessante na hora de buscar oportunidades de trabalho. Sem falar que muitos processos seletivos já pedem para que você coloque a URL do seu perfil na rede.

Além disso, hoje muitas empresas contratam por meio de sites de empregos e existem aplicativos que facilitam nesta jornada, por isso é interessante se cadastrar nestes locais também.

Portfólio

O portfólio não é um modelo de currículo. Embora ele também possa ter informações gerais sobre o candidato à vaga, o portfólio é muito mais usado como um complemento. Aliás, complemento que vem ganhando destaque e  já é requisito certo em diversas áreas profissionais.

No portfólio, você vai reunir as provas documentais do seu trabalho. Em profissões como designer gráfico, jornalista, fotógrafo, marketing, entre outras, ele é comum. Isso porque é possível fazer um site simples e dispor ali as peças gráficas feitas por eles, os textos escritos, fotos, enfim.

O portfólio é um tipo de prova para o recrutador das atividades já realizadas pelo candidato.

Próxima etapa

Entendeu todas dicas para você montar o seu modelo de currículo ideal? Se sim, agora é hora de correr atrás e distribuir esse documento. Se estiver em início de carreira, não se preocupe com a demora nas respostas dos e-mails ou com a ausência delas. A batalha não é fácil, mas o importante é não desistir.

Fique ligado em outros conteúdos aqui do blog Vai de Bolsa.  Se você gostou deste artigo compartilhe ele com os amigos que também estão nesta batalha por um emprego. Boa sorte!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *