Diz o ditado que o trabalho dignifica o homem. Se esse trabalho for quase na beira da praia, além de digno, fica muito mais prazeroso, não? Para quem busca morar na praia sem abrir mão da sua carreira profissional, há opções no mercado com esse perfil. A maioria delas, podemos creditar à tecnologia a possibilidade de trabalhar e morar na praia. Neste post, vamos listar cinco profissões perfeitas para trabalhar ao lado do mar.

Quando falamos em tecnologia, um exemplo são as profissões com possibilidade de trabalho em home office. Traduzindo literalmente, no escritório da própria casa. Em outras palavras, são carreiras que exigem apenas um bom computador com internet para exercer suas atividades. Nesse caso, para quem deseja morar na praia e trabalhar, é a condição perfeita. É perfeitamente viável, também, para quem opta por ser freelancer.

Outro detalhe vantajoso de morar na praia: a qualidade de vida. Uma vez longe da poluição dos grandes centros urbanos, você poderá perceber, por exemplo, um aumento na produtividade. Portanto, se você quer morar na praia mas ainda está em dúvida em qual carreira profissional seguir por conta disso, nós vamos te ajudar.

Confira nossas sugestões nesse post!

Leia também:  E-book grátis ensina como fazer uma transição de carreira. Baixe agora!

Morar na praia é para nômades digitais

Antes de listar as profissões perfeitas para quem quer morar na praia, vamos falar um pouco do conceito de nômade digital. Você já ouviu falar disso? São aquelas pessoas cujas profissões permitem trabalhar em qualquer hora e lugar. Na prática, atender a um cliente obtido no Brasil em alguma praia da Austrália, por exemplo. Isso ocorre, justamente, por causa dos avanços tecnológicos e da internet. Ou ainda, atender ao mesmo cliente enquanto viaja por vários países.

Portanto, se a sua profissão se encaixa com o conceito de nômades digitais, o sonho de morar na praia e trabalhar está mais próximo de virar realidade. Em outras palavras, a tecnologia possibilita o emprego sem cruzar fronteiras. Com isso, as empresas podem recrutar profissionais em qualquer lugar do mundo para desenvolver produtos ou prestar serviços.

No site nomadlist.com, por exemplo, é possível conferir avaliações sobre cidades ao redor do mundo acerca das condições de trabalho por lá. As informações apresentadas são sobre custo, qualidade de vida, acesso à internet, entre outras.

Leia mais: Profissões do futuro: conheça carreiras na área de tecnologia e inovação

Cinco profissões para trabalhar na praia

Dito isso, vamos indicar abaixo as cinco profissões indicadas para quem quer conciliar a carreira com morar na praia.

1 – Jornalista

Não pense que o jornalista é aquele profissional que trabalha exclusivamente em redações de grandes jornais, televisões ou emissoras de rádio. Nesse sentido, o campo de trabalho para profissionais da área foi ampliado para a área digital. Em outras palavras, a internet possibilitou a abertura de muitas oportunidades profissionais para jornalistas, no chamado jornalismo digital ou também marketing de conteúdo.

Frequentemente, estão envolvidos com produção de conteúdo para sites e blogs de empresas e organizações públicas e privadas. Você já deve ter ouvido falar em inbound marketing, não?

Nesse caso, o bacana é que basta um computador com acesso à internet, um celular e muita vontade de trabalhar para atuar como jornalista. Isso porque a produção de conteúdo, para qualquer tipo de meio de comunicação, pode ser feitada sua própria casa. Melhor ainda se a sua casa for ao lado da praia.

Portanto, a profissão de jornalistas é uma das mais adequadas a quem pensa em morar na praia e ser remunerado por isso em uma profissão.

2 – Professor

Assim como o jornalista, aqui também é semelhanças. Ser professor não quer dizer atuar exclusivamente em salas de aula de escolas. Pelo contrário, um professor pode lecionar as matérias tradicionais (matemática, português, química, física etc) a qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. E por que não em uma cidade que permita você morar na praia?

Estamos falando de professores de disciplinas tradicionais e também da possibilidade de dar aulas particulares. Porém, temos também instrutores de esportes, por exemplo. Pessoas com habilidade e capacitação para ensinar sobre yoga, pilates, surfe e tênis, algumas das modalidades em alta e com bom retorno financeiro.

Como você pode perceber, para ser professor, não é necessário uma sala de aula. É possível lecionar até pela internet, do conforto da sua casa. Por essa razão, ser professor é uma das profissões indicadas para quem pensa em morar na praia e trabalhar.

Leia também: Os melhores filmes sobre professores para você se inspirar

3 – Designer gráfico

A área do Design Gráfico tem observado um boom de oportunidades de emprego. Muito por conta da expansão das redes sociais como meios de comunicação, e também de ações de marketing que necessitam desse profissional. O interessante é que a maioria das vagas de emprego e jobs para designers não necessitam da presença física do profissional na empresa.

Em outras palavras, mais uma vez, temos uma profissão que permite você morar na praia e trabalhar ao mesmo tempo. Um designer gráfico pode trabalhar tranquilamente por home office, com um bom computador e um pacote de softwares para edição gráfica.

Todo o processo de criação de um designer pode ser feito da sua própria casa, ou ainda de escritórios de coworking ou até cafeterias. Pode ser feito até sentado em uma cadeira de praia, de frente para o mar. O que você acha?

Para você ter uma ideia, a área de design gráfico é uma das que mais oferta oportunidades de trabalho freelancer em sites do ramo na internet.

4 – Desenvolvedor de softwares e websites

Para quem é da área da Tecnologia da Informação (TI), morar na praia e trabalhar está muito favorável. Assim como o jornalista e o designer gráfico, o profissional da TI necessita de um bom equipamento de informática para trabalhar no desenvolvimento de softwares e websites, por exemplo. Para essas duas atividades, há oportunidades de sobra no mercado.

Quem não conhece aquele amigo graduado em TI que vira a noite desenvolvendo aplicativos ou softwares ou sites? Sim, é um trabalho home office, e muito bem remunerado, diga-se de passagem. Além disso, é perfeito para quem quer morar na praia.

5 – Psicólogo

Já tornou-se bastante comum o atendimento psicológico com profissionais da área por meio de chat e vídeo na internet. Ou seja, você pode contratar sessões de terapia com um psicólogo especializado em terminada área e que mora em outro estado e até outro país. Desse modo, se você obter essa formação superior, poderá trabalhar de qualquer lugar, atendendo seus pacientes.

Esse atendimento pode ser feito por Skype, WhatsApp ou outros aplicativos de ligações por vídeo. Assim, a tecnologia aqui também é uma aliada de quem é graduado em Psicologia. Definitivamente, não é mais necessário estar frente a frente, em um consultório, com um psicólogo.

O trabalho via home office ampliou e muito o mercado para os psicólogos. Com isso, os pacientes podem estar em qualquer lugar do Brasil, e do mundo. E você pode atendê-los e morar na praia ao mesmo tempo, o que acha? Portanto, se você tem afinidade por psicologia, essa é uma boa maneira de morar na praia e trabalhar.

Morar na praia e trabalhar exige organização

Certo, você decidiu morar na praia e trabalhar. Essa escolha, evidentemente, tem muitos benefícios, principalmente, pela qualidade de vida. No entanto, trabalhar de casa e ainda perto da praia exige um grau de disciplina e organização. O objetivo é evitar que sua nova casa e os arredores (inclusive, o mar!) gerem distrações constantes que possam afetar o seu trabalho.

Portanto, tenha consciência da situação e delimite bem os horários de trabalho, lazer e estudo. Com isso, você vai acertar na sua escolha e ainda ser feliz profissionalmente!

Acompanhe mais informações sobre cursos, capacitações, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.