O mundo online tem milhões de possibilidades. Para a maioria das pessoas, elas pode ser uma distração. Mas também há quem aproveite esses recursos, praticamente infinitos, para aprender! Cursos online são uma excelente alternativa para quem não tem dinheiro ou tempo para um presencial. Ou até mesmo para aqueles que querem aproveitar melhor os períodos que passam na internet. 

Até porque não há nada de errado em relaxar um pouco nas redes sociais, assistir filmes ou conversar com os amigos na rede. Mas a população brasileira é uma das que passa mais tempo conectado. De acordo com um estudo da Hootsuite e We Are Social, a média diária no país é de nove horas e 14 minutos por pessoa. Então, que tal investir parte dessas horas nos estudos e no seu futuro?

Neste artigo, vamos mostrar como cursos online podem te ajudar a ir melhor na escola, estudar as matérias da faculdade e até se qualificar para entrar no mercado de trabalho. Há muitas instituições de ensino de qualidade, como Estácio e FMU, que oferecem ótimas opções de cursos totalmente a online e a distância.

Continue lendo e confira todas as oportunidades que o mundo online te oferece!

Leia também: Série profissões do futuro: inovação e tecnologia

Vantagens de fazer um curso online

Em primeiro lugar, vale ressaltar algumas das vantagens do EAD. Confira a seguir uma lista delas para se manter motivado!

Custo

Um dos principais benefícios dos cursos online é o custo. Além de existirem milhares de cursos gratuitos disponíveis na internet, você ainda encontra outros pagos por um valor bem menor do que os presenciais.

Afinal, é muito mais fácil para a instituição oferecer o mesmo conteúdo para centenas de alunos pelo Brasil do que reunir 20 ou 30 pessoas por turma, dependendo de estrutura física, disponibilidade do professor, entre outros fatores. E isso se reflete no preço que os alunos pagam pelas aulas.

Praticidade

Outra facilidade dos cursos online é a praticidade, pois você pode estudar de onde estiver. No ônibus, no intervalo do almoço ou até antes de dormir: sempre dá para encaixar uma aula ou uma atividade. 

Principalmente porque a maioria dos cursos hoje em dia já se adaptou para ser consumido também no mobile. Ou seja, não tem desculpa. Seja pelo computador, celular ou tablet, sempre dá para aproveitar e estudar um pouquinho. 

Variedade

Mora longe dos principais centros urbanos? Não se preocupe! No mundo online, a variedade de cursos é maior do que qualquer metrópole do mundo. 

Na internet, você encontra desde preparatórios para o Enem até cursos de especialização, muitos deles até gratuitos. Basta pesquisar e prestar atenção no site das instituições. 

Atualização

Por último, vale destacar que os cursos online são uma excelente forma de se manter atualizado na sua profissão ou renovar os conhecimentos que você adquiriu um tempo atrás. 

Afinal, as transformações no mundo tem acontecido tão rápido que um curso recém terminado pode ficar obsoleto muito rápido. 

Porém, com os cursos online, é muito mais simples para o instrutor adicionar novas informações ou substituir a aula que ficou desatualizada. 

10 sites estudar online e de graça

As vantagens dos cursos EAD te animaram para começar a aproveitar tudo que o mundo online tem a oferecer? Então confira nossa lista de cursos online para todas as etapas da vida!

1 – Curso Enem Gratuito

Quem está se preparando para o Enem ou para o vestibular sempre fica na dúvida: faço cursinho ou estudo sozinho em casa? A verdade é que não existe uma resposta pronta, mas existem inúmeros recursos que podem auxiliar quem não pagar por um preparatório. 

Um deles é o Curso Enem Gratuito, que oferece aulas completas sobre os assuntos que mais caem no exame. 

No site, você encontra cronogramas de estudo, simulados, além, é claro, das videoaulas que passam todo o conteúdo. Conheça e se prepare para esse momento tão importante!

2 – Crash Course

Nossa segunda indicação não é bem um site, mas um canal do Youtube focado em educação, que possui várias playlists temáticas para estudar online.

Criado por Hank e John Green (sim, o autor de A Culpa é das Estrelas, entre outros best sellers), o Crash Course tem mais de 10 milhões de inscritos. 

Juntos, os irmãos Green já ajudaram a criar conteúdo sobre temas como literatura, psicologia, astrologia, história, biologia, entre outras disciplinas. 

Para encontrar o assunto que você procura, basta ir até as playlists de vídeos e escolher o tema que mais te interessa. E vale avisar, muitos vídeos tem legenda em português, entre outros idiomas. 

3 – E-aulas USP

Já no portal e-Aulas da USP é possível assistir videoaulas em diferentes níveis de ensino: do ensino médio, passando pela graduação até a pós!

Todo o conteúdo é gratuito e basta se cadastrar para poder criar playlists, utilizar a ferramenta de anotação, entre outras vantagens. De acordo com a instituição, são 1464 horas de vídeos disponíveis. 

4 – Unesp Aberta

Assim como a USP, a Unesp também oferece videoaulas gratuitas com o conteúdo que é oferecido nos seus cursos. De acordo com a instituição, são mais de 70 temas disponíveis, nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas. 

5 – Coursera

As universidades brasileiras não são as únicas que disponibilizam cursos online gratuitos. Instituições renomadas em todo mundo, como Harvard e Yale também oferecem aulas abertas. 

Elas estão disponíveis na plataforma Coursera, que tem cursos sobre diversas áreas do conhecimento, muitos com legendas em português. Mas atenção, os certificados são pagos!

Leia também: Conheça os melhores sites de cursos online gratuitos de 2019

Como aproveitar melhor o mundo online?

Os sites e canais que você viu acima são apenas uma pequena porção dos conteúdos educativos que podem ser encontrados no mundo online. Mas como extrair o melhor desses recursos? 

Se você está se preparando para o vestibular, Enem ou concurso, vale criar um plano de estudos que inclua, além dos livros e apostilas, também videoaulas e cursos online. 

Além disso, estipule quais os melhores momentos para acessar a internet e por quanto tempo. Assim você evita se perder na quantidade de informações que pode encontrar na rede.

Se você não tem um compromisso tão rígido, mas ainda quer aproveitar melhor as ferramentas online, vale criar um cronograma também. Faça uma lista com aqueles cursos que quer terminar e reserve alguns minutos por dia para essa atividade. 

Claro que o ideal é ter concentração e silêncio, mas se não for possível, tente encaixar um vídeo ou outro no meio de atividades cotidianas. 

Vale até deixar tocando enquanto lava louça, faz comida ou executa alguma outra tarefa de casa. 

No mundo online dos estudos, disciplina é fundamental

O importante é ter disciplina. Afinal, estamos cada vez mais expostos a modelos de ensino online e vai do foco e maturidade de cada um se adaptar às mudanças na educação. 

E se você gostou da ideia de fazer um curso à distância, que tal conhecer as graduações EAD da Estácio? Acesse o site e escolha já o que mais combina com seu perfil!

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui