Mundo rural: profissões com um pé na roça e que estão em alta

0
13

O agronegócio é uma das áreas que mais cresce no Brasil. Sendo assim, trabalhar no mundo rural pode ser uma excelente oportunidade para a sua carreira. Saiba que isso é possível ao escolher uma formação adequada, voltada para essa área, desde que se encaixe no seu perfil. Há muitas opções de cursos que podem levar a uma profissão com o “pé na roça”.

Em resumo, se você tem interesse em trabalhar nessa área, é importante conhecer essas opções que podem levar você a exercer atividades no campo e ser um profissional respeitado no mundo rural. Você vai ver que há carreiras muito além da agronomia, como a engenharia agrícola, por exemplo.

Confira quais opções de carreira estão disponíveis para você trabalhar na agricultura ou agropecuária.

Leia também:  E-book grátis ensina como fazer uma transição de carreira. Baixe agora!

Opções de cursos para trabalhar no mundo rural

Para trabalhar no mundo rural é possível você encontrar diversas opções de formações possíveis. Além de garantir excelentes oportunidades profissionais, além de atividades tranquilas junto ao campo.

Veja a seguir algumas opções de cursos para trabalhar no campo e na terra.

1- Agronomia

Se você tem interessem em atuar no mundo rural, saiba que o curso de Agronomia pode ser uma excelente formação para desenvolver atividades nesse segmento. Afinal de contas, o setor de agronegócios é o que mais cresce e gera empregos no Brasil.

A faculdade de agronomia vai preparar você para exercer diversas atividades no campo e na terra otimizando a produtividade agropecuária. O engenheiro agrônomo é responsável pelo manejo do solo para uma produção mais eficiente e também desenvolve maneiras de controlar pragas e pestes que podem afetar as plantações.

O curso de Agronomia pode ser encontrado no nível superior, na modalidade bacharelado de ensino ou também no nível tecnólogo, o que pode garantir um ingresso mais rápido no mercado de trabalho.

2- Curso de Agropecuária

A agropecuária é a área responsável por unir duas atividades distintas: agro, responsável pelo cultivo de plantas, e a pecuária, que consiste no manejo, na criação e tratamento de animais para o abate.

Você pode encontrar esse curso no nível tecnológico de ensino, o que pode garantir a você uma formação focada para ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Portanto, o curso é uma maneira de suprir as necessidades do agronegócio nacional. Sendo assim, essa pode ser uma bela opção de carreira para você trabalhar e atuar no mundo rural.

3- Curso de Engenharia Hídrica

A estiagem é um dos maiores problemas da lavoura e afeta rigorosamente o desenvolvimento do plantio no mundo rural. Para sanar ou amenizar esse problema, o curso de Engenharia hídrica pode ser uma excelente oportunidade de carreira e garantir uma formação diferenciada para atuar nessa área.

Portanto, o curso vai preparar você para elaborar e executar projetos que permitem levar água até locais que são afetados pela estiagem. Além disso, você aprenderá a captar recurso hídricos através das redes de abastecimento de água, de forma que cause o menor impacto ambiental possível.

Um ponto interessante do curso de engenharia hídrica é a possibilidade de atuar também no meio urbano. Ou seja, ao se formar nesse curso, você não será exclusivamente um trabalhador capacitado para atuar no mundo rural.

4- Engenharia Agrícola

Devido a importância do setor agrícola para a economia nacional, uma boa opção de formação pode ser o curso de Engenharia Agrícola. Ao se graduar nessa faculdade, você estará pronto para trabalhar na geração de alimentos tanto para humanos quanto para vegetais.

O engenheiro agrícola é responsável por estudar processos viáveis para toda a plantação, sendo ela de qualquer origem. É graças a ele que é possível implementar meios sustentáveis de plantio, de modo que o dano ambiental seja minimizado.

O curso de Engenharia Agrícola dura em média 5 anos e oferece a titulação de bacharel. Se você sonha em trabalhar e exercer uma atividade no mundo rual, essa pode ser a graduação certa para você. Além de trabalhar nesse meio, será possível desenvolver vários projetos sustentáveis, que a cada colheita será possível ter alimentação de mais qualidade.

5- Gestão Ambiental

Se você é ligado em questões ambientais, saiba que existe formação para atuar nessa área. Além disso, essa pode ser uma carreira profissional interessante para trabalhar no mundo rural. Isso é possível através do curso de Gestão Ambiental. Desse modo, essa formação permite que o profissional possa atuar tanto no campo, quanto na cidade, elaborando projetos de reciclagem e meios sustentáveis de produções agrícolas.

A tarefa de um gestor ambiental consiste na fiscalização, realização de diagnósticos e avaliação dos impactos ambientais causados pelo homem. Portanto, essa é uma profissão fundamental para garantir um equilíbrio ecológico entre homem e campo, permitindo que o homem atue nesse meio sem causar danos irreversíveis ao meio ambiente.

Afinal de contas, o solo também precisa de manutenção e exige um tempo para se recuperar e isso pode ser feito através da gestão ambiental.

6- Curso de Agroecologia

Para quem deseja trabalhar no mundo rural, saiba que é preciso unir sustentabilidade e meio ambiente. Para isso, você pode encontrar a formação adequado no curso de Agroecologia. Sendo assim, a tarefa de um profissional dessa área consiste em garantir produção de alimentos em larga escala, mas com o mínimo de impacto ambiental.

Vale lembrar que isso só é possível através do desenvolvimento de projetos sustentáveis, que permitem uma transição mais otimizada dos modelos de produção atuais para outros alternativos. Um bom exemplo disso é a viabilização da comercialização de produtos orgânicos, que são produzidos sem a utilização de agrotóxicos.

Você poderá encontrar duas modalidades de formação para esse curso, bacharelado ou tecnólogo. Portanto, essa pode ser uma boa opção de carreira para desenvolver projetos ligados a produção agrícola, garantindo uma formação voltada para o mercado de trabalho.

Além disso, o mercado de trabalho pode ser também bastante promissor, pois cada vez mais é necessário o desenvolvimento de novas técnicas agrícolas para implementar a produção sem envolver danos ambientais. Portanto, o curso de Agroecologia capacita o profissional a prestar assessoria apos agricultores para garantir uma produção corretamente ecológica.

7- Tecnologia em Biocombustíveis

Essa é a área que investiga a produção de combustíveis produzidos através de fontes renováveis. Para isso, é possível encontrar um curso chamado Tecnologia em Biocombustíveis, esse curso irá capacitar o aluno a planejar projetos que viabilizem a fabricação de novas fontes energéticas.

O grande manancial para essa produção ainda é a cana-de-açúcar, mas saiba que existem estudos em outros materiais, como plantas oleaginosas, por exemplo. Sendo assim, é fundamental desenvolver o trabalho paralelamente a agricultura. Pois é através do cultivo de vegetais que é possível obter a matéria prima para a fabricação de fontes de energia alternativa.

Se você busca uma maneira de trabalhar no mundo rural e desenvolver produtos energéticos renováveis, sem danos ao meio, essa pode ser a sua praia. Quem sabe você não encontre um projeto de um combustível que seja eficiente e viável para a comercialização?

Conclusão

E aí? Se interessou pelos cursos que estão diretamente ligados ao mundo rural? Como esse é um grande segmento da economia nacional, ao se formar em uma dessas áreas, provavelmente você terá ótimas oportunidades na carreira profissional.

Entretanto, é importante pesquisar qual é a formação mais viável a você e descobrir qual se encaixa no seu perfil. Dessa forma, você será um profissional bastante diferenciado e com uma atuação bastante nobre e relevante para o mercado de trabalho atual.

Portanto, se você busca uma profissão com o pé na roça, saiba que é possível encontrar uma grande variedade de formações possíveis para isso.

Além disso, trabalhar onde gosta pode ser extremamente prazeroso e as profissões ligadas ao mundo rural são muito relevantes para a economia e otimização da produção alimentícia no país e que pode garantir excelentes projetos para a agricultura e agropecuária.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa. Lá, você encontrará diversos assuntos que poderão lhe auxiliar a tomar alguma decisão ou até mesmo fornecer dicas importantes, caso você esteja em dúvida sobre qual caminho seguir.