Museologia: saiba mais sobre o curso e a profissão

0
6

Provavelmente você já ouviu falar sobre o curso de museologia. Mas, você conhece todas as atividades que um museólogo pode realizar? Podemos garantir que o campo profissional vai muito além de trabalhar em museus.

O museólogo trabalha com atividades relacionadas a projetos e políticas culturais vinculadas ao patrimônio cultural, material e imaterial. No dia a dia pode atuar no planejamento, gestão, execução e no acompanhamento dos projetos.

Além disso, pode realizar pesquisas, montar e organizar coleções, classificar e organizar documentos e obras de arte – que também são preservadas.

Então acompanhe este artigo e conheça mais sobre o curso, mercado de trabalho e atividades de um museólogo.

Leia mais: 8 cursos para quem gosta de artes

Principais áreas de atuação do museólogo

Como vimos acima, o museólogo pode atuar em várias áreas. Conheça algumas áreas de atuação abaixo:

  • Ação Cultura: O museólogo pode realizar apresentações pedagógicas de acervos ao público. Explanando sobre conteúdos e temáticas tratados em determinadas exposições para públicos específicos, como por exemplo para adolescentes e idosos;
  • Ação Documental: O profissional pode trabalhar na realização de intercâmbio de peças com museus ou qualquer outra instituição cultural, artística, histórica ou científica, para trocas temporárias de obras. É ele que também será o responsável pela documentação para a permuta de obras. Além disso, o museólogo pode elaborar políticas de aquisição, cuidar da seleção de obras e também da identificação de peças do acervo;
  • Catalogação: Realizar toda a catalogação, como por exemplo, organizar o acervo, numerar e fotografar as obras e também produzir laudos técnicos. É o profissional da área de Museologia que irá controlar a entrada e saída de obras, realizar a avaliação das obras – para empréstimos – e também é quem irá auxiliar no processo de tombamento do acerto;
  • Conservação: O museólogo tem aptidão para avaliar a necessidade de restauração de obras e então, encaminhá-las para conservação ou recuperação. Também é ele quem irá monitorar as condições adequadas para o armazenamento, como por exemplo a condição do ambiente em que a obra estará, condições de manuseio, trasporte e também exposição das peças;
  • Exposição: Selecionar obras e suas informações, além de definir a melhor maneira de expôr as peças, também é uma função do museólogo;
  • Memória Empresarial: Além de trabalhar com obras culturais, o profissional também pode trabalhar organizando acervos de empresas ou instituições públicas. Nesta área o profissional irá realizar pesquisas e recuperar documentos, sobre a história da instituição;
  • Pesquisa: O museólogo também pode trabalhar diretamente com pesquisa, se aprofundando em temas, períodos históricos, artistas ou obras de acervos.

Como é o curso de Museologia

O curso de museologia tem a duração média de 4 anos, e para a conclusão do curso é preciso realizar o estágio obrigatório, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou monografia.

Durante o curso , é possível encontrar disciplinas da área de Ciências Humanas, como por exemplo, História Geral, História do Brasil, História da Arte, Antropologia e Sociologia. Além disso, há aulas sobre conservação de acervos, documentação museológica e gestão de museus.

O curso também conta com matérias práticas, onde o aluno aprenderá a construir maquetes, montar exposições e também catalogar peças de acervo.

Vale ressaltar que cada instituição possui uma especificidade de formação, sendo assim, é comum encontrar matérias básicas nos primeiros semestres, e depois matérias mais direcionadas para a especialidade focada na instituição.

Quer fazer o curso de museologia, mas não tem nenhuma universidade na sua cidade com este curso disponível?? Então saiba que também é possível encontrá-lo na modalidade Ensino à Distância (EAD). Dessa forma você pode adaptar os seus horários com os horários das aulas. Além disso, não precisa ter o compromisso de se dirigir à universidade todos os dias.

Leia também: Ensino EaD – como estudar a distância com bolsa de estudos

Pós-graduação em Museologia

Com a crescente expansão de museus no país, a área de Museologia também vem crescendo, e ampliando os seus horizontes. Você Já possui um diploma universitário? Mas ainda quer expandir seus conhecimentos? Então você pode optar por realizar uma pós graduação na área.
Abaixo você encontra alguns cursos de pós-graduação relacionados à área de museologia que podem ser encontrados:
  • Ciências Documentais;
  • Memória Social e Patrimônio Cultural;
  • Museologia, Colecionismo e Curadoria;
  • Museologia e Patrimônio Cultural;
  • Museologia e Sociedade, entre outras especializações.

Mercado de Trabalho

Você sabia que existem, no Brasil, mais de 3,2 mil museus? A quantidade ainda tende a crescer, devido a ações como a Política Nacional de Museus. Essas políticas têm como objetivo aumentar a visitação e arrecadação, além de incentivar políticas de compra e preservação de acervos.

Para expandir o acesso as obras, novas instituições serão criadas em municípios pequenos, favelas, áreas indígenas e quilombolas.

Devido à políticas de ampliação de museus, o que cresceu também foi a demanda de museólogos, não apenas em cidades grandes. A maior demanda deste profissional continua sendo na área de preservação de obras e documentação. Também existe uma boa procura na área de memória institucional.

Mas, vale ressaltar que o museólogo pode trabalhar na gestão de centros culturais, centros de memórias e memoriais e também em galerias de arte, institutos de pesquisa, centros educacionais, bibliotecas, escolas, universidades, jardins botânicos, zoológicos, aquários, planetários, parques e reservar naturais.

É muito comum encontrar museólogos trabalhando em conjunto com historiadores, comunicólogos ou profissionais do Marketing para pesquisar e criar acervos sobre a história, identidade e trajetória de empresas.

Atualmente, existe uma nova área de trabalho para os profissionais da museologia: os museus virtuais. Já é possível encontrar 23 museus virtuais no Brasil. Além disso, existem museus físicos que disponibilizam seu acervo para visitação online. Neste contexto o museólogo trabalha na seleção de materiais.

Além disso, pode trabalhar na produção das informações sobre as obras e na atualização do site.

Vagas de emprego

É possível encontrar mais vagas de trabalho na região Sudeste, que possui a maior concentração de museus do Brasil. São 37% dos museus na região. As cidades que possuem o maior número de vaga de empresa são: Rio de Janeiro e São Paulo. Já em Minas Gerais é mais comum encontrar vagas na área de preservação do patrimônio histórico.

Para exercer a profissão, de forma regulamentada, é necessário ser graduado no curso de Museologia e ser registrado no Conselho Regional de Museologia.

Gostou da área de Museologia?

Pronto! Agora você conhece mais sobre o curso de Museologia. Aproveite o Blog Vai de Bolsa e conheça mais sobre diversos cursos e áreas de atuação.