Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
homem ouvindo músicas para aumentar a concentração

Música para estudar: veja 20 opções e playlists para se concentrar melhor

Que a música é capaz de mudar o humor e o clima do ambiente todo mundo sabe, certo? Mas você sabia que existe música para estudar com o poder de aumentar a concentração para esse momento? Principalmente se esse estudo for para um concurso como o Enem ou vestibulares. Isso porque, na hora da prova, o estudante vai ter que lidar com todos os tipos de barulhos no ambiente e é bom que não esteja acostumado a se concentrar somente no silêncio.

Há quem utilize a música clássica para estudar, por exemplo. Quem defende essa teoria é Felipe Lima, especialista em memorização e autor do livro Mapas Mentais e Memorização para Provas e Concursos. Mas, segundo o especialista, essa não é a única razão pela qual temos benefícios ao escutar música para aumentar a concentração. Segundo ele, música para estudar pode ajudar na modulação da frequência mental.

Legal, né? Se você curtiu essa ideia, preparamos uma lista de música para estudar com 20 opções e playlists para aumentar o seu desempenho nos estudos e ainda relaxar.

Sobe o som e boa leitura!

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Leia também: Revolução educacional: as novas tendências do mundo

Escolha do repertório de música para estudar

Para a escolha das músicas, deve se levar em conta o gosto pessoal do estudante. Além disso, deve-se observar outros fatores. Acompanhe abaixo:

Volume da música

Segundo o autor, o ideal é que a música seja tocada em volume superbaixo, praticamente inaudível. Mas há quem prefira estudar com volumes bem altos e isso ajude para aumentar a concentração nos estudos. Ou ainda música relaxante para estudar. Varia muito de cada pessoa. Deve-se experimentar para ver o que mais funciona para você.

Se a música for usada para um trabalho que exija um pouco mais de ânimo, uma música animada, alegre, de volume mais alto, pode fazer muita diferença. Na verdade, tudo depende da disciplina que será estudada ou o tipo de trabalho a ser realizado.

Letras

Para que a sua concentração não seja atrapalhada, o ideal é que as músicas sejam somente instrumentais. De preferência, músicas calmas para estudar.

Às vezes uma música com letras, principalmente se nos for familiar, pode atrapalhar um momento de concentração. Dessa maneira, músicas estrangeiras, com letras em idiomas que não dominamos pode funcionar da mesma maneira.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Como a música pode aumentar a concentração nos estudos?

A Universidade de Medicina de Stanford realizou uma pesquisa que revelou que a música orienta o cérebro a prestar atenção, ajudando a aumentar a concentração.

Nessa pesquisa, verificou-se que um dos momentos de maior atividade cerebral era justamente entre os intervalos e entre uma nota e outra. Mesmo que a pessoa não tivesse conhecimento musical, seu cérebro ficava alerta aos movimentos, como intensidade dos sons e o silêncio.

Outra pesquisa, realizada na Universidade de Caen, na França, com estudantes de 249 universidades dividiu estudantes com mesmo nível de conhecimento em dois grupos, cada grupo deveria assistir a uma palestra e depois realizar um teste baseado na mesma.

O grupo que assistiu a palestra ouvindo música erudita obteve o melhor desempenho. Os cientistas acreditam que o motivo pelo qual isso aconteceu tenha a ver com as emoções geradas pela música.

Outra pesquisa britânica, custeada pelo Spotify, identificou que o desempenho nas notas de estudantes é 12% maior quando se utilizam música durante os estudos.

Para você ter uma ideia, em 2008, foi aprovada pelo governo federal em 2008 a Lei Nº 11.769, que estabelece a obrigatoriedade, mas não exclusividade, do ensino de música nas escolas de educação básica.

Playlists para aumentar a concentração nos estudos

Há inúmeras playlists disponíveis com a promessa de ajudar na concentração. A Revista Exame, por exemplo, disponibiliza uma lista feita justamente pelo especialista em memorização, Felipe Lima, que você pode ouvir aqui.

O aplicativo de streaming Spotify também tem uma playlist bem animada, chamada Estudar, que promete ajudar nessa tarefa. Além de outras inúmeras playlists com o mesmo objetivo.

No YouTube também é possível achar inúmeras opções. Uma delas é a Música para aumentar concentração, foco, inteligência (abaixo) com mais de uma hora e meia de música instrumental.

Procurando pelo tema, é possível achar muitas outras playlists no site.

Além das plataformas conhecidas, existem também aplicativos que prometem ajudar a contração através da música. Um deles é o Brain.fm. A plataforma promete em 10 minutos, limpar a mente a atingir o objetivo desejado, que pode ser foco, sono ou relaxar.

O app é alimentado por um sistema de inteligência artificial que compõe músicas para cada objetivo, monitora o que funciona e ajusta os resultados. Após experimentar 5 sessões grátis, o app deve ser pago para continuar a utilização.

Outras playlists que valem a pena escutar para estudar melhor

Em suma, é muito fácil você localizar música para estudar em aplicativos de streaming como Spotify, Deezer e Amazon Music, por exemplo. Basta você digitar o nome da lista no campo de busca para selecionar a playlist. Veja abaixo algumas sugestões bem bacanas para você conferir:

  • Intense Studyng – É uma playlist de música clássica, com muitas composições de Mozart, Bach e Chopin, no ritmo certo para aumentar a sua concentração. 
  • Concentração e foco – Insira “concentração e foco” no campo de busca e tenha acesso a uma playlist muito indicada para quem estuda para vestibulares e para o Enem.
  • Deep focus – Nessa playlist há mais de 200 músicas com o poder de colocar você em um foco e concentração profundos, clima perfeito para estudar.
  • Nature sounds – Digite “nature sounds” na busca dos apps e tenha acesso a uma infinidade de músicas que simulam o som da natureza, como da água, do vento ou da terra. Também são muito estimulantes para os estudos.
  • Peaceful piano – Essa playlist é sensacional, com músicas instrumentais apenas com piano, selecionadas para aumentar a sua concentração. É música para estudar e memorizar na medida certa.

Música para estudar: confira as 20 sugestões

Baseado em todas essas opções, nós criamos uma lista de música para estudar com 20 opções que, de acordo com todas essas pesquisas, podem ajudar você a se concentrar nos estudos. Confira abaixo:

  1. Für Elise (Ludwig van Beethoven) – a mais indicada de todas as músicas para concentração nos estudos. Isso porque ela contém de 60 a 70 batidas por minuto o que ajuda os estudantes a se concentrar por mais tempo e reterem mais informação, segundo afirma a psicóloga Emma Gray ao jornal britânico Metro.
  2. Begin Again (The Piano Guys) – Quarteto americano cujo repertório mistura música clássica, trilhas de filmes e canções pop, em versões instrumentais – sugerido por inúmeras playlists. Essa música é da cantora Taylor Swift.
  3. Felicity (Sungha Jung) – Violonista sul coreano que já tem quase 6 milhões de inscritos na plataforma YouTube. Também é muito citado em playlists de músicas para aumentar a concentração.
  4. May It Be (Enya) – Eithne Pádraigín Ní Bhraonáin é uma cantora, instrumentista e compositora irlandesa. Conhecida há mais de 30 anos, é considerada a rainha do “new age”. Essa música pertence à trilha sonora do filme Senhor dos Anéis.
  5. May Be (Yiruma) – Lee Ru-ma é um compositor nascido e criado na Coréia do Sul e educado na Inglaterra. Tem diversas músicas instrumentais que ajudam muito na concentração. Também faz parte de muitas playlists com foco na concentração.
  6. Naruto – Sadness and Sorrow (Taylor Davis) – É uma violinista americana, conhecida por covers de músicas de videogames tocadas no violino. Essa música é da trilha sonora de uma série de mangá chamada Naruto.
  7. I See the Light from Disney’s Tangled (Jeremy Ng) – É um pianista de Singapura e essa é a versão instrumental da música do desenho da Disney conhecido no Brasil como “Enrolados”.
  8. Untuk Perempuan Yang Sedang Di Pelukan (Payung Teduh) – Banda alternativa da Indonésia que mistura folk com jazz.
  9. La la land (Brooklyn Duo) – O duo é formado por um casal. Ela pianista e ele violoncelista. Trazem músicas de diversos contextos para o estilo clássico, fazendo covers de vários artistas.
  10. Concerto nº 23 in A Major for Piano and Orchestra, K. 488 II Adagio (Wolfgang Amadeus Mozart, Sir Clifford Curzon, George Szell, Wiener Philharmoniker) – Versão da composição de Mozart para piano e orquestra.
  11. Tropic Trade Winds – Instrumental (Benjamin Rogers, Hawaiian Steel Guitar, Harmony Isles Group) – Música do disco havaiano “Hawaiian Summer Beach Party”. Tem um ritmo bem gostoso de música de praia.
  12. La Valse d’Amélie – Version orchestre (Yann Tiersen) – Multi-instrumentista e compositor francês. Essa música faz parte da trilha sonora do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.
  13. Green Space (Halcyon Lounge) – Música estilo lounge. A banda tem um disco chamado Breathing Life disponível no Spotify.
  14. Shlow Motion Pt.1 (Oomiee) – Banda de música eletrônica. Tem poucas músicas disponíveis online, mas são todas com ritmo bem animado para estudar.
  15. Beau (Martin Gauffin) – Compositor e desenhista de som (aquele que cria trilhas sonoras para diversas necessidades). O artista já criou músicas para filmes, jogos e propagandas.
  16. Light the Night (Tracey Chattaway) – Pianista australiana que mistura música clássica com música ambiente e sons eletrônicos.
  17. Varberg (U137) – É um duo de pós-rock da Suécia. Essa música faz parte do álbum Dreamer on the Run.
  18. Ventura (City of the Sun) – Trio americano de Nova Yorke. Seu som é influenciado por vários ritmos, entre eles pós-rock, flamenco e indie.
  19. Branch (Keith Kenniff) – Compositor americano, multi-instrumentista e produtor de música eletrônica.
  20. Masollan (Balmorhea) – Banda do Texas formada em 2006. Essa música faz parte do álbum Stranger de 2012.

Música para o pós-estudo

Tão importante quanto o momento de concentração ao ler um livro ou fazer exercício, é o momento do pós-estudo. Isso porque o aprendizado também tem relação com o relaxamento do cérebro após os estudos. Ou seja, é nesses instantes que a mente processa e armazena as informações. Portanto, uma boa noite de sono ou até uma playlist com músicas diferenciadas são importantes.

Nesse sentido, evite músicas muito agitadas no pós-estudos. Escolha, sim, sons ambientes. Basta procurar na busca das plataformas por “músicas ambientes” ou “sons ambientes”.

O que não ouvir para estudar melhor

Assim como ajudar, a música também pode atrapalhar os seus estudos caso não selecionada da melhor forma. Evite, por exemplo, estações de rádio, por causa da interrupção dos locutores e comerciais. Descarte também músicas agitadas ou com ritmo muito acelerado. Acerte na escolha da playlist sem ter que ficar alterando a música de forma manual, o que também pode prejudicar a sua concentração.

E aí? Gostou das nossas indicações? Tem alguma sugestão de qual música você acrescentaria? Conta para gente se ajudou a aumentar a concentração dos estudos e continue acompanhando nosso blog!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *