Como construir uma nova carreira com uma pós-graduação?

0
6

Com tantas ocupações surgindo e desaparecendo, é cada vez mais comum mudar de rumo ao longo da vida profissional. Mas construir uma nova carreira sem nenhum tipo de formação na área pretendida é um desafio e tanto. Se você pensa nisso, não se preocupe. Apesar de exigir alguns cuidados, esse passo pode ser dado sem precisar passar por uma nova graduação. Uma opção são os cursos de pós-graduação.

Com a pós-graduação, você pode se especializar em outro setor da sua área de formação ou até mudar completamente de ramo! Além de conseguir um aumento ou até ser promovido para um cargo que exija mais experiência. 

Quer um exemplo? A plataforma Vagas.com divulgou que mais de 70% das oportunidades para quem tem pós-graduação ou superior são para nível pleno, sênior ou supervisão/coordenação. Esse dado mostra como a pós-graduação pode impactar positivamente na sua carreira e incrementar o currículo.

Ficou com curiosidade para entender melhor? Neste post, vamos contar como construir uma nova carreira apenas com a pós-graduação certa. Assim como dar dicas para escolher seu curso e fazer essa transição ser o mais fácil possível. Boa leitura!

Leia também:  E-book grátis ensina como fazer uma transição de carreira. Baixe agora!

Como migrar para uma nova carreira?

Um curso de graduação em uma instituição de qualidade é sempre uma boa opção. Porém, existem muitas vantagens para escolher a pós-graduação como forma de alcançar uma nova carreira. Entre elas está o fato de que você não precisa largar o emprego que tem agora. Ou seja, ganha algum tempo para conciliar os interesses e fazer uma mudança gradual, se for o que você procura. 

Já para quem tem pressa, a pós-graduação é vantajosa por ser breve. É possível encontrar diversos cursos que tem duração de 18 a 24 meses! Praticamente metade da maioria das graduações. Por esses motivos, a pós pode ser o primeiro passo para encontrar uma nova carreira e, consequentemente, conquistar a realização pessoal e profissional!

Mas antes de se matricular na primeira especialização que encontrar na internet, existem alguns cuidados importantes para que essa transição seja bem sucedida. A seguir, explicamos quais são eles!

Desenvolva um plano de carreira

Se você pretende mudar de área, o primeiro passo é estudar a carreira desejada e criar um planejamento. Esse plano vai ajudar tanto na motivação, quanto para saber qual o momento ideal de dar cada passo. 

Pesquisando sobre a nova carreira, você vai poder analisar as melhores opções em termos de pós-graduação, assim como os lugares com mais oportunidade de emprego e as demais habilidades exigidas, que nem sempre são adquiridas em sala de aula. Inclua tudo isso no plano e coloque até no calendário!

E preste atenção: algumas carreiras existem graduação na área para atuar de forma legal, como é o caso de advogados, psicólogos e professores da educação básica. Então leve isso em conta durante o seu planejamento. 

Estime os custos

Outro ponto importante na hora de decidir mudar de carreira é a questão financeira. Como você viu, os cursos de especialização têm a vantagem de permitir que você continue trabalhando no seu emprego atual enquanto estuda. 

Mesmo assim, é necessário fazer um planejamento de gastos com mensalidade e também prever o tempo que você talvez fique sem trabalhar, procurando recolocação. 

E se o seu plano de carreira envolve um mestrado ou doutorado, pode ser você precise de dedicação integral. Nesses casos, vale estudar sobre as bolsas oferecidas pelas universidades ou então se preparar com uma reserva pessoal. 

Escolha uma instituição séria

Começar em uma nova carreira nunca é fácil, mas quando você não tem formação na área originalmente, a pós-graduação ganha ainda mais importância. Por isso, você precisa escolher uma instituição séria e credenciada no Ministério da Educação. Isso vai ajudar a destacar o diploma no seu currículo e gerar boas impressões nos futuros empregadores. 

Além disso, a qualidade das aulas vai ser muito importante para determinar quais conhecimentos você vai levar para sua nova profissão. Assim como os professores, que podem abrir muitas portas para você no mercado. Inclusive, essa última parte é assunto para o nosso próximo tópico!

E se você está se perguntando como garantir que escolheu a instituição de ensino certa, aqui vão algumas dicas. A primeira é avaliar o currículo dos docentes, com isso, você sabe se eles realmente têm formação e experiência na área que você quer estudar.

Depois, vale também conferir o programa do curso, as disciplinas e a ementa de cada uma. Assim, você vê quais conteúdos serão ensinados e qual a proximidade deles com aquilo que procura. 

E não esqueça de conferir a avaliação que o programa de pós-graduação recebeu do MEC! Essa ferramenta serve para que o ministério controle a qualidade dos cursos oferecidos, mas também ajuda alunos a identificarem problemas.

Por fim, faça uma pesquisa na internet por depoimentos de alunos. Procure saber o que dizem as pessoas que estudaram naquele curso de pós-graduação e verifique possíveis reclamações. 

Leia também: Novos indicadores para avaliação de pós-graduação

Faça networking

Quem quer construir uma nova carreira com a pós-graduação precisa de atenção redobrada quando o assunto é networking. Afinal, você está migrando agora para a área e ainda não conhece tantos profissionais do ramo. 

Nesse caso, a pós é uma excelente maneira de criar uma rede de contatos e você deve aproveitar essa oportunidade. Converse com colegas que já atuam no setor e professores que têm bastante contato com o mercado de trabalho. 

Eles vão poder indicar onde estão as melhores oportunidades e até indicarem você para uma futura vaga de emprego!

Desenvolva as habilidades necessárias

Quando nós falamos sobre o planejamento, você viu que é importante também listar outros conhecimentos necessários para atuar na sua nova carreira, que não são adquiridos apenas na pós-graduação.

Então, dedique um tempo também a essas habilidades. Assim, você complementa o que aprendeu em sala de aula e ainda incrementa seu currículo com novos cursos e conhecimentos.

Leia também: Como desenvolver suas softskills

Outras opções para construir sua nova carreira

E, por último, se você decidir que uma pós-graduação não é exatamente o caminho que gostaria para encontrar sua nova carreira, vale conferir nossos artigos sobre cursos de extensão e cursos profissionalizantes.

Eles são, em geral, mais curtos do que a pós e podem ser feitos mesmo por quem não tem nível superior. Ou seja, também são opções bastante acessíveis. 

Acompanhe mais informações sobre cursos, capacitações, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.