o que é bacharelado

O que é bacharelado? Entenda a titulação e qual a diferença para outras

Você sabe o que é bacharelado e como são os cursos desse tipo? Escolher um curso de graduação não é uma decisão simples. E, portanto, deve ser tomada depois da análise de alguns pontos. O primeiro passo é decidir se você quer um curso que seja um bacharelado, uma licenciatura ou um curso nível tecnólogo.

Depois desta primeira escolha será o momento para você analisar as suas afinidades e habilidades. Estes são fatores essenciais para escolher o curso de graduação. Faça uma lista com o que você gosta de saber e com o que já sabe fazer. Isso pode te ajudar a acertar de primeira a escolha do seu curso.

Mas o foco do nosso conteúdo é na primeira etapa de escolha. Por isso vamos explorar as características dos cursos na modalidade bacharelado. Acompanhe para ficar por dentro de tudo que diz respeito a este tipo de graduação!

Saiba mais: Veja qual é a diferença entre tecnólogo e bacharelado

Como funciona o curso de bacharelado?

Assim como para os cursos de licenciatura, para entrar em um curso de bacharelado você precisa do diploma de ensino médio. As instituições que oferecem o curso podem exigir que você faça uma prova de vestibular para concorrer a vaga. Ou utilizar a sua nota no ENEM para definir se você poderá ou não realizar a sua matrícula no curso escolhido.

Os cursos de bacharelado podem ter duração entre três e seis anos. Há cursos mais longos e outros mais curtos. Este é um aspecto que depende do currículo do curso desenvolvido com base nas diretrizes do MEC.

Os cursos de bacharelado estão disponíveis em instituições de ensino superior privadas ou públicas. Você também pode escolher entre cursos presenciais ou a distância. Esta é uma escolha que depende apenas de você e da sua disponibilidade de tempo.

O curso EAD tem o mesmo valor que um curso presencial?

Quando você decide por fazer um curso de bacharelado na modalidade EAD, ao final do curso seu diploma terá exatamente o mesmo valor que o de alguém que se formou em um curso presencial.

A vantagem é que o curso na modalidade a distância te dá mais liberdade para você estudar quando e onde puder. Porém, é um curso que vai te exigir muita organização. Dessa forma você terá que se esforçar para participar de todas as atividades. Então, atenção para não perder nenhuma aula.

O que é bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

Saber a diferença entre as modalidades de curso pode facilitar ainda mais a sua escolha. Por isso, vamos entender como funciona e qual o objetivo das três modalidades de curso.

Um curso nível tecnólogo é indicado para profissionais que buscam uma formação mais rápida. E, além disso, desejam focar em uma área de atuação específica da sua profissão. Cursos de tecnólogo podem durar dois ou três anos.

O curso de bacharelado permite aos alunos estudarem uma determinada área mais a fundo. Ou seja, conhecer mais sobre os aspectos teóricos e práticos da área de formação. É comum, inclusive, que profissionais tecnólogos façam cursos de bacharelado com o intuito de aprofundar seus conhecimentos. E também evoluir na sua carreira.

Agora, os cursos de licenciatura são indicados para quem deseja ensinar. Por exemplo, se você gosta de uma determinada área, como biologia, e deseja dar aulas, escolha o curso de licenciatura. Esta modalidade pode ter duração de quatro a cinco anos.

Leia mais: Como estudar para o Enem? 9 melhores dicas

O perfil profissional do bacharelado

Quem pode estudar em um curso na modalidade bacharelado?

Para as três modalidades de curso é essencial que o aluno goste de estudar. Mas o aluno de bacharelado deve, além de estudioso, ser curioso. A curiosidade e a vontade de aprender é que ajudarão este aluno a manter a sua motivação nas disciplinas e atividades do curso.

O perfil profissional do aluno de bacharelado inclui as seguintes características:

  • Base teórica sólida;
  • Conhecimentos práticos bem desenvolvidos para aplicar no dia a dia da profissão;
  • Formação prática aprofundada;
  • Habilidades desenvolvidas para atuar em ambientes corporativos, comércio ou indústria.

Quais os cursos de bacharelado que existem?

Segundo dados do Censo de Educação Superior, no território brasileiro existem mais de 29.507 cursos de ensino superior. São cursos na modalidade bacharelado ou licenciatura. Entretanto, grande parte destes números corresponde a cursos de bacharelado.

Entre as diversas oportunidades, há cursos que têm ganhado maior destaque no mercado de trabalho.

Veja quais são eles:

  1. Administração: curso de bacharelado com os conhecimentos necessários para que a gestão de organizações, processos, equipes e pessoas seja realizado;
  2. Ciências Contábeis: curso que prepara o profissional para administrar financeiramente instituições. E também atuar em órgãos públicos na perícia financeira;
  3. Química: o curso possibilita aos formados a atuação em diversos ramos. Como química forense, ambiental, desenvolvimento de novas substâncias e materiais;
  4. Engenharia Civil: o profissional poderá atuar em obras de todos os tipos na elaboração e execução do projeto.
  5. Engenharia Elétrica: o formado pode atuar em diversas indústrias. Seja em usinas de produção de energia ou empresas que desenvolvem componentes elétricos e eletrônicos;
  6. História: estudar os fatos e documentos históricos é o papel do bacharel em história. O profissional deve ter gosto pela pesquisa e poderá atuar com consultoria, documentação e preservação de arquivos importantes;
  7. Ciência Política: cada vez mais cientistas políticos são necessários. Estes profissionais atuam em órgãos públicos ou privados com relações internacionais e políticas públicas;
  8. Educação Física: a população está mais preocupada com o bem estar e boa forma física. Por isso mais educadores físicos são necessários. Podem atuar no treinamento esportivo de equipes, academias ou como treinadores pessoais;
  9. Engenharia Ambiental: o bacharel deste curso deve atuar na preservação do ambiente. Em órgãos públicos ou empresas privadas pode contribuir para controle de poluição, recuperação de áreas degradadas e saneamento.

Um profissional bacharel pode dar aulas?

O curso de licenciatura é que habilita um profissional para lecionar, ou seja, dar aulas. Talvez quando você estava se preparando para o ENEM ou vestibular já teve aulas de matemática com um engenheiro.

Mas como este profissional pode estar em sala de aula? O curso de bacharelado é muito completo. Mas não tem as disciplinas específicas da licenciatura. Desta forma, para atuar em sala de aula a formação complementar é necessária.

Um curso de licenciatura, além das disciplinas específicas, também conta com disciplinas pedagógicas. Nestas é que são abordados os conhecimentos necessários para que você dê uma boa aula.

O bacharel pode seguir dois caminhos:

  • Licenciatura no mesmo curso: estudar por aproximadamente mais um ano e meio. Neste período estudará as disciplinas pedagógicas e fará o estágio obrigatório;
  • Licenciatura na mesma área: alguns cursos podem não existir na modalidade licenciatura. Portanto, é necessário que o profissional faça um outro curso na mesma área. Por exemplo, o engenheiro poderá cursar licenciatura em matemática ou física.

O mercado de trabalho

Quando o assunto é mercado de trabalho existem cursos que podem ser mais promissores que outros. Mas boas oportunidades existem para todos.

Na hora de escolher o seu curso lembre-se de avaliar quantas vagas estão abertas. Claro que este não é o único ponto a ser levado em consideração. É muito importante que você goste da área escolhida.

Um profissional infeliz pode não ter um bom desempenho profissional. E com isso não conseguir boas ofertas de emprego. Gostar do que faz é o que ajuda você a ter melhores resultados.

Ter cursado um curso de ensino superior, sobretudo no Brasil, aumenta a sua empregabilidade. Ou seja, te ajuda a arrumar um emprego com maior facilidade. E pode te ajudar a ter um salário maior também.

O curso de bacharelado é para você?

Este texto de ajudou a entender melhor o que é um curso de bacharelado, mas você ainda tem dúvidas sobre a licenciatura? Leia nosso post que explica tudo sobre cursos de licenciatura.

Aproveita e compartilha esse conteúdo com seus amigos e conhecidos. Ele pode ajudar outras pessoas na escolha profissional. Não deixe de manter atualizado acessando o blog do Vai de Bolsa!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *