O que é TCC e como mandar bem no meu

0
2

Você sabe o que significa a sigla TCC, tão temida por muitos estudantes quando se veem perto de concluir uma universidade? Bem provável que você até já saiba o que significa trabalho de conclusão de curso. Mas como fazer? Como tirar de letra esse trabalho acadêmico obrigatório que lhe garantirá o tão sonhado diploma em mãos? Uma coisa é fato: não tem como fugir do TCC. Ele precisa ser encarado! E nós vamos te ajudar a construir um trabalho de sucesso, que será referência na sua faculdade.

Então você já sabe que o TCC é um instrumento de avaliação final de um curso superior. No entanto, essa exigência não se limita às graduações e costuma se estender a cursos de pós-graduação, MBA, cursos técnicos, entre outros. Em suma, o mais importante para começar o seu TCC é escolher um tema. Um ótimo tema, aliás, que você se identifique. Além disso, precisa ter relevância para a comunidade científica e a sociedade.

A estrutura de um trabalho de conclusão de curso de sucesso deve conter introdução, desenvolvimento, metodologia e conclusão.

Ele deve ser escrito em forma de dissertação. No Brasil, o TCC deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Normas rigorosas de formatação, padronização e de citação das fontes bibliográficas que você utilizar.

A elaboração do TCC pode variar conforme a universidade. Em geral, é um trabalho individual que precisa ser entregue no último ano do curso. Contudo, têm faculdades que permitem que o trabalho seja feito em dupla ou em grupos.

Para garantir um trabalho de sucesso você precisará cumprir requisitos importantes. Listamos abaixo alguns deles para você. Faça as suas anotações e parta para o ataque para chegar com tudo na banca examinadora.

Leia também: Como fazer uma pesquisa científica

A escolha do tema do seu TCC

Se você tem dúvida em qual tema escolher, comece fazendo uma lista de assuntos que lhe chamaram atenção durante o curso na faculdade. Temas específicos que você tenha facilidade e que se imagine escrevendo a respeito.

Além disso, precisam ser relevantes, inovadores e acrescentarem valor à comunidade acadêmica e profissional da sua área. Se você está no começo ou no meio do curso, melhor ainda. Quanto antes você definir o tema do TCC melhor para trabalhar com calma.

O tema precisa responder perguntas, de preferência algo que não foi respondido ainda e que tenha relação com o seu curso. Você também precisa pesquisar se o tema escolhido possui material bibliográfico e de pesquisa suficiente. É necessário ser um tema específico, não foque em temáticas abrangentes.

Um bom orientador

Para escrever um TCC de sucesso você precisará escolher um bom orientador, que seja capacitado e que você goste. A orientação desse professor será essencial para o seu trabalho de conclusão de curso. Primeiro: tenha afinidade com este professor.

Segundo: ele precisa ter familiaridade e uma linha de estudo com o seu tema. Terceiro: dedique-se aos encontros com o seu orientador, faça os ajustes recomendados e respeite os prazos.

Defina a estrutura do seu TCC

Para estar mais próximo de uma nota 10 no TCC, você precisa saber estruturá-lo. Sabemos que ele deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. É comum achar que devemos começar pela introdução e resumo. Contudo, não é o melhor caminho.

Antes de qualquer passo, é necessário definir a estrutura fundamental do TCC. Mas o que isso significa? Essa estrutura se define em tema (que já explicamos acima), problema de pesquisa e objetivo geral e específico. A partir desta estrutura você consegue realizar todo o seu trabalho de conclusão de curso.

1 – Problema de pesquisa

O seu projeto não será feito em torno do tema, mas sim do problema de pesquisa. Por isso, você precisa defini-lo. Em qual área do seu tema você irá atuar? É preciso ser específico na escolha. Exemplo – Tema: A família carente e sua influência na marginalização social. Problema: O grau de organização da família carente tem influência na conduta do menor no aspecto da sua marginalização e impacto social?

2 – Objetivo geral

Será exatamente o problema de pesquisa, porém sem ser em forma de pergunta. Coloque um verbo no início da frase. Por exemplo: analisar se o grau de organização da família carente tem influência na conduta do menor no aspecto da sua marginalização e impacto social.

3 – Objetivos específicos

Aqui você precisa separar em partes o que precisa ser feito para alcançar o seu objetivo geral do TCC. Por exemplo, conceituação da organização de uma família, características de classes sociais, dados de violência, viés psicológico de famílias que passam por carências financeiras e sociais, possíveis impactos de uma desorganização familiar na conduta de uma criança/adolescente, características sociais.

Fique atento às normas da ABNT

Para ter um trabalho de sucesso é fundamental você dominar as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Tratam-se de normas básicas, utilizadas nas produções científicas. Não se intimide. Se você estudar como fazer e seguir as orientações prescritas não tem erro. Separamos os links abaixo que se referem a trabalhos acadêmicos para você arrasar nas normas da ABNT.

  • Como estruturar  monografias e TCCs: NBR 14724:2005
  • Como organizar as citações: NBR 10520:2002
  • Formatação dos Sumários: NBR 6027:2002
  • Organização e informação das referências bibliográficas: NBR 6023:2002
  • Como fazer resumos: NBR 6028:2003
  • Como fazer numeração de tópicos: NBR 6024:2002
  • Normas para datar: NBR 5892:1989

Monte um cronograma e rotina de estudo

Defina com o seu orientador um cronograma, com prazos definidos. Isso lhe dará mais tranquilidade para fazer o seu TCC. Planejamento e organização. Esteja atento às metas estabelecidas, reprograme-as se necessário, mas mantenha-se focado. O foco sem dúvida vai contribuir para um trabalho de sucesso. Estipule horários para leitura e produção escrita do seu TCC.

Assim que definir o tema, materiais de pesquisa e orientador, procure estudar e ler diariamente. Cumpra o seu cronograma. E caso tenha bloqueios na produção, procure o seu orientador e peça ajuda. Faça pausas para descansar, intercale os momentos de TCC com atividades de lazer.

Salve os seus arquivos

Um erro comum que muitos estudantes cometem é salvar o trabalho de conclusão de curso em um único dispositivo, como computador. Já pensou se acontece algo irrecuperável com o computador? Salve periodicamente o seu TCC em outras plataformas, como na nuvem ou pendrives. Também organize os seus arquivos por pastas (textos, fotos, bibliografia, textos para leitura), facilitando assim o seu trabalho na hora de escrever e organizar as ideias.

Se prepare para a apresentação oral

Esteja preparado para apresentar o seu trabalho de conclusão de curso. O TCC será avaliado por uma banca examinadora, geralmente de professores, escolhida pela universidade. Esta banca vai avaliar o seu trabalho escrito e sua apresentação oral. Por isso, é necessário que você se prepare para defender o seu projeto. Bem como pense em formatos de apresentação diferenciados e elementos de apoio que enriqueçam a sua defesa do TCC perante a banca.

O que não fazer

Em outras palavras, não deixe o seu TCC para a última hora! Se organize e cumpra os prazos estabelecidos, Nada flui quando não nos organizamos. Jamais, em hipótese alguma, copie informações de outro TCC. Plágio é considerado fraude e você será reprovado nesta etapa se for descoberto. Isso significa que você poderá sofrer penalidades severas da universidade. E você não quer dar adeus ao seu diploma, né? Tudo que for mencionar no seu trabalho de conclusão deve ter as referências bibliográficas e fontes de consulta. Sempre!

Sem desespero, confie em você

O mantra do TCC é o “vai passar”, aliado a sua persistência e confiança no seu potencial. Confie em você. Existem alguns materiais de apoio que você pode encontrar na internet para escrever o seu TCC com maior facilidade. E com tudo que já expomos neste post, deu para perceber que não há motivos para desespero. Aqui neste PDF “TCC e Desespero não deveriam combinar” você encontra informações e técnicas desenvolvidas pelo professor Marcos Cello para driblar os desafios do TCC.

Em resumo, gostou das dicas? Esperamos que sim e que você tenha um trabalho de conclusão de curso nota 10. Boa sorte!