plano de carreira pessoal

Como fazer um plano de carreira pessoal? 7 dicas para montar o seu

Você já parou para pensar como se vê daqui a 5 anos? Ou então daqui há 10 anos? É para isso que existe o plano de carreira pessoal. Dessa forma você traçará uma meta e saberá como chegar lá.

Pode ser conquistar aquele cargo desejado, ser chefe ou até trabalhar no exterior. Todos esses objetivos exigem preparo. Quando você organiza e visualiza o futuro com mais clareza, se sente motivado para alcançá-lo.

Por isso, continue a leitura desse conteúdo. Vamos explicar como funciona um plano de carreira pessoal e como você pode montar o seu. Confira.

Leia também: Não quero fazer faculdade: o que eu faço?

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o MEGAVESTIBULAR Estácioque está chegando com 70%* de desconto em todo curso. Provas nos dias 17 e 18 de setembro!

O que é plano de carreira pessoal?

É um planejamento para ajudar você a alcançar o objetivo, aprimorando suas habilidades para atingir algo que deseja. Engloba tanto a vida profissional quanto a privada.

Deve ser criado individualmente para conquistar um emprego ou mudar de cargo, por exemplo. Com a sua elaboração, você poderá conhecer melhor seus pontos fortes e fracos, podendo trabalhar para melhorar suas habilidades para alcançar o objetivo.

O plano de carreira será um guia ou roteiro, que irá te ajudar nos próximos passos para atingir o sucesso pessoal e profissional. Através dele, você conseguirá visualizar um caminho para seguir.

Como fazer um plano de carreira pessoal?

Para elaborar um plano de carreira você deve levar em consideração o objetivo pessoal ou profissional e as metas a serem alcançadas. Pode ser de médio ou longo prazo, adaptado e remodelado com o passar do tempo. 

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Lembre-se, não existe uma fórmula padrão para isso. Mas vamos te dar 7 dicas para conseguir montar o seu e atingir ok objetivos. Confira!

1. Sair da zona de conforto

Para atingir seu objetivo final no plano de carreira pessoal você deve estar disposto a correr riscos e experimentar coisas novas. Dessa forma, você poderá refletir sobre o que realmente deseja.

Às vezes, será preciso se inscrever em um curso local para ter mais experiência. Ou então, mandar currículos para outras empresas e sair do lugar que você está.

Se sentir que está estagnado, esse é um alerta. Olhe para você mesmo e veja onde está sua alegria. Siga isso sem medo.

Pergunte para você mesmo: “o que me faz vivo?”, “o que está no meu piloto automático?”, “quem sou eu, sem falar do trabalho na resposta?” e “qual meu propósito?”.

2. Reflita sobre seu estado atual

Analise seu estado atual. Todos os pontos da sua vida profissional e pessoal. Se pergunte “estou satisfeito com meu trabalho”, “o que eu mais gosto de fazer durante o trabalho?” e “o que eu menos gosto de fazer?”.

Anote tudo o que pensar e deixe fluir as ideias que vierem. Escrever os pensamentos pode fazer com que você veja tudo mais claro. Assim, poderá compreender melhor o que você deseja mudar e para onde quer ir.

Descubra seus pontos fortes e fracos. E também as oportunidades e ameaças que pode ter no caminho para seu sucesso.

3. Defina seu estado desejado

Quem você deseja ser no futuro? Profissionalmente e pessoalmente. 

Essa é uma reflexão importante para conseguir montar seu plano de carreira. Ao definir esse objetivo, você conseguirá guiar suas ações melhor para alcançá-lo, aproveitando as oportunidades. Dessa forma, poderá tomar o controle da vida.

4. Valide seu estado desejado

Além de definir o estado desejado, é preciso se sentir motivado para chegar lá. Ainda mais se esse for um plano a longo prazo. Você precisa compreender o porquê dessa vontade.

Pergunte a si mesmo “valerá a pena alcançar o objetivo?” e “por quê isso é importante?”. As respostas devem estar alinhadas com seus valores e o que você deseja para o futuro. Assim, conseguirá manter o foco durante a jornada.

5. Defina um objetivo

Uma parte importante para fazer o plano de carreira pessoal é saber exatamente onde você quer chegar. Analise suas metas e defina os caminhos que precisa traçar para chegar lá. Dessa forma, você não vai se perder ao longo do percurso, pois terá tudo anotado e estruturado.

Para isso, você deve:

  • Identificar a distância que te separa do objetivo;
  • Dividir essa distância em espaços menores;
  • Mapear o que você precisa ter, aprender ou mudar para chegar lá.

Para realizar você precisa ter muito autoconhecimento. Saber seus pontos fortes e fracos. Mas principalmente sua força e limites. 

6. Invista em autoconhecimento e conhecimento de mercado

Como falamos no tópico anterior, o autoconhecimento é uma das ferramentas mais importantes para esse planejamento. Pois, apenas entendendo verdadeiramente quais são seus gostos e desejos para o futuro, você conseguirá fazer um planejamento para alcançá-lo.

Além disso, ficará muito mais fácil saber o que você precisará aprender ou mudar para atingir seu objetivo. Saiba quais são seus pontos fortes e fracos, habilidades que sabe fazer bem, o que precisa ser melhorado, etc.

E, claro, você precisará ter conhecimento da área do seu interesse, e o que também deve saber para atuar naquele mercado. Faça uma pesquisa sobre o setor, veja quem são as grandes empresas, quais tendências, desafios e oportunidades.

Fazer cursos e capacitações é uma ótima ajuda. Você pode procurar cargos menores, fazer projetos como autônomo para chegar mais perto do seu objetivo. Caso conheça, converse com profissionais da área e especialistas, e procure ir em eventos sobre o assunto.

Dessa forma, você poderá identificar em si mesmo a quantidade de investimento que será necessário para chegar no objetivo final. E então, traçar metas com prazos para ir alcançando.

7. Coloque em prática 

Após ter o autoconhecimento, o entendimento do mercado e o que será preciso para chegar lá, é hora de pôr em prática seu plano de carreira pessoal. Como você deve ter colocado metas para cada pequeno objetivo, vá cumprindo elas, nos prazos que você estipulou.

É bem importante manter o foco, para conseguir cumprir cada etapa no tempo certo. Já que quando você escrever os prazos, deve levar em consideração as dificuldades e obstáculos que poderá enfrentar.

Ao começar a fazer as ações necessárias, você perceberá que será necessário alguns ajustes. Isso pode acontecer, pois quando entrar em contato com o mercado de trabalho, perceberá alguns pontos que não havia pensado antes. Mudará a forma como vê o trabalho, e então mudará os objetivos.

E está tudo bem fazer isso, é um processo normal. Faça o ajuste no plano, e coloque para a nova realidade que você está tendo contato agora. O importante é não perder o foco e a determinação para alcançar a meta.

Tenha em mente também o seu objetivo final, e como ele trará uma realização para sua vida. Dessa forma, você poderá fazer os ajustes mas não desistir.

Ao seguir todos esses passos, você terá montado um verdadeiro plano de carreira pessoal. E assim, conseguirá chegar no objetivo final!

Qual a importância de fazer um plano de carreira pessoal?

Depois de ler todas as dicas para montar um plano de carreira, você ainda pode estar se perguntando qual a importância dele. Afinal, como vimos, é possível ter metas de longo prazo e ter alguns desafios para vencer.

Por muito tempo, as pessoas entravam no mercado de trabalho e seguiam os fluxos de acordo com as oportunidades que apareciam. As decisões não eram pensadas dentro de um plano, uma estratégia. Eram apenas pela estabilidade, já que muitas ficavam 50 anos na mesma empresa.

Claro que isso não está errado, se te faz feliz. Mas os tempos são outros. Hoje temos muito mais espaço para sermos os protagonistas das nossas próprias carreiras.

O mercado está muito mais competitivo, mas ele também está dinâmico e diversificado. Com um plano de carreira pessoal você pode se organizar para chegar onde quiser. E não importa mais sua idade ou se não é a sua primeira formação. O que importa é ter um objetivo e ir atrás para realizá-lo.

Assumindo o protagonismo, as chances de ser bem-sucedido são maiores. Ainda mais se tiver um plano com direcionamento e foco.

Dessa forma, você conseguirá chegar no cargo, carreira, ou onde você quiser. O plano de carreira pessoal te ajudará a trilhar esse caminho, dividindo o objetivo em metas menores a serem alcançadas num tempo correto.

Continue lendo os artigos do blog Vai de Bolsa!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *