plataforma de cursos online

Qual é a melhor plataforma de cursos online? Confira aqui!

  • Bolsas
  • 16/mar/21
  • por Carolina Cordioli

Hoje é possível encontrar cursos de praticamente em qualquer área do conhecimento em uma plataforma de cursos online. Elas estão revolucionando as formas de ensinar e de aprender no mundo inteiro. Isso porque permitem que você escolha como, quando e onde estudar e ensinar. Além disso, muitas delas fazem com que qualquer pessoa com conhecimentos específicos possa se tornar um instrutor, tenha seu próprio curso e encontre sua audiência.

Entretanto, como saber qual é a melhor plataforma de cursos online? A resposta é: depende do que você está procurando. Ou seja, não existe apenas uma melhor plataforma de curso online. A escolha por uma ou outra deve ser baseada nas suas necessidades e na área na qual você busca aprofundar seus conhecimentos ou criar seu próprio curso.

Você está em busca de uma plataforma de cursos online gratuitos? Você precisa de um certificado de conclusão? É importante que o seu curso seja reconhecido pelo mercado? Você prefere pagar um valor mensal para acessar várias trilhas e cursos ou precisa de apenas alguns cursos avulsos? Essas são alguns dos pontos que você deve analisar na hora de escolher um curso dentro de uma plataforma ou procurar o ambiente ideal para criar e divulgar seu próprio curso.

A ideia do post é apresentar as vantagens e desvantagens de algumas das plataformas de cursos online para ajudar na hora de decidir qual mais se encaixa no que você procura, facilitando sua tomada de decisão.

Saiba mais: Saiba aumentar seu conhecimento no mundo online

Udemy

A Udemy é hoje considerada uma das maiores e melhores plataformas de cursos online do mundo. Foi fundada em 2009 na Turquia e tem uma velocidade espantosa de crescimento e atualização, acrescentando uma média de 800 novos cursos por mês.

A plataforma de cursos online possibilita que qualquer interessado ofereça cursos em sua plataforma ou estude por ela. Ou seja, além de frequentar um curso, a Udemy tem ferramentas para que você se torne instrutor. Existe todo um incentivo para que qualquer pessoa que queira transmitir conhecimentos relevantes possa começar a gravar e divulgar vídeos sem complicações. Depois, parte do lucro da venda do seu curso fica com a plataforma.

Hoje, a Udemy conta com mais de 100 mil cursos alocados. Com uma média de preços que pode ir de U$ 10 até U$ 500, uma de suas principais vantagens é um portfólio bem amplo e diversificado. É possível aprender desde programação HTML básica, até idiomas como inglês, alemão e árabe.

Não se assuste com o alto número de opções de cursos, pois é possível ler a avaliação deles por ex-alunos. Assim, as chances de você tomar uma decisão mais acertada são maiores. Para completar, a Udemy oferece ainda suporte 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Para quem quer produzir seu próprio curso, a Udemy traz hospedagem e permite a venda do curso e o recebimento do pagamento via PayPal ou Payoneer. Uma das razões para a Udemy estar entre as melhores plataformas de curso online é que o seu curso pode participar das ações de marketing da plataforma e atrair mais alunos sem precisar de muito esforço.

Saiba mais: Udemy: conheça a maior plataforma de cursos online do mundo

Coursera

Ao lado da Udemy, a Coursera é uma das maiores e mais conhecidas plataformas de cursos online do mundo. Mas sua estratégia de crescimento é um pouco diferente. Ela busca parcerias com as principais universidades do Estados Unidos e do mundo, como Harvard, Stanford e Cambridge, para oferecer cursos de diversas áreas da educação.

Um dos grandes diferenciais do Coursera é o baixo custo. A maior parte dos seus cursos são baratos ou até mesmo gratuitos. Apenas o certificado oficial ao final do curso que costuma ter um custo mais elevado, já que estamos falando de algumas das principais universidades do planeta.

Samba Tech

A Samba Tech também entra na lista como uma das melhores plataformas de cursos, especialmente para quem quer produzir seu próprio curso. Existe, inclusive, uma opção de assinatura para as empresas que desejam utilizar a plataforma para desenvolver treinamentos para seus funcionários. Essa função oferece a possibilidade de desenvolvimento de um aplicativo interno para seus colaboradores.

Na plataforma, é possível hospedar aulas, cursos ou conteúdos de vídeo diversos com segurança e praticidade, mesmo que você não manje absolutamente nada de programação ou de desenvolvimento de sites. Além disso, o sistema traz o encoding automático, ou seja, você nunca vai precisar se preocupar com o formato dos seus vídeos.

EAD Box

Assim como a Samba Tech, o foco da EAD Box está em atender empresas que querem disponibilizar seus vídeos e treinamentos para distribuição em larga escala. A ideia é facilitar a distribuição desses cursos e aulas para funcionários, clientes e parceiros, por meio de uma plataforma com diversas integrações e ferramentas.

Na EAD Box, você também pode criar cursos online, gerenciar pagamentos e interagir com seus alunos em um único lugar. A plataforma possui vários serviços agregados à plataforma, como técnicas de gamificação e acesso a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Além disso, possibilita a criação de um site profissional e compra de um domínio personalizado.

Por fim, a EAD box dá suporte, tanto técnico quanto estratégico, aos criadores de conteúdo durante todo o processo de criação e divulgação de um curso. Eles podem hospedar vários cursos na plataforma e personalizá-los com sua marca, criando um produto digital completo.

Khan Academy

Khan Academy é uma plataforma diferente das anteriores, pois seu foco são as disciplinas do ensino formal, como matemática, biologia e matemática. Todos os cursos são gratuitos, pois a missão da Khan Academy é ampliar o alcance da educação para todos os públicos. Como metodologia há um misto entre conteúdos em texto e em vídeo, cobrindo desde habilidades fundamentais até tópicos mais complexos e inovadores.

Pelo mundo, a plataforma possui parceiros de peso como Fundação Bill e Melinda Gates e Google, além de contar com um sistema de doações dos próprios usuários para poder manter-se. No Brasil, a Fundação Lemann ajuda a plataforma com recursos financeiros e localizando para nosso idioma todas suas disciplinas.

Hotmart

Hotmart é uma das melhores plataformas de cursos online, além de uma excelente plataforma para marketing de afiliados. Ou seja, ela conecta candidatos a afiliados e produtores de infoprodutos que desejam vender seus cursos. Para os produtores de conteúdo, a plataforma não solicita o pagamento de taxas ou mensalidades. O pagamento só ocorre quando você realiza vendas de seus cursos.

A plataforma oferece um curso de empreendedorismo digital, que consiste no ensinamento, passo a passo, do processo de criação, divulgação e venda de produtos digitais, auxiliando os empreendedores digitais nos seus maiores desafios. A certificação é gratuita.

Saiba mais: 5 cursos gratuitos que oferecem certificado online

Se você gostou desse conteúdo e se interessa por outros relacionados à educação, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *