Por que os cursos de graduação tecnológica estão em alta?

Por que os cursos de graduação tecnológica estão em alta?

A concorrência por uma vaga de emprego, dependendo da sua área de atuação, é alta. Para buscar uma oportunidade com maior tranquilidade, será fundamental investir em formação superior e educação continuada. Só assim você conseguirá o upgrade necessário no seu currículo. Para quem busca qualificação profissional, a graduação tecnológica se apresenta como uma modalidade de curso superior que pode inserir você mais rapidamente no mercado de trabalho.

Uma das vantagens de optar por esse tipo de curso é que o profissional formado em uma graduação tecnológica está entre os mais buscados atualmente pelo mercado. Isso porque a formação desse profissional possui uma carga horária maior em disciplinas práticas e um tempo total para conclusão do curso menor, o que torna o profissional que busca essa formação mais dinâmico e atualizado com as constantes novidades tecnológicas. Se interessou por uma graduação tecnológica? Então saiba mais sobre esses cursos, a aceitação deles no mercado de trabalho e as vantagens de optar por essa formação.

Mas, afinal, quais as características de uma graduação tecnológica?

De acordo com o MEC, os cursos de graduação tecnológica são “cursos superiores de formação especializada, caracterizados por eixos tecnológicos”. Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de formação não é igual à dos cursos técnicos, e sim uma modalidade de ensino superior.

Isso quer dizer que a graduação tecnológica é equivalente a um bacharelado. A grande diferença entre os dois cursos de nível superior é que o bacharelado tem duração de 4 a 6 anos, enquanto a graduação tecnológica dura, no máximo, 3 anos.

Segundo o Censo da Educação Superior divulgado pelo MEC, a procura pela graduação tecnológica é a que mais cresce no País. O número de alunos que ingressou em cursos tecnólogos no Brasil cresceu 119,4% entre 2007 e 2017.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma em uma graduação tecnológica?

A agilidade na formação, associada à alta carga horária prática, é um dos grandes diferenciais que o profissional formado em uma graduação tecnológica apresentará para o mercado de trabalho.

Com esse tipo de curso superior, o profissional sai especializado em um nicho onde normalmente falta mão de obra qualificada. Assim, ele tem grandes chances de conseguir uma boa colocação graças ao seu conhecimento prático.

Segundo uma pesquisa de qualificação profissional desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mais de 90% dos tecnólogos formados estão empregados no Brasil.

Quais cursos tecnólogos estão disponíveis?

O título da graduação tecnológica remete para formações ligadas à área da tecnologia, mas os cursos com esse perfil não estão concentrados apenas nessa área de estudo. Na verdade, dentro da formação superior tecnológica é possível optar por diversos campos, como Gastronomia, Gestão Ambiental ou Estética e Cosmética.

Para fazer uma boa escolha do seu curso de graduação tecnológica, será importante avaliar o seu interesse, aptidão, a modalidade que melhor se encaixa na sua rotina (presencial ou online) e também escolher uma universidade reconhecida para estudar.

Entre as opções disponíveis no mercado, vale comentar que a Estácio oferece o melhor ensino a distância do País segundo o MEC.

Essa liderança na modalidade a distância considera a média ponderada pela base de alunos dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) entre as universidades que oferecem essa modalidade de ensino. Com nota IGC 4, a Estácio confirma sua excelência no ensino EaD.

Na Estácio, é possível encontrar cursos de graduação tecnológica para as mais diferentes áreas de estudo. Confira todos os cursos tecnólogos a distância oferecidos por essa instituição de ensino superior:

  1. Design de Moda
  2. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  3. Gestão Financeira
  4. Gestão de Turismo
  5. Gestão de Seguros
  6. Gestão de Segurança Privada
  7. Gestão de Recursos Humanos
  8. Gestão da Tecnologia da Informação
  9. Gestão da Qualidade
  10. Negócios Imobiliários
  11. Marketing
  12. Logística
  13. Eventos
  14. Estética e Cosmética
  15. Comércio Exterior
  16. Redes de Telecomunicações
  17. Redes de Computadores
  18. Processos Gerenciais
  19. Gestão Pública

Ao longo deste conteúdo você pôde perceber que o mercado de trabalho atual busca profissionais focados em conhecimentos específicos. Por isso, a graduação tecnológica é promissora e está em alta.

Neste texto você também pôde conferir algumas opções de cursos de graduação tecnológica oferecidos pela Estácio. Conseguiu encontrar o curso tecnólogo a distância que é a sua cara? Então não perca mais tempo e matricule-se! Aproveite e conte para a gente qual foi a sua escolha.

Se você se interessa por conteúdos que envolvam a área de educação e por bolsas de estudo, confira outros posts do nosso blog. Até o próximo texto!