Base de aprendizado de outros conteúdos e fundamental para interpretação de todas as outras questões, a matéria de Língua Portuguesa é cobrada na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias do Enem. O Português no Enem é cobrado em mais de 60% da prova, que engloba ainda as disciplinas de:
Se você está se preparando para o exame, é fundamental que você dê uma atenção especial à Língua Portuguesa. E por isso preparamos um conteúdo especial, com os assuntos que mais caem no Português Enem, além de dicas de estudo para ajudar você.
Conteúdo
A prova de Português Enem é uma das que mais preocupa os candidatos. Principalmente porque é uma prova é repleta de textos, alguns bem longos, e que exige muita interpretação e análise relacionadas aos acontecimentos da atualidade.
Além disso, o Português cobrado no Enem é conhecido por ter um edital extremamente amplo, com foco na avaliação da capacidade de leitura e entendimento de mundo dos candidatos.
E muito mais do que a interpretação de um pacote de textos, a prova de Português do Enem possui enunciados complexos e longos, e que podem vir em formatos diversos, como:
Não obstante, o domínio da norma culta da Língua Portuguesa é um dos eixos cognitivos do Enem e está presente em todas as provas.
Por isso, estudar a Língua Portuguesa é o básico para qualquer candidato que deseja fazer a prova.
A interpretação de texto é fundamental para o Enem, mas não é o único tema que o candidato deve prestar atenção e dedicar seus estudos. Conheça os 7 principais assuntos cobrados na prova:
Como você já viu no início do nosso artigo, a interpretação de texto é cobrada não apenas na prova de Português do Enem, mas em todas as outras disciplinas.
O motivo desse destaque é simples, porém bastante preocupante: metade dos brasileiros são considerados analfabetos funcionais justamente por não conseguirem interpretar o que está escrito.
E é por isso que a interpretação de texto é fundamental para quem quer entrar em curso superior.
Para fazer uma boa prova de interpretação de texto é preciso fazer uma leitura atenta e conseguir decodificar e inferir corretamente as informações apresentadas.
Uma outra dica é manter o hábito da leitura em dia. Por isso, busque fontes de informações diversas: livros e apostilas didáticos, clássicos da literatura, notícias, blogs e revistas.
São considerados textos não verbais charges, gráficos e imagens.
E a interpretação dessas peças tem sido constantemente cobrada na prova de Português do Enem.
Em alguns casos, a questão aborda a interpretação apenas de imagens e em outros mescla também algum texto, como por exemplo as tirinhas. A dica é prestar atenção em cada detalhe da questão e também se habituar a acompanhar esse tipo de texto não verbal em seu dia a dia.
O domínio da norma culta é cobrado principalmente na prova de redação, e esse ponto equivale a 200 pontos da nota. No entanto, durante todo exame, o candidato precisa demonstrar o conhecimento das regras gramaticais da língua portuguesa.
A análise de discurso está relacionada a forma como o candidato percebe a estrutura de um texto e qual a sua intenção. Por isso, é recomendado que o aluno amplie seu repertório de leitura para que consiga identificar e entender os diversos tipos de texto e o contexto em que foram desenvolvidos.
É preciso que o candidato conheça e saiba identificar as particularidades da cada gênero textual, como:
As características de estilo e estrutura precisam ser estudadas e analisadas com precisão. Isso é necessário para que o candidato as reconheça, mas para que também construa seus textos conforme exigido.
O Brasil é um país com uma rica variação linguística e a prova de Português do Enem analisa o uso da língua em seus diversos contextos.
São consideradas as variações:
É bom lembrar que, em muitos casos a variação linguística pode ser cobrada sendo relacionada a algum fato da atualidade.
A Língua Portuguesa se entrelaça com outras áreas de conhecimento, como por exemplo as Artes.
Geralmente cobrada na prova de Linguagem, a Artes exige do aluno o conhecimento sobre movimentos artísticos e de vanguarda, como o modernismo e as artes contemporâneas.
Além disso é comum encontrar questões que relacionam obras com contextos históricos de quando foram criadas.
A dica principal é ler bastante e com muita atenção. O hábito da leitura precisa ser cultivado e estimulado dia a dia.
Além disso, é preciso também colocar em pauta a leitura de diversos conteúdos, como por exemplo: livros didáticos e apostilas, artigos científicos, notícias, análises, artigos da Internet, literatura brasileira e internacional, entre tantos outros.
Um outro ponto importante é se dedicar ao estudo da norma culta da língua. Esse conhecimento é fundamental para o Português Enem, para a prova de redação e também para a carreira acadêmica e profissional.
Confira outras dicas para você conquistar uma boa nota em Português no Enem:
Seja os exercícios praticados nos momentos de estudo, ou mesmo na hora da prova, reserve um tempo para revisar as suas respostas.
Esse momento deve estar previsto nos seus estudos e ajudará você a identificar os pontos que precisam de sua atenção e maior dedicação.
E durante o Enem, a revisão ajudará você a ter certeza de suas provas e a corrigir possíveis falhas antes do preenchimento do gabarito oficial.
Agora é com você! Coloque a leitura em dia e aproveite os conteúdo do Vai de Bolsa para se preparar ainda mais para o Enem e garantir uma vaga no curso dos seus sonhos. Veja também quais os assuntos que mais caem nas provas de Biologia, História, Física, Matemática, Química e Geografia.