Escolher fazer uma pós-graduação em Administração não é uma decisão fácil se for levada em conta as inúmeras opções de área que a profissão abrange.

Seja gestão de pessoas, finanças ou até na área hospitalar ou agronegócio, o estudante pode perceber a área que mais lhe agrada e partir para uma especialização.

Em princípio, o que se espera de um administrador, seja qual for a área escolhida, é uma pessoa com perfil de liderança, senso de organização e que saiba tomar decisões em equipe.

Afinal, o papel principal do profissional de administração é obter resultados.

Áreas da Administração

Aqui, citamos algumas das principais áreas da administração. É importante que o estudante conheça mais a fundo essas áreas para poder definir que campo prefere seguir.

Gestão Financeira

A gestão financeira consiste na aplicação de técnicas para o gerenciamento das receitas da organização.

O profissional lida diretamente com os recursos financeiros da empresa, administrando os custos, gastos e lucro. Define orçamentos, pagamentos de pessoas e impostos. Realiza diagnósticos e dá suporte para todas as decisões da empresa que envolvem dinheiro.

Gestão de Recursos Humanos

Atividades de recrutamento, seleção, contratação e treinamento de funcionários são algumas das atribuições do profissional que escolher essa área. O administrador gerencia o capital humano da empresa.

Profissionais dessa área elaboram também a estrutura hierárquica e lidam com a política de cargos e salários e definem os planos de carreira.

Também acompanham a folha de ponto, contracheques, agendamento de treinamento ou férias.

Gestão de Marketing

O gestor de marketing gerencia o relacionamento entre a empresa e os potenciais clientes.

Implanta estratégias para atrair o público-alvo e torná-lo fiel, gerando uma imagem positiva da empresa. Faz pesquisas de mercado e define o perfil dos consumidores e seus desejos.

Muitas empresas hoje optam pelo marketing digital. Esse meio de comunicação é feito pela internet, através das redes sociais. É uma área que está muito em alta e o mercado cada vez mais procura profissionais especializados.

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é o conjunto de processos gerenciais voltado a definição de metas.

É um campo fundamental para o crescimento da empresa, pois define onde a empresa quer chegar e como fará para chegar até lá.

O profissional de administração que trabalha nesta área deve acompanhar os resultados e sempre revisar as metas. Um dos focos do planejamento é identificar falhas e oportunidades.

Comércio Exterior

Estudar comércio exterior, significa aprender uma série de práticas administrativas voltadas para o mercado externo. O profissional analisa tendências de mercado, elabora estratégias de marketing e define a logística.

Quem escolhe essa área da administração necessita o domínio de línguas estrangeiras.

Controle de Produção

Quem trabalha com controle de produção avalia de que maneira estão sendo produzidas as mercadorias da empresa, além do nível dos serviços.

É necessário conhecer a estratégia da empresa, possibilitando melhoras na produção. Verifica novos produtos ou serviços que podem ser incluídos nos negócios.

Necessita estar atendo às tendências de mercado.

Pesquisa de Mercado

Na implantação de um novo negócio, o profissional de administração que realiza a pesquisa de mercado possibilita identificar as características do público local.

Ainda analisa as forma de divulgar as ações, quais serviços serão mais atraentes e o local mais interessante para se implantar a empresa. Com todos esses dados, é realizada a viabilidade do negócio.

Carreira Acadêmica

É possível também, o profissional de administração que se especializou em uma área, lecionar algumas matérias como: gestão estratégica, gestão de custos, marketing, entre outras.

A escolha pela vida acadêmica depende muito do perfil do profissional. Muitos gostam de se dedicar à pesquisa e ao ensino.

Gestão de Processos

O gestor de processos avalia o desempenho dos colaboradores e dos serviços oferecidos. Também mapeia as atividades da empresa, identifica gargalos e erros e reduz custos.

Sua função é promover a melhoria contínua e expandir a lucratividade.

Os principais cursos de Pós-graduação em Administração

Abrangendo uma ou mais áreas citadas acima, os cursos de pós-graduação em Administração se dividem também em muitos temas. Cabe ao estudante avaliar qual sua maior área de interesse ou oferta de mercado para escolher a que mais lhe agrada.

Aqui citamos algumas opções para quem quer se especializar.

Gestão de Pessoas

É a área focada na administração dos recursos humanos.

Cada vez o material humano da empresa é mais valorizado. Essa especialização agrega valor ao currículo do administrador pois mostra que ele é um profissional que enxerga a empresa além das finanças e dos processos burocráticos.

Manter o capital humano da empresa, sem rotatividade e com funcionários motivados é um dos grandes desafios das instituições na atualidade.

Encontrar um profissional que consiga selecionar e reter talentos é uma vantagem competitiva no mundo atual.

Um administrador com especialização nessa área, torna-se um profissional completo pois atua no gerenciamento de recursos materiais e humanos, gerando economia para a empresa.

No curso, o profissional tem aulas sobre desenvolvimento de pessoas, coordenação de equipes de trabalho e gestão de recursos humanos.

Comunicação Empresarial e Marketing

É uma das principais especializações da administração.

Essa pós-graduação faz com que o profissional entenda mais a relação do marketing com as outras áreas da empresa. Oferece conhecimentos que podem melhorar a imagem da instituição e a sua relação com os clientes.

Tem capacitação para buscar informações no mercado e aplicá-las no processo de tomada de decisão.

Controladoria e Finanças Corporativas

Essa pós-graduação é para quem tem interesse no setor financeiro.

O profissional dessa área terá que otimizar os processos e economizar recursos, criando soluções. Precisa ter conhecimento teórico das ciências contábeis.

No curso, o profissional aprende a avaliar empresas, oportunidades de negócios, controle de gastos e maximização de lucros.

Gestão Estratégica e de Negócios

Também é uma pós-graduação em administração na área financeira.

Aprofunda o gerenciamento de custos e negócios por meio de uma visão estratégica.

O profissional passa a ter uma visão global da interação entre os diversos setores da empresa. Desenvolve uma percepção sobre a concorrência, avalia oportunidades de receita e busca melhores práticas gerenciais.

Inteligência de Mercado

Capacita o profissional em administração em se manter atualizado e capaz de antecipar problemas e oportunidades.

Aprende técnicas para levantar dados e analisar o contexto.

Aprende ferramentas que realizam o processamento e análise de informações. Além de entender os movimentos do mercado.

MBA – Master Business Administration

É um curso para quem quer obter uma visão global e aprofundada do mundo corporativo.

É uma especialização na área gerencial. A maioria dos MBA tem foco em áreas específicas, porém, dois terços do curso devem ser dedicados às disciplinas de gestão e administração.

Não é recomendado que o aluno faça o MBA no início da carreira. Alguns deles, inclusive, exigem que o candidato comprove um mínimo de experiência.

Comércio Exterior e Logística

O profissional de logística adquire conhecimento para atuar em práticas relacionadas à exportação, importação e logística. Pode assumir cargos em empresas de despacho, agência de cargas e trading companies.

As matérias são voltadas aos cenários internacionais e consultoria em comércio exterior.

Gestão Pública

Essa pós-graduação torna o profissional capaz de implementar ações nas instituições governamentais e privadas voltadas ao atendimento de demandas sociais.

São estudadas matérias relacionadas à gestão de projetos públicos e marketing institucional. Também contém disciplinas que abordam questões éticas, sociais e ambientais.

Gestão Empresarial

É o curso de pós-graduação em administração para o profissional que deseja exercer vaga em cargos executivos dentro de uma empresa.

Oferece uma visão geral da estrutura empresarial, as atividades dos gestores e as funções básicas da organização.

Onde cursar Pós-graduação em Administração?

São inúmeras as instituições brasileiras que oferecem pós-graduação em Administração. Sejam elas presenciais ou a distância, públicas ou privadas.

Universidades Públicas

Nas universidades federais o foco das pós-graduações é do tipo “stricto sensu”, que significa “em sentido específico”. Estas são as do tipo mestrado e doutorado.

Claro que existem muitas onde são oferecidas as do tipo “lato sensu”, ou seja, “em sentido amplo” que são os MBA e as especializações.

A Universidade de São Paulo, por exemplo, possui mestrado e doutorado em administração em diversas áreas de pesquisa diferentes. Entre elas estão finanças, gestão de pessoas e até agronegócio.

Já na modalidade lato sensu, a universidade também oferece opções como o curso a distância de MBA em Gestão Tributária e o curso presencial de Empreendedorismo e Gestão, ambos pagos. É possível, solicitar isenções de pagamento através de alguns critérios da universidade.

A Universidade Federal de Santa Catarina só possui opções de pós-graduação stricto sensu. São 5 linhas de pesquisa, entre elas finanças e desenvolvimento econômico e organizações e sociedade. A área de concentração do programa de pós graduação é Organizações, Sociedade e Desenvolvimento.

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, existem tanto as opções de mestrado e doutorado quanto as de pós-graduação lato sensu.

O Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, COPPEAD, é considerado uma das melhores escolas de negócio do mundo e oferece o único Full-Time MBA no Brasil que segue os padrões internacionais de qualidade.

Já na modalidade lato sensu, a Universidade também oferece MBA e outras opções de cursos.

Universidades Privadas

Muitas são as opções para quem quer fazer uma pós-graduação lato sensu no Brasil. Inúmeras faculdades oferecem o curso de forma acessível financeiramente e muitas vezes a distância.

Na Kroton Educacional, organização privada de ensino, existe o Portal da Pós com uma imensa variedade de cursos de pós-graduação em administração, sendo mais de 30 opções somente na Categoria Negócios e MBA.

A Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, possui 25 cursos de pós-graduação diferentes na área de administração. Todos os cursos são à distância.

A Fundação Getúlio Vargas possui opções de pós-graduação em administração tanto online quanto presencial. São oferecidas diversas opções de MBA, Gestão Financeira, Marketing, além de outros cursos. O estudante pode realiza-los em casa ou escolher uma das faculdades parceira da FGV no Brasil todo.

A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) oferece vagas em pós-graduação e MBA. Algumas opções são presenciais e outras a distância. Já na categoria de mestrado e doutorado, a universidade oferece duas linhas de pesquisa: desempenho organizacional e inovação e sociedade.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Acompanhe nosso blog!