Saiba se você tem perfil para fazer pós-graduação em Gestão Pública

Saiba se você tem perfil para fazer pós-graduação em Gestão Pública

Está procurando uma especialização e não sabe em que linha seguir? O que você acha da pós-graduação em Gestão Pública? Se você tem interesse em atuar no serviço público a favor da comunidade, esse pode ser o curso ideal para você. A pós-graduação em Gestão Pública, que faz parte da gama de cursos de cursos de gestão, capacita pessoas que já são formadas em um curso superior em atender as demandas de administração de bens e patrimônios do Estado.

Quem opta por essa carreira aprende a gerenciar os órgãos da Administração Pública e deve prezar pelo uso consciente dos recursos públicos.

Se você se interessa pelas causas políticas e econômicas, gosta de trabalhar em equipe, é organizado. Além disso, é responsável, detalhista e tem habilidades para assumir posições de liderança, o curso de pós-graduação em Gestão Pública pode ser para você.

O que é Gestão Pública?

Gestão Pública é a gestão dos serviços, bens e patrimônios públicos. Gerencia instituições garantido que o atendimento ao público seja o melhor possível. Preza para que tudo isso funcione de maneira eficiente e com um aproveitamento satisfatório dos recursos. Abrange áreas como Recursos Humanos, Finanças Públicas e Políticas Públicas.

A carreira deve estar voltada sempre para o interesse público, independente de onde o profissional atue. Seja em uma empresa privada ou pública. O objetivo é planejar, implantar e supervisionar projetos voltados para o desenvolvimento local ou regional.

Uma instituição pública não difere muito de uma empresa privada. Ambas têm procedimentos administrativos, financeiros, fiscais, contábeis e de recursos humanos a cumprir. A única diferença é que só é permitido a uma empresa pública fazer o que está na lei.

Portanto, a atuação do gestor público deve ser sempre pautada na Constituição Federal e requer conhecimentos de administração, direito, economia, política e gestão de pessoas.

Como é a pós-graduação em Gestão Pública

O curso de pós-graduação em Gestão Pública tem como objetivo qualificar os profissionais que atuam na área para que possam melhorar o atendimento às demandas da sociedade. Prepara também profissionais que pretendem ingressar na carreira pública ou fornecer produtos ou serviços ao Estado.

Tem como objetivo formar profissionais para atuarem na Administração Pública, de modo a preparar os futuros gestores para planejar, organizar, dirigir e avaliar projetos e programas governamentais. Também os qualifica para utilizar as modernas tecnologias disponíveis, contribuindo para a solução de problemas organizacionais.

O profissional que faz a pós-graduação em Gestão Pública estará capacitado a diversas novas atividades. Como exemplo, temos: colaborar na elaboração de planejamento estratégico governamental e coordenar a implementação e avaliação de políticas públicas.

Além disso, também terá conhecimento para trabalhar na elaboração e coordenação de projetos e ações sociais para o desenvolvimento sócio-econômico; assessoramento parlamentar e ao poder executivo.

Consultoria também é possibilidade

Poderá prestar consultoria às empresas que fornecem produtos e serviços à administração pública e consultoria e assessoramento às organizações do terceiro setor.

Durante o curso, os profissionais poderão atualizar os conhecimentos técnicos e adquirir visão sistêmica de processos. Com esses novos conhecimentos, poderão propor soluções alternativas melhores no contexto de trabalho e de atendimento às necessidades dos cidadãos dentro da Administração Pública.

O curso de pós-graduação em Gestão Pública, normalmente, tem duração de um ano e meio, isso depende da instituição que oferece o curso. Algumas instituições oferecem o curso presencialmente, mas também existem opções do curso à distância (EAD).

Grade curricular do curso de pós-graduação em Gestão Pública

A Universidade Aberta do Brasil, junto com a Universidade Federal de São Paulo, por exemplo, oferecem a especialização latu sensu em Gestão Pública. O curso é a distância, por meio da internet com apoio em polos presenciais nas cidades de Campinas, Guarulhos e Santos, todos no estado de São Paulo. O curso tem duração de 18 meses.

Os temas abordados pelo curso são:

  • Introdução à Modalidade EAD;
  • Estado, Governo e Mercado;
  • O Público e o Privado na Gestão Pública;
  • Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro;
  • Políticas Públicas;
  • Planejamento Estratégico Governamental;
  • O Estado e os Problemas Contemporâneos;
  • Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública;
  • Cultura e Mudança Organizacional;
  • Comportamento Organizacional;
  • Redes Públicas de Cooperação em Ambientes Federativos;
  • Gestão Operacional;
  • Gestão Logística;
  • Plano Plurianual e Orçamento Público.

Quem pode fazer a pós em Gestão Pública

O público alvo da pós-graduação em Gestão Pública pode variar de acordo com o foco de cada curso.

Quem mais pode identificar com o curso: servidores públicos federais, estaduais e municipais, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, agentes políticos, bacharéis de Ciências Sociais, Ciências Políticas, Administração, Direito, Economia, Ciências Contábeis.

Algumas instituições incluem como público alvo também os profissionais de Marketing e Comunicação.

O foco do curso também são alguns profissionais, como: prefeitos, secretários, aspirantes à carreira pública, consultores, assessores, profissionais liberais, líderes de organizações não-governamentais, legisladores, fornecedores de produtos e serviços ao setor público, profissionais que atuam no terceiro setor e professores.

Importância do curso de Gestão Pública

A participação de um gestor público pode trazer grandes benefícios para a comunidade onde este atua. Isso acontece pois a eficiência de uma instituição está diretamente relacionada ao modelo de gestão que esta adota.

A Gestão Pública é responsável pelo desenvolvimento urbano e econômico do país, estado e município. Para ter bons resultados é indispensável realizar a gestão de forma eficiente.

A quem afirme que o nome de Gestão Pública deveria ser alterado para “Gestão para o Público”, já que ela deve atingir melhorias para as pessoas e não para as empresas. A Gestão Pública vai além de gerir e organizar, ela é mais humana, mais próxima de seus resultados que a gestão privada.

A formação de gestores públicos é cada vez mais solicitada no nosso país. São necessários gestores para otimizar a aplicação dos recursos utilizados pela Administração Pública.

O gestor pode analisar e garantir que licitações sejam feitas da forma correta, por exemplo, respeitando as leis de responsabilidade fiscal, os limites de gastos, a previsão orçamentária, entre outros.

Motivos para cursar pós-graduação em Gestão Pública

O gestor público trabalha para contribuir com a melhoria do setor público, ajudando a tornar os governos mais eficientes. Sendo assim, podem ser oferecidos melhores serviços de saúde e educação, por exemplo, para a sociedade. Isso já é um grande motivo para escolher fazer uma pós-graduação em Gestão Pública e poder colaborar com toda essa melhoria tão necessária à sociedade.

Outro motivo é atuar pode atuar em Organizações Não-Governamentais. O Brasil conta com mais de 290 mil instituições sem fins lucrativos. O profissional que trabalha com Gestão Pública pode ajudar na implantação e administração dessas entidades.

Um grande motivo para fazer pós-graduação em Gestão Pública, com certeza é o aumento do salário. Segundo pesquisa da Catho Educação, fazer uma pós-graduação ou MBA pode significar um aumento de 53,7% no salário do profissional.

Progredir na carreira pública também é outro motivo. Qualquer nível de escolaridade que o servidor público adquire a mais na sua área de atuação, gera um acréscimo nos benefícios. Esse acréscimo também vai fazer parte dos vencimentos de aposentadoria ou pensão.

O fato de aumentar também a área de atuação é um outro bom motivo para investir na pós-graduação em Gestão Pública, já que é uma área que oferece inúmeras possibilidades. Esse aumento pode gerar uma posição em inúmeras empresas públicas, privadas ou de economia mista. Além das Organizações Não-Governamentais (ONGs).

Onde o gestor público pode trabalhar?

O gestor público pode trabalhar nas mais diversas instituições públicas, realizando uma gama de serviços, tais como: coordenar equipes, elaborar políticas públicas, planejamento e gerenciamento de projetos e controlar orçamentos.

Pode também traçar estratégias para assegurar a conservação de bens, patrimônios e recursos públicos, além de acompanhar o desenvolvimento dessas instituições.

O gestor público planeja e executa projetos em uma grande variedade de áreas do setor público. Algumas dessas áreas: transportes, educação, saúde, segurança, habitação e meio ambiente.

Estas instituições são, por exemplo: prefeituras, secretarias estaduais, ministérios ou ONGs. Também pode trabalhar no setor privado fazendo uma ponte entre com o setor público ou em fundações.

Pode também atuar junto com deputados ou senadores, auxiliando na elaboração de projetos.

E você, se identificou com o curso? Acha que a carreira pública é para você? Continue acompanhando o nosso blog para ter mais informações sobre outros cursos de pós-graduação.