Após o término da faculdade, fica uma dúvida para o recém-formado em Psicologia, qual área seguir de agora em diante? Existem diferentes campos para a realização de uma pós-graduação em Psicologia, para quem for partir para uma especialização.

Já durante a graduação, as diferentes matérias podem levar o profissional a escolher uma área mais específica de acordo com seus interesses pessoais. É necessário conhecer o mercado e as possibilidades de carreira para que se tome uma decisão acertada.

Áreas da Psicologia

Abaixo, disponibilizamos algumas áreas da psicologia para que o estudante conheça melhor suas opções e faça uma boa escolha. As áreas foram definidas pelo Conselho Federal de Psicologia.

Psicologia Clínica

A psicologia clínica atua na área da saúde com o objetivo de proporcionar a compreensão dos processos intra e interpessoais.

Pode atender individualmente ou em pequenos ou grandes grupos. Pode atuar em clínicas particulares ou do governo.

Existem inúmeras atividades terapêuticas que o psicólogo clínico pode atuar. Ele pode fazer terapia individual, de casal ou para crianças. São muitas as teorias que os psicólogos clínicos utilizam, entre elas a psicanálise.

Psicologia do Esporte

O profissional especializado em psicologia do esporte pode atuar tanto na área de pesquisa quanto na prática na área esportiva.

Trabalha com atletas, técnicos e comissão técnica esportiva durante a preparação para atividades esportivas e competições.

O foco é a saúde mental e física de quem pratica esportes de alto rendimento, aumentando sua performance. Ajuda a melhorar o desempenho e aumentar o bem-estar e qualidade de vida dos indivíduos, além de ajudar a promover a harmonia entre as equipes.

Auxilia no equilíbrio entre a mente e o corpo.

Psicologia do Trânsito

O psicólogo de trânsito atua, através de processos psicológicos, nos estudos, ações educativas, engenharia e operação do tráfego. Seu objetivo é aplicar ações que proporcionem a segurança dos usuários de transporte.

É este profissional o responsável por realizar os testes psicotécnicos e elaboração de laudos quando se vai tirar a Carteira Nacional de Habilitação.

Pode também fazer pesquisa de comportamento de usuários de transporte e auxiliar pessoas que estejam passando por estresse pós-traumático em caso de acidentes de trânsito.

Colabora para desenvolver ações socioeducativas com condutores infratores.

Psicologia Escolar ou Educacional

Essa área da psicologia está inserida no sistema educacional formal. Ela contribui com o desenvolvimento das melhores práticas e novos procedimentos educacionais. Propõe mudanças no processo de ensino e aprendizagem.

Pode atuar junto a professores ou alunos. Pode diagnosticar problemas psicossociais que interfiram no aprendizado. Colabora com a elaboração de programas educacionais em creches e escolas.

Psicologia Hospitalar

O psicólogo que escolhe essa área trabalha em instituições de saúde. Atende pacientes ou familiares de pacientes que necessitam de algum conforto psicológico. Proporciona o bem-estar mental dessas pessoas.

Atua em conjunto com profissionais de outras áreas, como médicos e fisioterapeutas e está apto a fornecer uma visão mais ampla do indivíduo para melhorar seu atendimento,

Psicologia Jurídica

O profissional de psicologia que escolhe a área jurídica trabalha junto às pessoas conectadas à processos jurídicos.

Pode atuar como perito judicial, elaborando laudos, pareceres e perícias para serem anexados a processos.

Pode auxiliar a administração de sistemas penitenciários sob o ponto de vista psicológico.

Pode atender junto à vara da família, auxiliando em mediações. Também colabora com a prevenção da violência e auxilia na elaboração e execução de políticas de cidadania e direitos humanos.

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Atua dentro da área de Recursos Humanos.

Pode organizar recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento dos funcionários.

Auxilia nas relações de trabalho quando promove mais realização pessoal dos indivíduos envolvidos.

Pode atuar individualmente ou em equipes multiprofissionais.

Participa dos processos de desligamentos e aposentadorias, ajudando os colaboradores com seus novos projetos de vida.

Psicologia Social

A psicologia social estuda os indivíduos e suas interações sociais.

O foco dessa área é saúde, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social.

Estuda a influência social nos comportamentos individuais e na promoção de políticas públicas.

Pode atuar em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Ajuda a elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.

Psicomotricidade

Esse profissional atua na área de educação e reabilitação com enfoque na motricidade. Motricidade é o conjunto de funções nervosas e musculares que permite os movimentos voluntários ou automáticos do corpo.

Trabalha junto às crianças em fase de desenvolvimento ou que já tem alguma dificuldade ou atraso psicomotor.

Pode atuar com idosos também ou qualquer outra pessoa que tenha algum tipo de necessidade específica.

Psicopedagogia

Este profissional está inserido nos ambientes educacionais buscando melhorias para educadores e alunos.

Auxilia no processo de aprendizado, observando as características de cada indivíduo.

Nas escolas, pode auxiliar na intervenção que auxilie no processo de aprendizagem. Contribui para a detecção de dificuldades de aprendizado, possibilitando a redução dos índices de fracasso escolar.

Neuropsicologia

É um profissional que atua baseado na neurociência. Estuda o comportamento humano e sua relação com o cérebro.

Avalia funções neuropsicológicas no que envolve habilidades como atenção, linguagem, raciocínio, memória e aprendizagem. Estuda como lesões ou malformações no cérebro podem afetar o comportamento e o cognitivo das pessoas.

Esse profissional pode emitir laudos com fins clínicos, jurídicos ou de perícia.

Opções de pós-graduação em Psicologia

São diversas as opções para quem quer se especializar em alguma dessas áreas. Algumas dessas são listadas abaixo:

Psicanálise

Baseia-se na teoria de Sigmund Freud. Pode ser cursada por profissionais de psicologia das mais variadas áreas, não somente a clínica.

Tem como objetivo investigar o inconsciente humano.

A psicanálise é a análise e interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de um indivíduo.

Psicologia Organizacional

Tem como foco aperfeiçoar a gestão de pessoas no relacionamento com clientes externos e com outras áreas da empresa.

Habilita o profissional a identificar, refletir e propor soluções para os diferentes acontecimentos psicológicos dentro do ambiente de trabalho.

Auxilia em treinamentos, lideranças de equipes e administração de conflitos.

Neuropsicopedagogia

Voltada para profissionais da área da saúde e da educação.

Estuda estratégias que estimulem os processos cognitivos, trabalhando com reabilitação e prevenção de problemas de aprendizagem.

O profissional alinha em seu trabalho conceitos de Pedagogia e Psicologia Cognitiva para compreender como as funções cerebrais condicionam o processo de aprendizagem.

Psicomotricidade

Trabalha a construção das habilidades de comunicação, aprendizagem e socialização de crianças que necessitam de auxílio motor. Essa área está relacionada ao estudo de distúrbios ou transtornos que interferem no processo de aprendizagem ou desenvolvimento motor.

Inclui: terapia em bebês prematuros, tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tratamento de dislexia, tratamento de deficiências cognitivas e outros.

Neuropsicologia

Estuda as relações entre o cérebro e o comportamento. Se propõe a atuar no diagnóstico e reabilitação das alterações cognitivas e comportamentais causadas, principalmente, por disfunções e lesões cerebrais.

A neuropsicologia utiliza com base o conhecimento sobre o funcionamento de diferentes áreas cerebrais.

Algumas matérias do curso: neuropsicofarmacologia, avaliação neuropsicológica da inteligência e da memória e aspectos neurofuncionais do comportamento humano.

Investigação Criminal e Psicologia Forense

Essa pós-graduação é para aqueles que desejam trabalhar nas investigações criminais e psicologia forense. Voltada para profissionais de segurança pública.

Estuda assuntos como: ética e responsabilidade social e profissional, avaliação de cena de local de crime, gestão de crises de segurança pública e perfis criminais e comportamentais.

Psicologia do Esporte

O psicólogo aprofunda os estudos teórico-práticos para uma melhor compreensão sobre diagnósticos relacionados à profissionais do esporte. Estuda a interação entre a psicologia, biologia, movimento humano e o desempenho esportivo.

Estuda também sobre a dinâmica do esporte de alto rendimento, no esporte nas escolas e no esporte de reabilitação.

Psicologia Clínica e Psicoterapia Infantil

Estuda a infância e a adolescência através das abordagens da psicologia.

Alguns dos assuntos abordados durante o curso: psicopatologias da infância, técnicas lúdicas aplicadas na psicoterapia infantojuvenil e orientação à queixa escolar.

Psicologia Hospitalar

Oferece bases conceituais para que o profissional possa aplicar seus conhecimentos no ambiente hospitalar.

O curso oferece os conhecimentos necessários para os profissionais realizarem avaliação diagnóstica, atendimento psicoterapêutico, psicoterapias em grupo, profilaxias, consultorias, atendimento em ambulatórios e psicoeducação.

O Curso de Pós-graduação em Psicologia nas universidades públicas

O Instituto de Psicologia da USPUniversidade de São Paulo oferece cinco opções de pós-graduação do tipo “stricto sensu”, que significa “em sentido específico”, ou seja, são os cursos de mestrado e doutorado, que são um nível mais elevado. São essas opções: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Psicologia Experimental, Psicologia Clínica, Psicologia Social e Neurociências e Comportamento.

A Universidade Federal de Santa Catarina oferece o curso de pós-graduação em psicologia em 3 áreas diferentes: Psicologia das Organizações e do Trabalho, Psicologia Social e Cultura e Saúde e Desenvolvimento Psicológico. Cada uma dessas áreas possui pelo menos duas linhas de pesquisa diferentes. A UFSC só oferece cursos de mestrado e doutorado, todos presenciais.

A Universidade Federal de Minas Gerais possui a especialização em Psicologia Clínica: Gestalt Terapia e Análise Existencial. Já nos cursos de mestrado, a universidade oferece três áreas de concentração: Desenvolvimento Humano, Estudos Psicanalíticos e Psicologia Social. Todas são presenciais e gratuitas.

O Curso de Pós-graduação em Psicologia nas universidades privadas

A Universidade do Sul de Santa Catarina oferece dois cursos de pós-graduação em psicologia do estilho “lato sensu”, que significa “em sentido amplo” que é um tipo de curso mais abrangente. Os cursos são Psicologia Existencialista Sartreana e Psicologia Jurídica. Ambos presenciais.

O Portal da Pós da Kroton Educacional conta com 5 opções de pós-graduação em psicologia à distância. São elas: psicologia organizacional, clínica, terapia cognitivo-comportamental, saúde mental e terapia analítico comportamental. Todas são feitas à distância.

A Estácio possui duas pós-graduações em psicologia presenciais: Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. Já à distância são três: Docência e Prática de Meditação, Neuroeducação e Psicopedagogia.

A Faculdade Unyleya, que é uma instituição que possui tradição de 12 em ofertas de cursos de pós-graduação à distância. Somente na área de psicologia são 94 cursos. Entre eles estão alguns bem diferentes dos oferecidos em outras universidades, como: Psico-Oncologia, Psicologia de Tráfego Aéreo, Marítimo e Rodoferroviário, Violência Doméstica e Psicoterapia em Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Fique de olho no nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui