pos-graduacao-em-ti-cursos-muitas-vagas-trabalho-tudo-sobre-pos

Pós-graduação em TI: 6 cursos com muitas vagas de trabalho

Se você é um profissional da área da tecnologia da informação e está em busca de um emprego ou de uma melhor colocação no mercado de trabalho, uma pós-graduação em TI pode ser o empurrão que você precisa rumo ao sucesso.

Mesmo em tempos de incertezas e em meio a uma crise econômica, o setor de tecnologia da informação continua em plena expansão. Isso vale para o Brasil e para o restante do mundo.

Para se ter uma ideia, existem diversas vagas abertas, apenas esperando o profissional certo, ou melhor, qualificado.

A carência por profissionais especializados neste setor gera uma concorrência de empresas em busca dos candidatos perfeitos. Consequentemente, um bom passo a se dar é buscar por cursos de pós-graduação em TI.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Confira neste artigo algumas opções de cursos de especialização em TI que abrem portas para algumas das principais tendências do setor.

Vamos lá?

Mercado de TI e a falta de profissionais especializados

A falta de profissionais com pós-graduação em TI pode trazer problemas ao setor de tecnologia. 

Essa escassez de profissionais especializados se tornou ainda maior com a pandemia do Coronavírus.

De acordo com um levantamento realizado pela empresa de classificados online Catho, só na Grande São Paulo houve um aumento de 600% de busca por esses profissionais. 

E mais, segundo um relatório feito pela  Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – Brasscom – , o déficit desses profissionais pode chegar a 260 mil até 2024.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Esse grande número de ofertas de trabalho não acontece somente no Brasil. Mundialmente, o setor de tecnologia sofre pela carência de profissionais especializados, fato evidenciado na Conferência Mundial de Parques Tecnológicos da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation), realizada em setembro de 2018 no Irã.

A maior parte das oportunidades na área de TI está direcionada para profissionais com experiência ou em início de carreira. Portanto, ainda que você esteja começando, possui boas oportunidades.

Para conseguir competir por essas vagas, especialmente as que exigem um nível superior de conhecimento, é necessário inglês avançado e formação adequada.

Cursos em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou qualquer outra graduação que esteja relacionada com Tecnologia da Informação são os indicados. Além disso, pode fazer uma grande diferença ter uma pós-graduação em TI.

Se você se interessa por essa área e deseja se qualificar para buscar uma das diversas oportunidades disponíveis no mercado, vale conferir os principais cursos de pós-graduação em TI que poderão abrir portas para você.

Pós-graduação em TI: confira 6 cursos disponíveis

Com tantas vagas disponíveis e empresas de todas as partes do mundo buscando por profissionais especializados em TI, nada melhor do que se preparar e também entrar nessa disputa por um bom emprego.

Em média, um curso de pós-graduação em TI tem duração de 24 meses (2 anos), e pode ser feito de forma presencial ou a distância.

Para ajudar você, fizemos o levantamento de 6 pós-graduações em TI que podem ajudar você a alavancar a sua carreira e ainda ser disputado pelas melhores organizações do mercado. Confira!

6 pós-graduações em TI que podem ajudar sua carreira

1. Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis

O profissional que possui especialização em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis é responsável por resolver problemas usando tecnologia e desenvolvimento de softwares. Quase metade das vagas abertas em TI são para esses profissionais.

A maior parte dessa demanda está no desenvolvimento de apps mobile, data science e sistemas integrados à IoT (Internet das Coisas). 

A procura por desenvolvedores é grande, já que eles são os responsáveis pela criação de softwares, aplicativos, sistemas para gestão produtiva, organizacionais e outras ferramentas digitais de gerenciamento de negócios.

2. Engenharia de Software

A procura por profissionais com essa formação também é grande. O profissional com pós-graduação em TI em Engenharia de Software é responsável pela análise de requisitos e definição de prazos para projetos de desenvolvimento de softwares.

Além de o engenheiro de software definir quase todo o processo de produção de soluções digitais, ele é essencial na comunicação da equipe de desenvolvimento. Por isso, precisa de conhecimentos sólidos e multidisciplinares, que contemplem modelos de gerenciamentos e estratégias ágeis.

3. Segurança de Redes de Computadores

Essa pós-graduação em TI forma profissionais responsáveis pela segurança, pelo sigilo, pelo tratamento de dados importantes para as corporações, entre outras funções.

A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – que entrou em vigor em agosto de 2020, possui regras firmes no uso de informações. Também exigirá que as empresas possuam setores e profissionais específicos para tratar desse assunto. 

Assim, as vagas para quem possui uma pós-graduação em Segurança de Redes de Computadores se encontram tanto no setor público quanto no privado.

4. Gerenciamento de Projetos em TI

Esse tipo de vaga é direcionada aos profissionais qualificados em um curso de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em TI. Eles serão responsáveis por gerenciar projetos e processos de serviços de TI.

A gestão desses projetos é feita em todos os estágios e envolve infraestrutura, sistemas e engenharia de processos. Além disso, ajudam a garantir que as estratégias e procedimentos abordados possuam níveis de segurança de dados e sejam padronizados.

5. User Experience (UX) e User Interface (UI)

Essa pós-graduação em TI forma profissionais responsáveis pela elaboração de mapas para a navegação de usuários, testes, criação, desenvolvimento e integração de soluções, fluxo de usuário e processos.

Ou seja, o profissional formado no curso de User Experience (UX) e User Interface (UI) será qualificado também para garantir uma boa experiência do usuário. As plataformas são desenvolvidas por meio de interfaces intuitivas e de navegação simples.

6. Inteligência de Negócios – Business Intelligence

Os pós-graduados em Inteligência de Negócios ou Business Intelligence são os responsáveis por controlar e analisar as iniciativas dos clientes no ambiente digital, indicadores e metas. Portanto, eles devem ter visões micro e macroscópicas do mercado para otimizar a gestão de negócios e garantir competitividade à empresa.

Por conta disso, os profissionais de BI são membros extremamente importantes para as empresas. Normalmente, trabalham diretamente ligados aos setores de marketing e marketing digital.

Atualmente, esses são os cursos que formam os profissionais mais requisitados no mercado de TI. No entanto, não são apenas esses cursos de pós-graduação em TI que abrem portas no setor tecnológico.

Outras especializações na área também seguem em alta. Entre elas estão:

  • Big Data (Ciência de Dados);
  • Desenvolvimento de Jogos Digitais;
  • Inteligência Artificial;
  • MBA em Empreendedorismo e Criação de Startup;
  • Pós-graduação em gestão de TI.

Assim, é muito importante lembrar que, para certas vagas, as certificações profissionais são requisitos básicos. Algumas são as certificações Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL, CCIE, MCSD, entre outras.

Leia mais: Como conseguir uma bolsa de estudos de pós-graduação?

Como escolher uma pós-graduação em TI

Agora que você já sabe que o mercado é promissor e está disposto a dar um passo importante em sua carreira, é hora de escolher uma pós-graduação em TI. 

Sabemos que existem uma infinidade de opções de especializações em TI, muito além do que as que citamos no tópico acima.  Por isso, a principal dica é entender em qual dessas áreas você tem maior interesse e se sente à vontade para trabalhar.

Em seguida, pesquise pelas instituições de ensino que oferecem essa capacitação. Como já explicamos no início deste artigo, as especializações podem ser feitas em até 2 anos. Assim, elas podem acontecer de forma presencial ou até mesmo através de curso de pós-graduação em TI a distância.

Conhecendo melhor como é a pós-graduação em TI você se sentirá muito mais seguro e empolgado em completar essa especialização. E, quem sabe até mesmo conseguir uma boa oportunidade de trabalho enquanto ainda está estudando.

Agora, se você ainda não tem um curso superior, mas tem interesse em seguir carreira em uma área promissora como essa, não perca mais tempo. Conheça agora mesmo todas as opções de graduação oferecidas pela Universidade Estácio.

Na Estácio você garante uma excelente formação profissional, com opções que cabem no seu bolso e muitas facilidades de pagamento. Além disso, na Estácio você ainda pode seguir se desenvolvendo na carreira através de cursos de especialização. Não perca mais tempo!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *