Pós-graduação em TI: 6 cursos com muitas vagas de trabalho

Pós-graduação em TI: 6 cursos com muitas vagas de trabalho

Ainda que o País não tenha superado totalmente a sua maior crise econômica da história, o setor de tecnologia da informação é um dos que não passa por crise. Há muitas vagas disponíveis esperando por profissionais qualificados. Por isso, tem crescido cada vez mais o interesse dos profissionais de diferentes áreas por uma pós-graduação em TI.

Em um mercado em que faltam oportunidades de emprego para muitas pessoas, o que explica a área de TI estar sempre com vagas em aberto? A resposta para essa questão passa pela falta de especialização, a qual gera uma carência de profissionais para assumirem as posições ofertadas. Diante dessa realidade, para os profissionais ou recém-formados que pretendem seguir carreira na área de tecnologia é cada vez mais indispensável ter uma pós-graduação em TI. Neste artigo, vamos mostrar seis cursos de pós-graduação em TI que abrem portas para algumas das principais tendências do setor.

Por que o mercado de tecnologia precisa de mais profissionais com pós-graduação em TI?

A falta de profissionais com pós-graduação em TI pode trazer problemas ao setor de tecnologia. Segundo dados do Observatório Softex, o Brasil pode sofrer um prejuízo de até R$ 115 bilhões até 2020 por causa disso. Essas informações são embasadas na publicação “Software e Serviços de TI – A indústria brasileira em perspectiva”, que trata da projeção de índices a partir de dados de anos anteriores.

A empresa de classificados online Catho, em 2018, fez um levantamento de dados do Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com as informações coletadas e analisadas, o setor de TI teve um crescimento de 22% nas vagas entre julho de 2017 e o ano de 2018. Foi identificado também um aumento de 6% na média dos salários de admissão.

Esse número de ofertas de trabalho não acontece somente no Brasil. Mundialmente, o setor de tecnologia sofre pela carência de profissionais especializados, fato evidenciado na Conferência Mundial de Parques Tecnológicos da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation), realizada em setembro de 2018 no Irã.

A maior parte das oportunidades na área de TI está direcionada para profissionais com experiência ou em início de carreira. Para conseguir competir por essas vagas, especialmente as que exigem um nível superior de conhecimento, é necessário inglês avançado e formação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou qualquer outra graduação que esteja relacionada com Tecnologia da Informação. Além disso, pode fazer uma grande diferença ter uma pós-graduação em TI.

Se você se interessa por essa área e deseja se qualificar para buscar uma das diversas oportunidades disponíveis no mercado, vale conferir cursos de pós-graduação em TI que poderão abrir portas para você.

Os 6 cursos de pós-graduação em TI com mais vagas disponíveis no mercado

Como a área de Tecnologia da Informação é umas das principais alternativas para melhorar a produtividade das empresas, o oferta de trabalho para esse setor cresce a cada dia.

Veja quais as funções com o maior número de oportunidades no mercado e quais cursos de pós-graduação em TI poderão qualificar você para atuar nessa área:

1. Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis

O profissional que possui especialização em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis é responsável por resolver problemas usando tecnologia e desenvolvimento de softwares. Quase metade das vagas abertas em TI são para esses profissionais.

A maior parte dessa demanda está no desenvolvimento de apps mobile, data science e sistemas integrados à IoT (Internet das Coisas). A procura por desenvolvedores é grande, já que eles são os responsáveis pela criação de softwares, aplicativos, sistemas para gestão produtiva, organizacionais e outras ferramentas digitais de gerenciamento de negócios.

2. Engenharia de Software

A procura por profissionais com essa formação é grande. O profissional com pós-graduação em TI em Engenharia de Software é responsável pela análise de requisitos e definição de prazos para projetos de desenvolvimento de softwares.

Além de o engenheiro de software definir quase todo o processo de produção de soluções digitais, ele é essencial na comunicação da equipe de desenvolvimento e precisa de conhecimentos sólidos e multidisciplinares, que contemplem modelos de gerenciamentos e estratégias ágeis.

3. Segurança de Redes de Computadores

Essa pós-graduação em TI forma profissionais responsáveis pela segurança, pelo sigilo e pelo tratamento de dados importantes para as corporações.

A nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrará em vigor em agosto de 2020, possui regras firmes no uso de informações e também exigirá que as empresas possuam setores e profissionais específicos para tratar desse assunto. As vagas para quem busca a pós-graduação em Segurança de Redes de Computadores se encontram tanto no setor público quanto no privado.

4. Gerenciamento de Projetos em TI

Esse tipo de vaga é direcionada aos profissionais qualificados em um curso de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em TI que serão responsáveis por gerenciar projetos e processos de serviços de TI.

A gestão desses projetos é feita em todos os estágios e envolve infraestrutura, sistemas e engenharia de processos, além de garantir que as estratégias e procedimentos abordados possuam níveis segurança de dados e sejam padronizados.

5. User Experience (UX) e User Interface (UI)

Essa pós-graduação em TI forma profissionais responsáveis pela elaboração de mapas para a navegação de usuários, testes, criação, desenvolvimento e integração de soluções, fluxo de usuário e processos.

O profissional formado no curso de User Experience (UX) e User Interface (UI) será qualificado também para garantir uma boa experiência do usuários em plataformas desenvolvidas por meio de interfaces intuitivas e de navegação simples.

6. Inteligência de Negócios – Business Intelligence

Os pós-graduados em Inteligência de Negócios – Business Intelligence são os responsáveis por controlar e analisar as iniciativas dos clientes no ambiente digital, indicadores e metas com visões micro e macroscópicas do mercado para otimizar a gestão de negócios e garantir competitividade à empresa.

Os profissionais de BI são membros extremamente importantes para as empresas e normalmente trabalham diretamente ligados aos setores de marketing e marketing digital.

Atualmente esses são os cursos que formam os profissionais mais requisitados no mercado de TI. Porém, não são apenas esses cursos de pós-graduação em TI que abrem portas no setor tecnológico.

Confira mais algumas especializações com vagas em alta:

  • Big Data (Ciência de Dados);
  • Desenvolvimento de Jogos Digitais;
  • Inteligência Artificial;
  • MBA em Empreendedorismo e Criação de Startup.

É muito importante lembrar que, para certas vagas, as certificações profissionais são requisitos básicos, como as certificações Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL, CCIE, MCSD, entre outras.

Gostou do assunto? Então compartilhe com seus amigos que estejam buscando uma nova oportunidade quais os cursos de pós-graduação em TI que mais trazem chances para o mercado no momento. E se você gosta desse assunto, confira outros textos sobre cursos de pós-graduação em alta navegando pelo nosso blog. Até o próximo conteúdo!