Escolher a pós-graduação ideal nem sempre é uma decisão muito fácil. O fato é que com um mercado de trabalho muito competitivo, a graduação às vezes não basta para garantir a vaga de emprego. Portanto, para dar um avanço na carreira, uma das opções mais indicadas é partir para a pós-graduação. No entanto, é importante decidir com muita cautela qual curso fazer para não cair em armadilhas. Em outras palavras, fazer que você perca tempo e dinheiro.

Descubra neste post como escolher a pós-graduação ideal e saiba qual curso pode melhorar potencialmente a sua formação. Saiba como a escolha da pós certa pode fazer com que você seja um profissional melhor qualificado. Inclusive, essa escolha depende de uma boa avaliação da instituição de ensino. É certo que temos muitas opções de qualidade.

Descubra também os detalhes importantes que devem ser considerados na hora de escolher o curso adequado para você.

Leia também: Baixe grátis o nosso e-book Guia para conquistar o primeiro emprego

Escolhendo a pós-graduação ideal

A formação continuada pode ser uma ótima estratégia para buscar a qualificação e o reconhecimento profissional. O diploma de ensino superior, embora tenha grande valor para o currículo, nem sempre garante a contratação em uma empresa.

Nesse caso, se um concorrente seu tiver um certificado de pós-graduação, esse quesito pode desfavorecer você a alcançar a vaga. Portanto, fazer um curso de pós-graduação pode ser uma maneira de garantir pontos no currículo e ser contratado.

Mas é preciso você ter em mente, que somente buscar um curso de pós-graduação não basta. Ou seja, você deve buscar a pós-graduação ideal para a carreira. Isso quer dizer que você deve investir em uma que complemente a sua formação, fazendo com que você seja um profissional diferenciado.

Para isso, é preciso levar em conta também a qualidade do curso que é oferecido em cada instituição de ensino. Além da própria qualidade e prestígio da instituição.

Veja a seguir alguns pontos importantes na hora de decidir fazer o curso de pós-graduação ideal:

1- Corpo docente

Com o diploma de ensino superior em mãos, certamente você já percorreu um caminho acadêmico importante. Essa experiência fez com que você conhecesse bons professores. Ou seja, aqueles que, de fato, foram importantes para a sua formação.

Além disso, talvez você tenha ouvido falar de outros grandes mestres, que lecionam em cursos de pós-graduação. Desse modo, são eles que vão poder ajudar você no percurso acadêmico e garantir uma qualificação melhor. Sendo assim, agora chegou a hora de você saber qual é o corpo docente mais adequado para a sua formação continuada.

Conhecer o corpo docente é um dos primeiros pontos que deve ser considerado quando escolher a pós-graduação ideal. Afinal de contas, são os professores mais qualificados que vão permitir que você vá além nos estudos e tenha uma formação mais sólida. Além disso, saber mais sobre os professores que ensinam na pós faz com que você tenha uma ideia de como é o nível de ensino.

Vale lembrar também, que os professores são ótimos mentores e podem indicar o melhor caminho profissional a ser seguido. Portanto, o corpo docente é um dos itens de maior importância na hora de escolher uma pós-graduação ideal.

2- Infraestrutura

Para escolher a pós-graduação ideal, também é fundamental avaliar a infraestrutura da instituição de ensino. É importante você descobrir se ela pode oferecer tudo o que você necessita, como biblioteca atualizada, por exemplo.

Uma ótima maneira de verificar o prestígio da instituição que você pretende estudar é saber como ela é avaliada pelo MEC (Ministério da Educação). Para isso, basta fazer a pesquisa no portal online preenchendo as informações nos campos designados.

O MEC é um importante órgão do governo que fiscaliza como o ensino é realizado no Brasil. Portanto, é fundamental você optar por uma instituição que seja reconhecida pelo órgão federal. Quando a instituição é avaliada positivamente, a garantia de você estudar em um curso de qualidade é grande.

Portanto, não deixe de realizar essa pesquisa antes de se inscrever em um curso de pós-graduação.

3- Conteúdo programático

Após se informar sobre os professores e a instituição de ensino, saiba que você deve pesquisar também o conteúdo programático do curso. Pois é o que vai fazer você perceber se tem afinidade com a pós-graduação ou não. Permite também entender se essa formação dialoga com a sua profissão.

Portanto, essa pode ser a melhor estratégia de escolher a pós-graduação ideal. Ou seja, aquela que, de fato, é importante para a área profissional que você atua.

Ao fazer isso, você poderá se programar e decidir se o curso que busca é realmente o melhor para a sua formação. Para fazer essa pesquisa, você deve procurar o curso e a instituição de ensino e dar uma lida na ementa.

Você não terá dificuldades em obter essa informação e ela pode ser muito valiosa antes de se inscrever no curso.

4- Tradição no mercado

Como você busca reconhecimento e uma formação de qualidade, saiba que é preciso buscar um curso de tradição. Afinal de contas, você que fazer valer o seu investimento, pois ele é uma aposta de uma carreira promissora.

Para descobrir se o curso de pós que você deseja fazer tem tradição no mercado é bem simples. Junte todas as informações descritas anteriormente e pesquise sobre qual é o prestígio da instituição e do curso que você pretende fazer.

Isso vai garantir um certificado diferenciado, que atesta que você se graduou em uma instituição reconhecida e prestigiada. Saiba que estudar em uma instituição tradicional garante também muito respeito na sua formação.

Sendo assim, isso pode ser um grande diferencial na hora de uma futura contratação. Pois, uma instituição e curso com tradição no mercado quer dizer que já formou diversos profissionais respeitados.

5- Melhor custo-benefício

Agora que você já tem todas informações relevantes para escolher a pós-graduação ideal. Saiba que chegou a hora de medir e saber se isso é viável. Para isso, veja quais são as instituições que oferecem o melhor custo-benefício.

Pois nem todas as instituições públicas oferecem o curso de pós-graduação na sua área e cidade. Em consequência disso, talvez seja interessante considerar fazer esse curso em uma instituição privada.

Portanto, você precisa colocar na ponta do lápis se pode pagar ou então concorrer a uma bolsa de pós-graduação. Como estudar é um investimento, você precisa ter em mente o que é necessário para tornar viável esse projeto.

Ou seja, é preciso ver qual é o melhor custo-benefício e se é viável. Ao avaliar essas duas questões, você terá condições de concluir essa formação sem muitos sacrifícios financeiros.

Quando falamos em custo-benefício, outra opção e buscar cursos pós-graduação na modalidade a distância (EAD) e comparar com os valores dos cursos presenciais.

Outras questões importantes para escolher a pós-graduação ideal

Ao seguir esses 5 passos descritos anteriormente, você deve pensar em outras questões que não devem ser deixadas de lado. Se você tem pensado em fazer uma pós-graduação, provavelmente você entendeu que é importante se especializar e qualificar.

Além disso, você deve olhar para o relógio e descobrir se esse é o momento certo para investir na carreira e também deve identificar o seu objetivo profissional.

Saiba que existem duas modalidades de pós-graduação e cada uma delas leva você a caminhos diferentes. Portanto, você deve optar pelas modalidades stricto sensu ou lato sensu. Veja a seguir o que são:

  • Stricto sensu: Essa modalidade é a mais adequada para quem deseja seguir na carreira acadêmica. Ou seja, quem tem interesse em fazer mestrado ou doutorado.
  • Lato sensu: Essa é a modalidade mais adequada para quem busca especialização profissional, com uma carga menor e completamente focada para o mercado de trabalho.

Portanto, para escolher entre essas duas modalidades de formação, você precisa identificar quais são os seus objetivos profissionais. Isso permitirá que você faça o planejamento adequado para a carreira que atua e assim poder acertar no destino profissional que deseja.

Conclusão

Agora que você sabe como escolher a pós-graduação ideal para a sua carreira, certamente ficou mais fácil e buscar o reconhecimento profissional. As vantagens de escolher o curso certo e buscar a qualificação adequada só garante vantagens a você.

Além de um currículo mais robusto e valioso, você será um profissional requisitado e não terá dificuldades em ingressar no mercado de trabalho. Portanto, essa pode ser uma grande vantagem no momento atual do país, que ainda sofre com um alto índice de desemprego.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.