Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

Pós-graduação em TI: qual escolher?

Se você tem formação superior em Ciências de Computação, Engenharia da Computação, Sistemas da Informação, ou outro curso relacionado à tecnologia da informação, a notícia é boa. Isso porque você é um profissional disputado pelo mercado. Em um país com 13,4 milhões de desempregados, o setor de tecnologia tem 5 mil vagas abertas no Brasil, principalmente em startups.

No entanto, são vagas que não são preenchidas por falta de capacitação. Por esse motivo, nada melhor que uma pós-graduação em TI para turbinar seus conhecimentos e conquistar aquela tão sonhada vaga na sua empresa favorita.

Infinidade de opções

Em primeiro lugar, quando falamos em pós-graduação em TI, há uma infinidade de opções para os graduados na área. Áreas como Big Data, Analytics, Inteligência Artificial e Gerências de TI estão em alta no mercado.

Além disso, o crescimento de novos negócios na área é vertiginoso. Tanto de novas empresas, como expansão de marcas fortes como Facebook, Google, Microsoft, Uber, Booking, AirBnb, Amazon, entre outras.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Em segundo lugar, você encontrará pós em tecnologia e pós em programação em várias instituições de ensino superior pelo país. Neste caso, você poderá escolher entre Especialização, Mestrado ou até Doutorado.

Para ajudar você na decisão de qual curso de pós-graduação em TI fazer, vamos falar um pouco sobre cada uma das áreas mais procuradas.

Além disso, vamos listar aqui algumas universidades públicas e privadas que oferecem as capacitações.

Gestão de Tecnologia da Informação

Uma das carreiras que melhor remunera o profissional de TI é a Gestão da TI. Isso porque é uma função geralmente ocupada por quem já tem algum tempo de estrada no mercado e nos cursos.

Para você ter uma ideia, o cargo de Gestor de TI, ou Diretor de TI, no topo de carreira, pode ter remunerações superiores a R$ 40 mil mensais.

Quem trabalha na área de Gestão de TI tem que lidar com a estratégia do negócio, redução de custos, ampliação do ROI (retorno dos investimentos) dos projetos, gerenciamento de projetos, entre outras atividades.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Sei que você pode estar começando na carreira, mas é possível chegar lá.

Big Data e Analytics

Talvez a área mais estratégica para uma pós em TI é em Big Data. Nada mais é do que aprender como extrair e armazenar dados disponíveis na internet e em grandes bancos de dados e transformá-los em informações estratégicas para empresas e organizações. E, a partir daí, gerar insights para o negócio.

Na prática, você será um Cientista de Dados. O graduado adquire aqui o domínio de frameworks de processamento e armazenamento de dados, por exemplo. Além disso, aprende como identificar padrões de comportamento.

No Brasil, há diversas empresas especializando-se na área, como a gigante Neoway e a promissora Aquarela. As duas trabalham com Advanced Analytics, derivada da Big Data. Sobretudo, o profissional de TI que domina essa área estratégica para as organizações tem vaga garantida no mercado de trabalho. Para isso, é fundamental ter essa pós em tecnologia da informação.

Desenvolvimento de Aplicativos Móveis

Atualmente, qualquer empresa ou organização quer um aplicativo para chamar de seu. Nesse sentido, vivemos na era dos “apps”. Desse modo, é aí que entra o profissional da TI, responsável pelo desenvolvimento desses aplicativos para dispositivos móveis, como tablets e celulares.

É uma pós que estuda sobre a arquitetura para aplicações móveis, Internet das Coisas e segurança em TI. Aborda as plataformas iOS, Android, entre outras.

O interessante dessa pós é que os profissionais ganham conhecimento para atuar tanto em grandes empresas como freelancers. Ou seja, podem trabalhar como prestadores de serviço, oferecendo soluções para terceiros, resultado em altos ganhos financeiros. Além disso, com a possibilidade de trabalhar no conforto de casa.

Business Intelligence (BI)

Outra opção de pós em TI bastante em alta é a que aborda o Business Intelligence (BI). Ou seja, a inteligência de negócio a partir da coleta e tratamento de informações das empresas e organizações. Diferente do Big Data, que levanta dados da internet inteira, o BI extrai dados que estão dentro das próprias empresas.

Depois disso, transforma em informações relevantes para a tomada de decisões nas empresas. Essa pós-graduação trabalha com situações reais de mercado e é mais ligada a ferramentas comerciais. O objetivo é impulsionar as vendas de uma empresa a partir da melhoria de processos internos.

Engenharia de Softwares

Essa pós em TI é um pouco mais abrangente do que a de Desenvolvimento de Aplicativos Móveis. Afinal, aborda a criação de softwares para qualquer dispositivo ou objetivo de utilização.
Com essa pós, o profissional terá habilidade de atuar em todas as etapas de elaboração de um software, desde realizar o design do programa, gerenciar o desenvolvimento, até fazer testes sistemáticos.
É um conhecimento muito requisitado no mercado, uma vez que qualquer empresa ou organização precisa de softwares para suas atividades. Bem como na área de gestão empresarial, de elaboração do produto ou na indústria. É uma pós em TI que também oferece uma noção de gestão de projetos.

Segurança de Redes de Computadores

Outra área do conhecimento em TI muito valorizada pelo mercado de trabalho é a de segurança de dados. Ao mesmo tempo que as pós em TI na área souberam captar a tendência com grande oferta de cursos. Isso porque, atualmente, há uma grande preocupação das empresas em ter as suas informações invadidas por hackers, roubadas ou destruídas, o que pode comprometer toda uma operação.
Por essa razão, uma pós em TI na área aprofunda assuntos como criptografia, assinatura digital, controle de roteamento e acesso, autenticação, etc.
Essa pós graduação em tecnologia da informação trabalha com conhecimentos acerca da segurança em ambientes Linux e Windows, análise de riscos e vulnerabilidades, sistemas de controle de acesso, entre outros.

Onde encontrar cursos de pós em TI

Há uma infinidade de opções de instituições superior de ensino para profissionais que buscam uma pós em TI. A oferta maior é de especializações, que são cursos de curta duração (aproximadamente dois anos), com opções EaD, seguido de Mestrado e Doutorado.
Abaixo, vamos listar algumas universidades públicas e particulares de qualidade na área para ajudar você na escolha da melhor pós em TI. Nessa lista, contam cursos nas áreas mais procuradas, abordadas acima neste post, e também outras opções. Confere aí!

 Universidades Privadas

Estácio de Sá – Oferece cursos de pós (especialização) em todas as áreas destacadas neste post, como o de Desenvolvimento Mobile, Engenharia de Software, e até Desenvolvimento de Jogos Digitais.
– Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI) – é uma instituição de ensino superior com foco na área de TI. Abrange áreas específicas dentro do Desenvolvimento de Sofwares, Cloud Computing, Ciência de Dados, Analytics, Cybersegurança, entre outros. 
FIAP – A Fiap é uma instituição paulista também focada na oferta de graduação e pós na área de TI. A Fiap tem nota máxima do Ministério da Educação (MEC). Oferece MBA em algumas das áreas listadas no post.
UNIP – A Universidade Paulista (Unip) tem sede em São Paulo e conta com campi também em outros estados. Oferece nove opções de cursos de especialização na área de TI, com custo acessível.
Anhanguera – A Anhanguera também conta com opções de cursos de pós em TI na modalidade a distância, para todo o Brasil, com cursos de curta duração.

Universidades Públicas

Em relação às instituições públicas que oferecem cursos de pós em TI, vamos levar em conta o ranking oficial da Capes com algumas das melhores nesse quesito. Lá no site da Capes é possível acessar esse ranking completo:
Laboratório Nacional de Computação Científica – O LNCC é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e oferece programas gratuitos de mestrado e doutorado na área de TI. A instituição é uma das primeiras a aparecer no ranking da Capes com as melhores pós em TI.
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – A Unicamp possui o famoso Instituto de Computação, com programas de mestrado e doutorado gratuito na área. É uma das mais conceituadas pós em TI no país.
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da UFMG também oferece gratuitamente mestrado na área, com uma formação mais abrangente.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – A UFRGS se destaca por oferecer pós em TI no formato especialização (Engenharia de Software, Internet das coisas, etc), além de mestrado e doutorado (Computação)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – A UFSC é outra boa opção para quem procura mestrado ou doutorado gratuito em Ciências da Computação.
Agora que você já sabe quais as melhores opções de pós-graduação em TI, veja quais são as profissões do futuro e as profissões mais bem pagas do Brasil em 2019, pode ser que estas informações também contribuam no seu processo de escolha.
Acompanhe o blog Vai de Bolsa e fique por dentro de outros conteúdos sobre educação.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *