Terminei a graduação: agora não preciso estudar mais?

0
2

O diploma de conclusão do ensino superior é o pontapé inicial para ingressar no mercado de trabalho. A partir desse momento, uma dúvida é muito comum: e agora, preciso estudar mais? Saiba que é necessário, sim, mesmo após a conclusão do ensino superior, se dedicar aos estudos e aprimorar a formação e os conhecimentos. Essa é a melhor estratégia para se manter ativo no mercado de trabalho e garantir destaque na área que se formou.

Um dos caminhos possíveis para se garantir no mercado de trabalho e procurar um curso de pós-graduação. Veja a seguir como é preciso estudar mais e os benefícios que essa atitude pode trazer para a sua carreira e futuro profissional.

Descubra quais são os próximos passos que você deve dar para não deixar a peteca cair e como a formação continuada pode ser interessante para a sua vida profissional.

Leia também: Conheça os tipos de pós-graduação e qual mais combina com você

Terminei a faculdade, e agora? Por que preciso estudar mais?

Certamente, essa dúvida circula pela maioria dos alunos recém formados em uma graduação. Afinal de contas, período de transição sempre gera tensão, dúvida e instabilidade emocional. Principalmente, se a vaga de emprego não vem.

Se você está passando por esse momento, fique calmo, isso é muito natural na vida de qualquer formando. Pois uma conquista importante foi realizada, mas agora parece que, ao mesmo tempo, falta muita coisa para ingressar no mercado de trabalho, certo?

Agora você precisa acalmar os ânimos e perceber como está o seu momento e o quanto você está seguro com a sua formação. A melhor estratégia para buscar uma melhor saída para a indecisão profissional e semear um caminho destino profissional mais sólido é investir na formação continuada.

Veja a seguir 10 dicas para entender porque é preciso estudar mais após o fim da graduação.

Leia também: Baixe grátis o nosso e-book Guia para conquistar o primeiro emprego

1- Para investir em uma pós-graduação

Um dos principais fatores por que é preciso estudar mais é o de poder investir em um curso de pós-graduação. Saiba que existem duas modalidades distintas para você se dedicar e cada uma delas leva a destinos diferentes na carreira: stricto sensu e lato sensu.

Portanto, é fundamental definir seus objetivos para poder se dedicar à modalidade certa. Veja a seguir como é cada uma delas resumidamente:

  • Stricto sensu: Essa modalidade é a mais adequada para quem deseja seguir nos estudos e na carreira acadêmica. Ou seja, é focada para quem deseja fazer mestrado e doutorado e deseja investir mais tempo de estudo para ser um professor universitário.
  • Lato Sensu: Essa modalidade é focada completamente para quem deseja atuar diretamente no mercado de trabalho. Ela tem uma carga horária mais enxuta, é generalista e você pode encontrar cursos de especialização ou MBA para essa formação.

2- Para se atualizar na carreira profissional

Uma das maiores vantagens de continuar estudando após obter o diploma  é a de se atualizar na carreira. Afinal de contas, se você não investir na sua formação, você ficará para trás e perdera espaço no mercado de trabalho. Continuar estudando pode ser também uma estratégia eficiente para você fazer uma transição na carreira, por exemplo.

Afinal de contas, ninguém sabe o dia de amanhã e você pode acabar perdendo a motivação nas atividades que realiza. Portanto, ao estudar mais, faz com que você tenha planos alternativos para a profissão, além de ser alguém que domina o que faz.

3- Para investir em uma capacitação

Uma das verdades do mercado atual é que as empresas buscam profissionais capacitados. Portanto, é preciso estudar mais para buscar a capacitação na carreira e se tornar um profissional diferenciado. Ao fazer isso, você estará investindo na própria carreira, buscando uma formação complementar e se tornando alguém requisitado na empresa ou profissão que trabalha.

Uma boa estratégia para isso pode ser a de buscar um curso que ofereça pós-graduação na área que você atua. Certamente, você aprenderá conteúdos relevantes para a sua formação e carreira, que vão permitir mais crescimento profissional.

4- Trabalhar fora do país

Se você tem o desejo de trabalhar no exterior, saiba que isso só é possível através dos estudos. Portanto, esse pode ser um bom motivo para você dar continuidade aos estudos. É importante lembrar que nem sempre é muito fácil ir trabalhar fora do país. Mas, ao estudar, essas chances aumentam consideravelmente, pois quanto mais capacitado você for, mais chances terá de trabalhar fora.

Para conseguir isso é importante fazer um planejamento financeiro e avaliar quais são os melhores cursos para trabalhar no exterior. Existem diversas oportunidades para viabilizar esse desejo, pesquise sobre intercâmbio, ofertas de empregos, entre outros.

Certamente, será possível de conseguir alçar esse objetivo profissional e ter destaque na profissão, mesmo fora do país.

5- Para aprender outros idiomas

A comunicação é essencial ao ser humano. Sem dúvidas, é um dos maiores milagres realizados pela mente humana. Mas saiba que para aprender a dominar outras línguas é preciso estudar mais. E, ao fazer isso, você terá muitos benefícios em sua carreira profissional.

Portanto, não exite em estudar outros idiomas. Lembre-se que isso pode fazer de você alguém bastante diferenciado para o mercado de trabalho.

6- Prestar concurso público

Se você tem o desejo de garantir a estabilidade na profissão, um dos meios possíveis é através de concurso público. Saiba que para garantir a aprovação é preciso estudar mais. Pois, afinal de contas, você deverá ser melhor que um grande número de candidatos, pois a concorrência é acirrada e as vagas disputadas.

Sendo assim, isso só é possível com muito foco e rotina eficiente de estudos.

7- Desenvolver o pensamento crítico

Para desenvolver o pensamento crítico é fundamental estudar mais. Somente ele permite que você encare a realidade de outras formas e permite reflexões pertinentes ao que você enxerga no dia-a-dia. Portanto, o pensamento crítico pode levar você longe e permitir o entendimento de diversas situações que ocorrem na sociedade.

8- Atingir outros objetivos profissionais

Se você pretende ir além na carreira profissional, saiba que somente os estudos permitem isso. Afinal de contas, não simplesmente da noite para o dia que você consegue atingir os objetivos. Pois envolve uma série de questões, como se dedicar aos estudos e planejar uma carreira melhor.

Portanto, uma das vantagens que o estudo permite a você é o de poder enxergar outras saídas e horizontes para a carreira profissional. Sendo assim, não deixe de buscar qual é o melhor caminho para que você consiga colocar em prática outros planos mais promissores para a carreira.

9- Melhorar a saúde mental

Uma mente saudável é aquela que está sempre ativa. Portanto, estudar mais pode garantir que você se mantenha saudável psicologicamente. Pois ao estudar, você estará ocupando a sua cabeça com conteúdos relevantes para a carreira. Sendo assim, você não terá tempo em desperdiçar o tempo imaginando coisas que não são construtivas, o que pode ser algo nada positivo para você.

10- Mais maturidade profissional

Ao investir nos estudos, você também estará ganhando mais maturidade. Isso quer dizer que você terá mais sabedoria na hora de escolher um caminho profissional. Portanto, ao adquirir mais maturidade, tanto a sua vida pessoal, quanto a profissional serão impactadas positivamente. Isso se deve ao grau de experiência que é aumentado com o hábito de estudar mais.

Conclusão

E aí? Está convencido de que, mesmo após formado, é preciso estudar mais? Certamente o impacto do estudo na vida de uma pessoa é algo extremamente positivo. E após obter o diploma de conclusão de curso, você não deve se dar por satisfeito.

Pois as coisas mudam e o mercado é muito dinâmico. Portanto, você deve ter a mentalidade de que a formação e a profissão é um processo contínuo e que é feito com muito estudo e esforço. Sendo assim, é fundamental buscar a excelência nas atividades que realiza, que esse é o modo mais eficiente de garantir o sucesso profissional.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa. Lá, você encontrará diversas informações relevantes tanto para a sua vida pessoal, quanto profissional.

Portanto, não deixe de compartilhar esse blog com parentes e amigos, pois essa é a melhor maneira de transmitir informações.