primeiro emprego

5 dicas para conseguir o primeiro emprego

Conquistar a independência financeira. Essa é uma das missões mais desafiadoras para quem inicia no mercado de trabalho. Afinal, para achar o primeiro emprego é preciso dedicação, muita paciência e um pouco de sorte.

Preencher uma das vagas que exigem requisitos intermináveis é difícil para quem já tem experiência na profissão. Para quem ainda está começando, a tarefa é maior. A dica é sempre investir em qualificação, reforçar suas qualidades, trabalhos voluntários, participações em seminários e palestras. Além disso, experiências escolares costumam chamar muito a atenção dos recrutadores. Temos muitas outras dicas para você achar o primeiro emprego. Confira!

Qualifique-se sempre

Se você está buscando o primeiro emprego é porque não tem experiência no mercado de trabalho. Então, nem adianta querer concorrer com os profissionais que já possuem alguma bagagem de conhecimento prático. A principal dica é investir na qualificação.

Apresentar um currículo com cursos, formações e participações em seminários, palestras e workshops costuma prender bastante a atenção dos recrutadores. Um candidato com muitas qualificações mostra interesse e esforço. Esses são requisitos básicos para uma contratação. Então, invista tempo e recursos em você.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o MEGAVESTIBULAR Estácioque está chegando com 70%* de desconto em todo curso. Provas nos dias 17 e 18 de setembro!

É preciso ir além do ensino formal das escolas. Conquistar o seu diploma do Ensino Médio e até da graduação já deixou de ser uma vantagem para o primeiro emprego. É preciso ir adiante.

Para quem está cursando o ensino médio, por exemplo, vale muito a pena investir em um curso profissionalizante. Essa experiência vai abrir muitas portas para o seu primeiro emprego. Além disso, vai ajudar você a identificar como é o mercado de trabalho na prática, os desafios e suas habilidades para encará-los. A proposta de buscar uma qualificação mais focada no dia a dia profissional é muito boa.

Além disso, saiba que com essa qualificação você fica mais perto de ser chamado para uma entrevista de primeiro emprego. Afinal, os recrutadores vão avaliar que você já tem interesse em uma determinada área. Assim, eles poderão identificar, em uma conversa pessoal, se você tem o perfil que a empresa deseja.

Então, para começar, que tal conferir a lista de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Governo Federal? Eles são gratuitos!

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Cursos

  • Técnico em Ações de Comandos;
  • Técnico em Agroindústria;
  • Técnico em Alimentos;
  • Técnico em Armamento de Aeronaves;
  • Técnico em Artes Visuais;
  • Técnico em Artesanato;
  • Técnico em Artilharia;
  • Técnico em Cenografia;
  • Técnico em Comunicação Visual;
  • Técnico em Confeitaria;
  • Técnico em Dança;
  • Técnico em Desenho Civil;
  • Técnico em Desenho Militar;
  • Técnico em Design de Interiores;
  • Técnico em Edificações;
  • Técnico em Fabricação Mecânica;
  • Técnico em Panificação;
  • Técnico em Petroquímica;
  • Técnico em Processos Gráficos;
  • Técnico em Têxtil;
  • Técnico em Vestuário.

Para ter acesso a um desses cursos, você deve acessar o site do Pronatec. Todas as informações necessárias para conquistar uma vaga, etapas de inscrição e seleção estão no portal.

Além desses cursos oferecidos pelo Governo Federal e que podem apoiar você na conquista do primeiro emprego, vale dar uma olhada no site da Fundação Bradesco. A instituição tem uma Escola Virtual. Assim, oferece cursos de capacitação de forma online e também gratuita. São mais de 80 cursos disponíveis no portal da fundação Bradesco. Todos são gratuitos e disponibilizam um certificado de conclusão.

Dessa forma, você tem mais uma oportunidade de conseguir a sua qualificação e conquistar o seu primeiro emprego. Veja alguns dos cursos oferecidos:

  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Estratégia de Negócios;
  • Introdução à Administração;
  • Introdução à Gestão de Projetos.

Faça um bom currículo

Agora que você já sabe no que deve focar, preste muita atenção em como montar um bom currículo para conseguir o seu primeiro emprego. O principal desafio aqui é driblar a falta de experiência profissional. Então, saiba que é preciso valorizar outras habilidades na hora de preencher esse documento.

O currículo é fundamental. Ele precisa resumir todas as suas qualificações. Esse é o seu primeiro contato com a empresa contratante. Dessa forma você precisa chamar atenção no primeiro momento. Só assim poderá conseguir o seu primeiro emprego.

A primeira proposta é sempre buscar vagas que têm alguma relação com a sua formação e com a sua área de interesse profissional. Assim, você já sai na frente. Conseguirá se destacar na hora de montar o currículo e também responder a todas as perguntas na hora da entrevista.

Depois, ao preencher o seu currículo para o primeiro emprego, vale sempre reforçar suas habilidades e planos para o futuro. Certifique-se de que não existem erros de gramática. Para isso, você pode usar ferramentas como o Word e até corretores disponíveis gratuitamente na internet. Além disso, nunca minta em um currículo.

Destaque

Coloque na primeira página todos os seus contatos pessoais, como: nome completo, e-mail, telefone e redes sociais (profissionais). Lembre-se de mencionar e valorizar bastante a sua formação acadêmica. Detalhe o nome do curso e todas as disciplinas que você aprendeu. Se houver atividades práticas, descreva também. Elas poderão apoiar você a provar mais conhecimento sobre a área de busca do primeiro emprego.

As informações mencionadas até aqui precisam estar sempre no início do seu currículo. Elas devem ganhar mais destaque para chamar a atenção do recrutador. Além disso, lembre-se de começar em ordem cronológica decrescente. Ou seja, da sua formação mais antiga para a mais recente.

Depois disso, abra um campo no seu currículo para destacar os trabalhos voluntários, freelancer, participação em Workshop e Palestras. Isso vai provar para o recrutador que você tem força de vontade e interesse no primeiro emprego.

Sem informações falsas

Parece algo muito óbvio, mas serve sim como dica. Nunca use uma informação falsa em seu currículo ou em uma entrevista para o primeiro emprego. Se não conhecer o assunto ou não tiver contribuições sobre o tema, prefira não responder. Assim, você evita problemas já no início da sua carreira profissional. Lembre-se que os recrutadores se conhecem. Muitos são colegas de profissão. Assim, mentir em uma entrevista para o primeiro emprego pode causar muitos problemas em futuras oportunidades.

Prepare-se para a entrevista

Seguindo todos os passos até aqui, em algum momento você será chamado para entrevista do primeiro emprego. Prepare-se! Essa é uma etapa muito importante. A primeira orientação é pesquisar sobre a empresa. Você pode buscar informações no site, redes sociais e até se conectar (profissionalmente) com os funcionários dessa empresa. Avalie o que eles falam da instituição e busque notícias na mídia sobre a empresa.

Seja pontual para sua entrevista do primeiro emprego. Se o horário é às 12h, chegue 11h45. Assim, você também vai mostrar interesse e disponibilidade. São pontos importantes e que vão contar para sua próxima etapa de classificação.

Além disso, cuide do seu visual. Aqui, estamos falando de roupas e acessórios. Nada de bonés, roupas rasgadas ou muita cor. Seja discreto e elegante. Mostre que você se adapta a todos os ambientes profissionais.

Quando começar sua entrevista de emprego, faça perguntas. Interaja com o entrevistador e deixa a conversa fluir. Isso vai reforçar sua capacidade de comunicação, mais um ponto importante para o primeiro emprego.

Por fim, aprenda a falar sobre você e seus objetivos profissionais. Se ainda não pensou sobre isso, treine em casa, na frente do espelho. Isso vai dar mais segurança para você.

Saiba onde buscar uma oportunidade

Com todas essas dicas, chegou a hora de achar o primeiro emprego. Então, separamos aqui uma lista completa de onde você pode conseguir sua próxima oportunidade profissional. Existem muitos programas e portais destinados para jovens. Vale a pena buscar na internet:

  • Programa Aprendiz Legal;
  • Programa Jovem Aprendiz;
  • Programas Trainee;
  • Programas de estágio;
  • Portal do programa CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola);
  • Portal Nube;
  • Portal Cia de Talentos.

Além disso, lembre-se de cultivar uma rede de contatos profissionais. Os seus colegas de curso podem ser ótimos contatos. Por fim, dedique pelo menos quatorze horas por semana para buscar o seu primeiro emprego.

Aliás, se com a lista de portais que já citamos aqui você ainda não conseguir uma vaga interessante, confira neste post alguns sites que poderão ajudar você nessa empreitada.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *