Se você deseja trabalhar na área da educação, mas sem exercer a profissão de professor, saiba que isso é possível através de uma formação chamada Processos Escolares. Ela qualifica profissionais para atuarem fora das salas de aula, auxiliando nos processos administrativos das escolas e dando apoio às atividades que são relevantes para a educação. E o mercado de trabalho é bastante promissor.

Se você gosta de comunicação e realizar trabalhos administrativos, essa formação é bastante indicada. Pois, o espaço escolar é um terreno bastante diversificado que também necessita de quem realize atividades junto à coordenação e pedagogia.

Esse curso é oferecido na modalidade tecnóloga e de nível superior, com uma duração média de 3 anos. Durante essa formação, o aluno irá aprender atividades relacionadas ao planejamento, controle, com habilidade e competência para buscar atingir metas e resultados para as escolas. Ou seja, bem diferente da função de professor.

Afinal de contas, esse espaço necessita de uma boa gestão. Além disso, uma equipe competente para conseguir dar conta de toda a burocracia que envolve o destino dos recursos para as instituições de ensino. A Estácio e a FMU, por exemplo, são duas instituições que oferecem cursos de qualidade na área.

Leia também: Baixe grátis o nosso e-book Guia para conquistar o primeiro emprego

Como funciona o curso de Processos escolares

Esse curso também é conhecido como tecnólogo em Gestão Escolar. Essa formação existe desde o ano de 2010, aprovada pelo MEC (Ministério da Educação). Essa formação é destinada a profissionais que não atuam na docência ou regência de classe. A inclusão desse curso permite que a área da educação seja ainda mais democrática, com uma formação que não seja da licenciatura.

Portanto, ela qualifica o profissional para atuar apenas na parte administrativa, fornecendo mais qualidade para a escola onde atua. A grade curricular desse curso também é bastante abrangente, pois envolve disciplinas que são da área da administração e da educação.

Isso permite que o aluno adquira conhecimentos interdisciplinares, podendo atuar em departamentos da pedagogia ou da administração nas escolas. Sendo assim, quem se forma estará qualificado para trabalhar de todos os processos que envolvem a educação dentro do ambiente escolar.

Grade curricular

Confira a seguir a grade curricular desse curso:

  • Percurso da Gestão Escolar;
  • Diretrizes e Normas;
  • Organização e uso Pedagógico do Espaço Escolar;
  • Gestão Democrática Escolar;
  • Escola: Autonomia e Articulação;
  • Gestor Escolar: Novas Competências;
  • Padrões de Competências de Diretor de Escola;
  • Participação da Família e da Comunidade no Processo Educacional e na Escola;
  • Registro da Memória e da Documentação da Escola;
  • O papel da Gestão Escolar no ensino e na condução de um Projeto Político Pedagógico;
  • A importância da Gestão Escolar para o sucesso dos alunos;
  • Organização e Gestão da Escola;
  • Eleição do Diretor;
  • Estrutura física da escola;
  • O que fazer se sua unidade escolar não conta com espaços adequados?;
  • Organizar a Programação dos Jogos e Brincadeiras no Intervalo;
  • Os corredores da escola;
  • Sala de aula, o banheiro, a refeição, a biblioteca da escola, informática e a sala de arte;
  • Programas federais para as escolas;
  • Exemplo de cronograma anual.

Ao finalizar a carga horária do curso, o aluno terá direito ao certificado de conclusão, pois essa é uma formação superior de nível tecnóloga.

Onde estudar para ser um profissional da educação

Se você tem interesse em trabalhar em outras profissões da área da educação. Você pode fazer outros cursos da licenciatura. A diferença é que essa formação é focada em formar professores. Se você mora na região de São Paulo, é possível fazer um curso presencial de graduação no Centro Universitário FMU. A vantagem desse nível de ensino é a de fazer uma pós-graduação no grau de mestrado e doutorado.

Mas se você mora em outra região e tem interesse em fazer um curso de graduação ou pós-graduação a distância. É possível estudar na instituição de ensino Estácio. É importante ressaltar que ambas as universidades aceitam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e dependendo da nota, você pode obter uma bolsa de estudos de até 100%.

Outra possibilidade para quem é da área docente, mas deseja se especializar em processos escolares, é um curso de pós. Isso permitirá que você trabalhe na parte administrativa da escola além da regência de aula. Portanto, pode ser uma maneira de dar uma incrementada no currículo acadêmico.

O mercado de trabalho para quem é formado em processos escolares

O mercado de trabalho para quem é formado em um curso de processos escolares pode ser bastante diversificado dentro da área educacional. Através dessa formação é possível trabalhar em escolas públicas de qualquer esfera, podendo ser municipal, estadual ou federal.

Para isso, é necessário ficar de olho nos editais dos concursos públicos, pois essa é a única forma de atuar na educação pública.

Além dessa alternativa, também é possível trabalhar em escolas particulares. Para isso, é fundamental montar um bom currículo e investir na carreira acadêmica durante o curso. Porque a forma de contrato nessas instituições é via CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). Portanto, é fundamental ter uma formação diferenciada e com o maior acúmulo de experiência possível.

Outra possibilidade de trabalho para quem tem essa formação, é a possibilidade de atuar em cursinhos pré-vestibulares. Pois eles também necessitam de profissionais que entendam de coordenação, projeto pedagógico e administração do campo escolar.

Isso pode garantir a você uma gama de possibilidades interessantes para trabalhar com processos escolares. Embora seja uma formação que restrinja o aluno a atuar apenas no ambiente educacional, a demanda para essa área sempre existirá.

A importância de um curso de Processos Escolares

Essa formação é fundamental para que a escola tenha uma infraestrutura organizada e um bom destino para os recursos vindos dos órgão públicos. Isso permite que o ensino prestado nessa instituição tenha mais qualidade e forme alunos de maneira mais sólida. Pois puderam usufruir de uma instituição que soube agregar outras questões além da educação prestada.

Portanto, o trabalho desse profissional reflete na própria maneira que a escola conduz e coordena toda a administração. Além disso, através dessa formação, é possível agilizar os processos que são realizados nas escolas, diminuindo a burocracia e garantindo maior praticidade.

Pois quem trabalha com isso lida com diversos segmentos educacionais envolvidos em uma escola, sendo eles complexos ou simples.

Uma escola bem organizada minimiza muitos problemas. Isso é importante tanto para o papel social que a instituição de ensino desempenha em torno de sua localização, quanto para as questões internas. Sendo assim, uma boa organização desses processos que envolvem uma escola, permitem que ela consiga captar mais recursos e ganhar maior visibilidade.

Portanto, esse curso desempenha um papel fundamental para um ambiente educacional, fazendo dele mais promissor e que tenha uma estrutura física e de ensino eficientes.

Conclusão

Agora que você sabe mais o que faz um profissional formado em processos escolares. Certamente pode perceber que uma escola necessita de uma administração eficiente, de modo que o serviço prestado nela seja funcional e prático.

Se você tem interesse em trabalhar na área da educação, mas acha que a sala de aula não é o local mais adequado para você, essa formação será de extrema importância para a sua carreira profissional.

Para isso, basta ter afinidade com questões administrativas e gostar de trabalhar em equipe e ter espírito de liderança. Pois um ambiente que lida com educação é fundamentado por essas duas questões. Não é possível realizar grandes feitos de maneira solitária e é preciso saber delegar para que as melhores decisões sejam tomadas.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui