Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

Querido professor: o que te move nessa jornada de dar aulas?

A escolha da carreira profissional, provavelmente, seja uma das mais importantes a ser feita na vida. Afinal de contas, tudo pode girar em torno desse caminho, como por exemplo, a cidade onde vai morar, um plano de carreira, futuros investimentos, entre outras. Portanto, uma pessoa escolhe determinado caminho por alguma motivação ou afinidade. E uma das carreira que necessita muita motivação é a de professor, pois o contexto social, cultural e até financeiro da carreira não tem sido muito atrativo.

No entanto, é justamente esses aspectos que queremos aprofundar nesse post. Ou seja, como encontrar motivação para se dedicar a carreira docente. Muitas vezes retratadas em histórias e filmes, a profissão de professor é muito desafiadora e ao mesmo tempo recompensadora.

Será que vale a pena seguir nesse caminho? É uma jornada que começa, por exemplo, em um curso de licenciatura. Veja a seguir e descubra como pode ser motivadora e interessante essa profissão e confira também algumas razões para se dedicar a essa nobre tarefa que é transmitir o conhecimento.

Leia também: E-book grátis: como fazer uma redação nota mil!

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Será que ainda vale a pena ser professor?

Se você for pensar pelo fator econômico, talvez a resposta não seja positiva. Afinal de contas, o salário de um professor ainda não é motivo de orgulho no país e a educação carece de muitos investimentos. Porém, é importante que você saiba que nem todas escolhas na vida profissional de uma pessoa são feitas pela remuneração. Muitas vezes, receber um salário alto pode não ser sinônimo de felicidade e o mais importante é o profissional estar satisfeito com a carreira.

Embora o salário de um professor possa não ser muito atrativo, saiba que existe uma saída para melhorar essa condição. Ou seja, a única e melhor estratégia para isso é investir na carreira acadêmica. Pois, somente um curso de pós-graduação pode permitir que você melhore de remuneração na carreira de docente. É através desse investimento na carreira acadêmica que um professor pode alçar o título de mestrado e doutorado.

Portanto, a resposta para essa pergunta é positiva. Acredite, ainda vale a pena ser professor e os motivos não são poucos. E como qualquer carreira, para obter uma boa remuneração, é fundamental se especializar e mirar alto, como a carreira de professor universitário, por exemplo.

A profissão de professor é a base de tudo, pois um bom professor pode impactar positivamente na formação de um aluno. Além disso, é uma profissão movida pelo dom e pela vontade de transformar o mundo em um lugar melhor e mais justo.

Se você tem esse carrega esse desejo, talvez essa seja uma excelente opção de carreira para você. Veja a seguir 5 motivos de como a carreira de professor pode ser interessante e motivadora.

1- A oportunidade de ser alguém marcante para os alunos

É muito provável que alguma pessoa tenha um professor como referência positiva na vida. É fato que muitos grandes mestres permitem que os alunos possam evoluir de maneira brilhante em suas vidas, porque a educação que receberam foi marcante.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Além disso, um bom docente pode transformar a vida de um aluno indisciplinado ou que não tenha o hábito de estudar. É através de ser métodos de ensino diferenciado que ele consegue achar uma brecha e fazer com que a aprendizagem se realize. E, muitas vezes, a escola é a única família que um indivíduo carente possui.

Portanto, é através dessa incrível capacidade que será possível marcar positivamente alguém e essa pessoa reconhecer eternamente o bem que as aulas fizeram para ela. Sendo assim, um professor movido pela paixão de ensinar consegue derrubar qualquer muralha.

2- A profissão de educador é a base de tudo

Embora a tarefa de ensinar não seja muito valorizada, é importante ter em mente que ela é fundamental na vida de qualquer ser humano. Pois é através da educação que são formados médicos e qualquer outra profissão considerada fundamental para a sociedade.

Todo mundo sonha com uma profissão de destaque, certo? O único caminho para isso é estudar e essa atividade mediada só é possível através da transmissão de conhecimentos que o professor passa aos alunos. Portanto, sem esse profissional, não existiriam outras profissões.

2- Lutar constantemente por uma causa nobre

Realmente a vida não é lá muito fácil. Pois é comum a todos travar batalhas diárias para fazer o dia dar certo. E como qualquer guerra, existe o dia da vitória e da derrota. Portanto, um professor deve ser movido pelo nobre instinto de lutar por aquilo que é certo e justo. É através de pequenas vitórias que os direitos são adquiridos e a vida melhora para todos.

Portanto, o professor que é engajado é aquele que nunca desiste de lutar por condições melhores para todos e muitas vezes, essa luta começa na sala de aula. Pois é transformando o pensamento apático em crítico, que as pessoas conseguem enxergar com mais clareza questões que podem ajudar a sociedade a ser melhor.

3- Entender que a recompensa nem sempre é financeira

Para ser um bom mestre, é preciso entender que antes de tudo é preciso aprender constantemente e estudar sempre. Sendo assim, ao ensinar, o professor estará aprendendo de forma consistente e sólida. Além disso não existe recompensa maior do que saber que um aluno venceu na vida com os ensinamentos que teve em aula.

Portanto, o professor deve também ser movido pelo sentimento altruísta e perceber que a verdadeira motivação é a de permitir que os alunos garantam outros acessos a partir daquilo que foi aprendido em aula.

4- Saber que não existe rotina

Se você acha que a profissão de educador é rotineira, saiba que está muito enganado. Não existe dia fácil no papel de ensinar e cada dia é diferente do outro. Além disso, um professor terá várias turmas diferentes, o que fará da profissão algo muito dinâmico e bastante variável.

Isso acontece, porque cada indivíduo é único e nenhuma turma é igual a outra. Se você não gosta de rotina fixa, essa profissão pode ser bastante indicada para você.

5- Possibilidade de fazer novas amizades

Ensinar pode possibilitar a você fazer uma série de novas amizades. Afinal de contas, foi-se o tempo em que o professor ocupava um altar na sala de aula e de lá apontava as lições para os alunos. Um dos métodos de ensinos mais eficientes da atualidade é aquele em que o professor ocupa uma posição horizontal. Isso permite um contato mais direto com os alunos, o que acarreta em aulas mais dinâmicas, permitindo com que o professor conheça o histórico de cada aluno.

Se você é alguém que cativa as pessoas, certamente, o discentes terão carinho e amizade por você. Ao despertar esse sentimento, certamente as aulas serão mais amenas e os alunos vão se sentir motivados para estudar.

Portanto, é fundamental que o professor seja cordial e desperte simpatia pela turma. Caso contrário, o convívio será muito difícil e as aulas não terão o efeito desejado, que é transmitir a aprendizagem.

Vá em busca da satisfação pessoal

Obviamente, existem muitos outros motivos que fazem da profissão de professor uma tarefa muito interessante. Além desses exemplos, quem trabalha na sala de aula tem direito a férias duas vezes ao ano. Portanto, pode ser uma maneira de aproveitar e viajar ou até mesmo estudar mais e se qualificar melhor na profissão.

O grande diferencial em se dedicar ao ensino é o de fazer a diferença para outras pessoas. A recompensa é você saber que, de alguma forma, contribuiu para uma sociedade melhor e ajudou os alunos através das aulas.

Vale lembrar também que dificuldades existem em qualquer outra profissão. E o que deve manter você firme na atividade que exerce é o quanto ela garante satisfação a você.

Procure um bom curso de graduação

A melhor estratégia para garantir a satisfação na profissão que exerce é de investir constantemente em novas ferramentas de aprendizagem e ensino e se dedicar a uma pós-graduação. Isso possibilita que você mantenha os estudos em andamento e evita que a profissão seja monótona.

Além disso, vale a pena procurar instituições de qualidade, como Estácio, FMU e IBMR, para iniciar uma graduação na modalidade licenciatura.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *