Se você tem um dom e talento para as artes, saiba que é possível exercer a profissão de artista. Embora o artista tenha um dom natural, mesmo assim é possível buscar uma formação para desenvolver essa característica. A profissão artista é diferente das carreiras convencionais, mas também pode ser aperfeiçoada com um bom curso de graduação. Neste post, vamos listar algumas sugestões para você seguir carreira na arte.

Descubra também se você se encaixa no perfil dos curso e se eles podem realmente oferecer mais para desenvolver suas técnicas e aptidões artísticas. As opções abaixo vão muito além de artes cênicas e visuais. Além disso, muitos desses cursos são oferecidos por instituições de ensino superior de qualidade, como Estácio, FMU e IBMR.

Confira todos os detalhes!

Leia também: Baixe grátis o nosso e-book Guia para conquistar o primeiro emprego

As formações possíveis para exercer a profissão de artista

Se você é alguém criativo, que tem vocação para o meio artístico em geral, por que não estudar e se tornar um profissional graduado em alguma área que trabalhe com artes? Saiba que existem diversas possibilidades para você estudar nesse meio e além de aperfeiçoar aquilo que você já sabe, é possível obter um diploma.

Portanto, concluir um curso superior ou outra formação, em alguma área relacionada com as artes, pode garantir um lugar de destaque para a sua carreira profissional. Veja uma lista com algumas formações possíveis que podem garantir a você mais seguração para se dedicar a profissão de artista:

1- Música

Se você tem o talento e dom de tocar algum instrumento, saiba que a faculdade de Música pode ser uma boa pedida. Para ingressar nesse curso, você deve prestar o vestibular para alguma instituição de ensino e após ser aprovado, basta se dedicar a essa formação, que você terá um diploma de ensino superior.

É possível encontrar duas modalidades de ensino na graduação de Música: bacharelado ou licenciatura. Se você tem interesse em transmitir seus conhecimentos artístico, o interessante é você cursar a modalidade de licenciatura. Afinal de contas, é essa formação que permitirá você dar aulas e ir para uma sala de aula.

Por outro lado, se você tem interesse em atuar no mercado de trabalho como músico, o interessante é você escolher o bacharelado. Essa modalidade irá ensinar você a atuar em diversos segmentos da música, o que pode ser bastante promissor dependendo do seu perfil profissional.

Além disso, a faculdade de Música tem uma duração média de  4 anos. Portanto, é tempo o suficiente para se formar em uma profissão de artista.

2- Design

Se você tem uma mente criativa e gosta de se dedicar a projetos ou até mesmo desenhar. Saiba que a graduação de design pode ser uma excelente estratégia para sua carreira de artista. Afinal de contas, as possibilidades de se trabalhar nesse segmento são muitas.

Além disso, a área do design está muito aquecida nos tempos atuais. Portanto, essa pode ser mais fácil de ocupar uma vaga de emprego assim que se formar.

O curso superior de Design dura 4 anos em média, e é oferecido na modalidade de bacharelado. Isso quer dizer que é uma formação generalista, com foco no mercado de trabalho.

3- Arquitetura

Se você, além do talento artístico, tem afinidade com a área das ciências exatas, saiba que a graduação de Arquitetura pode ser promissora. Talvez essa seja a formação que mais instiga a criatividade e esteja relacionada com as artes dentro de uma área de exatas. Grandes arquitetos, geralmente são apreciadores das artes em geral e tem bastante aptidão artística.

O curso superior de Arquitetura tem uma duração média de 4 anos e também oferece p título de bacharel para quem se formar. Portanto, uma formação voltada para o mercado de trabalho.

4- Fotografia

Se você tem um bom olho, gosta de cores, luz e sombra, saiba que a fotografia também é uma profissão de artista. Para entender mais como são as técnicas fotográficas, existe curso superior que pode fazer de você além de artista, um fotógrafo profissional.

Além disso, ao trabalhar nesse ramo, as possibilidades de atuação de um fotógrafo são bastante variadas. Sendo assim, você pode trabalhar com foto jornalística, artística, entre muitas opções.

O curso de Fotografia dura em média 4 anos e também oferece o título de bacharel. Além disso, você pode encontrar cursos de especialização ou profissionalizantes para essa formação.

Essas outras modalidades podem ser uma estratégia válida para você se formar em um tempo menor e ingressar no mercado de trabalho de maneira mais rápida. O porém é que o aprofundamento teórico é menor.

5- Artes Cênicas

Se você tem desenvoltura, gosta de encenar e interpretar, por que não se dedicar a uma graduação em Artes Cênicas? O tempo médio para obter o diploma nesse curso é de 4 anos, que também é oferecido na modalidade de bacharelado. Além disso, você aprenderá sobre dramaturgia, expressão corporal, além de outros conteúdos teóricos que podem enriquecer muito o seu talento.

Esse curso fará de você um ator profissional, através dessa profissão você representará personagens e transmitirá ao público emoções e sentimentos.

Sendo assim, o campo de trabalho dessa profissão de artista pode ser telenovelas, filmes, comerciais e peças de teatro. Portanto, pode ser uma área bastante promissora se você tem o dom de expressar sentimentos através do corpo e da voz.

6- Desenho Industrial

Se você é criativo e tem várias ideias sobre projetos que podem se tornar produtos. O curso de Desenho Industrial vai preparar você para isso. Esse curso tem um tempo médio de 4 anos de duração e oferece o diploma de bacharel. Portanto, é uma área muito focada para o mercado de trabalho.

As possibilidades de trabalho para esse profissional também podem ser bastante amplas. Podendo projetar diversos produtos, desde máquinas, eletrodomésticos ou até mesmo jóias.

Além disso, essa área pode ser bastante promissora na criação de marcas e de logos. Se você tem aptidão para o desenho, não perca mais tempo, essa pode ser a sua praia.

7- Artes Visuais

A graduação de Artes Visuais é a ideal para quem gosta de trabalhar com pinturas, esculturas ou desenhos. É uma formação que exige bastante criatividade do aluno e pode ser muito promissora para você seguir na profissão de artista.

O tempo de duração do curso é de 4 anos em média e oferece o diploma de bacharel. saiba que algumas instituições cobram uma prova de habilidades específicas em seus vestibulares. Essa prova avalia a criatividade e a qualidade técnica do concorrente a vaga.

Quando for se inscrever, fique atento ao edital para que você não seja pego de surpresa e também para que você consiga se preparar.

Conclusão

E aí? Se interessou por um desses cursos? A profissão de artista pode ser, na verdade, muito ampla. Para ser bem sucedido nesse ramo, é fundamental que você saiba identificar qual é o seu perfil e por qual área tem mais afinidade.

Ao fazer isso, você estará tomando uma decisão sabia para carreira que você deseja investir. Portanto, é de suma importância que você pesquise sobre os cursos e avalie quais são as perspectivas de trabalho para a formação que você escolher.

Geralmente, os artistas são pessoas engajadas por alguma causa e são impactadas diretamente pelo movimento da sociedade. Portanto, são profissionais sensíveis e conseguem expressar em seu trabalho o reflexo de tudo aquilo que sentem sobre o momento da sociedade.

Se você tem talento para ser um artista, não desperdice. Pois esse profissional é indispensável para a cultura, e muitos exercem uma influência muito positiva no mundo. Afinal de contas, é graças a arte que o mundo e a realidade se tornam lugares melhores e suportáveis de se estar.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui