profissões com foco em pesquisa

Quais são as profissões com foco em pesquisa na área da saúde?

Se você tem interesse em trabalhar na área da saúde, as profissões com foco em pesquisa podem ser uma boa opção de carreira para atuar nesse segmento. Por meio da pesquisa, é possível ter grande contribuição para o avanço científico na cura de doenças ou desenvolvimento de vacinas, por exemplo. Podemos citar a Biomedicina, Farmácia, Química, Biologia, Biotecnologia, entre outras, como campos em potencial de profissões com foco em pesquisa.

Leia esse post e descubra quais são as graduações que investem e incentivam os alunos elaborem pesquisas científicas. Saiba mais sobre esse importante caminho em que as descobertas possibilitam uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Em resumo, vamos abordar também as perspectivas dessas áreas para o mercado de trabalho. Confira!

As profissões com foco em pesquisa

Se você deseja trabalhar em um emprego onde o foco são as pesquisas, saiba que isso pode ser iniciado desde a graduação. Desse modo, é importante escolher um curso que incentive esse tipo de estudo e que além da teoria, possa ser aplicado na prática.

Portanto, é fundamental que você consiga visualizar a teoria de modo que seja plausível de ser colocada em prática. Sendo assim, a possibilidade de acertar o curso de graduação será grande.

Confira a seguir algumas graduações que instigam a pesquisa científica.

Os cursos de graduação com foco em pesquisa

Se você curte trabalhar com pesquisa, nada melhor que investir em um curso que leve você para esse caminho profissional. Saiba que é possível se destacar nessa área e para isso, é necessário escolher uma universidade que permita que você possa se dedicar às pesquisas.

Confira alguns cursos de graduação que podem ajudar você a seguir nessa carreira na área da saúde.

1- Biomedicina

A graduação de Biomedicina pode ser uma área com bastante potencial para quem deseja explorar a carreira de pesquisador. Além das inúmeras possibilidades de atuação que esse curso permite, também é possível trabalhar na área de pesquisas através de estudo sobre vacinas.

A profissão de biomédico é bastante focada nessa área e também fundamental para o desenvolvimento da ciência através das pesquisas. Se você gosta de trabalhar na área da saúde, essa pode ser uma boa opção.

2- Farmácia

O curso de Farmácia pode ser uma área bastante promissora. Pois a indústria farmacêutica é a que mais cresce e exige demanda, além de ser umas das mais lucrativas em todo mundo.

Se você gosta de ciência, essa pode ser mais uma opção de profissões com foco em pesquisa e fazer que você tenha seja um profissional pesquisador.

3 – Química

O curso de Química pode ser uma graduação bastante relevante para atuar no campo de pesquisas. Além de atuar na área da saúde, quem é graduado nesse curso pode trabalhar em diversos segmentos da indústria química, como fábricas, refinarias, entre outras.

Além disso, se você não tem interesse em atuar no mercado de trabalho, é possível optar para trabalhar na sala de aula, ensinando os conteúdos dessa disciplina. Para isso, é necessário ter optado pela formação de licenciatura.

4 – Biologia

O curso de Biologia é semelhante ao curso de Química. Isso quer dizer que ao se graduar, é possível atuar em diversos segmentos dessa área, como indústria, sala de aula e também na área da saúde.

Muitas outras profissões que trabalham com pesquisas científicas se amparam nos conteúdos da Biologia para fundamentar o trabalho. Sendo assim, a profissão de biólogo pode ser uma carreira bastante promissora para quem deseja focar em pesquisa.

5 – Biotecnologia

Se você curte a área da Biologia, o curso de Biotecnologia pode ser uma área bastante promissora para você se dedicar. A profissão de biotécnico tem um amplo espectro de atuação e a pesquisa também é uma possibilidade.

O profissional dessa área atua diretamente na análise e pesquisa de matérias biológicas servindo também para a área da saúde.

6- Nutrição

Outro curso que pode ser importante para a formação de pesquisadores é a graduação em Nutrição. Essa é uma área que se relaciona muito bem tanto para a área da pesquisa, quanto para área da saúde.

O nutricionista é responsável por desenvolver dietas e pesquisas no campo nutricional para que as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor. Se você tem afinidade por essa área, vá em frente, que essa profissão pode ser um excelente opção de carreira.

7- Neurociência

Se você curte a área da ciência e se interessa sobre como ela se relaciona com a área da saúde. Os estudos sobre neurociência podem fornecer a você inúmeras respostas de como funciona o cérebro. E, também, de como o ser humano se desenvolve psicologicamente.

Essa área pode ser estudada em muitos cursos de graduação, desde a Psicologia, Medicina ou até mesmo na área das Letras. Em conteúdos que fazem parte da Psicolinguística. Para se tornar um pesquisador dessa área, é preciso estar cursando alguma dessas graduações e optar pelos conteúdos correlacionados.

8- Medicina

Se você tem interesse em atuar de forma direta na área da saúde e também trabalhar com pesquisa, saiba que a graduação de Medicina prepara você para realizar esse tipo de trabalho. Pois o médico é aquele que investiga e estuda determinados casos, com a finalidade de chegar a um diagnóstico e aplicar o tratamento específico para resolver a patologia de que sofre o paciente.

A única desvantagem desse curso é o nível de concorrência que é altíssimo, fazendo com que ele seja sempre um dos mais disputados pelas universidades do país.

O perfil de quem deseja ser pesquisador

Antes de tudo, quem deseja ter como profissão a carreira de pesquisador, saiba que é fundamental gostar de estudar e investigar problemas. Sem ter a certeza de encontrar a resposta.

Além disso, é preciso gostar de estudar ou ter proficiência em língua estrangeira. Pois muitas pesquisas em áreas interessantes são feitas em outros países. Além de ampliar o leque de atuação, você pode ter outros insights sobre a área que você deseja investigar.

Ter uma mente curiosa também pode ser bastante útil para se dedicar ao campo da pesquisa. Pois sem essa característica não seriam possíveis diversos avanços científicos na sociedade.

Cientista ou pesquisador

Você sabe a diferença entre essas duas profissões? Embora elas atuem de maneira semelhante, a atuação de cada uma pode ser muito distinta e específica.

O cientista se difere do pesquisador pelo aprofundamento teórico., Ele deve realizar experiências inovadoras na obtenção de resultados positivos. Ele muitas vezes é responsável por obter respostas sem saber como chegar a elas ou partindo pelo pressuposto daquilo que já foi publicado. Utiliza esses dados de forma sistemática e pormenorizada.

Sendo assim, o perfil de um cientista é de alguém crítico e cético e essas características são responsáveis pelo avanço de de suas experiências.

Em contrapartida, o pesquisador trabalha na obtenção de respostas para um determinado problema. Sempre a partir de pesquisas que terá utilidade para o meio acadêmico científico ou de mercado. Portanto, o cientista aprofunda esse tipo de discussão para avançar em determinado campo de conhecimento.

Como se tornar um pesquisador

Para atuar em profissões com foco em pesquisa, é fundamental você começar a procurar um projeto de iniciação científica desde a graduação.

Sem dúvida esse complemento na formação fará com que você descubra como fazer uma pesquisa científica. Além disso, é preciso se familiarizar com esse tipo de atividade. Isso vai garantir que você adquira a experiência precocemente.

Conclusão

Em resumo, para atuar em pesquisa é fundamental gostar de estudar. E também é preciso lidar com as frustrações, que são comuns em qualquer carreira.

Muitas vezes um pesquisador investe energia, tempo, dinheiro e disposição em um projeto que o resultado pode ser nulo. Mas mesmo assim, a contribuição para a comunidade pode ser enorme. Pois a pesquisa feita serve de apoio para outras futuras, que encontraram outros caminhos possíveis para obter as respostas necessárias.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades? Não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *