Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
profissoes-em-alta-conheca-carreiras-favorecidas-tecnologia-vai-de-bolsa

Conheça as profissões em alta no setor de tecnologia no Brasil

A cada ano, além das profissões tradicionalmente mais procuradas, como as das áreas de Medicina, Direito e Odontologia, surgem outras que se destacam na preferência dos estudantes: as chamadas “profissões em alta”.

O sucesso dessas profissões acaba sendo uma resposta a exigência crescente do mercado de trabalho – e, consequentemente, a ótimas ofertas de vagas e salários.

O resultado de todo esse sucesso é o aumento da procura dos estudantes por essas áreas nos vestibulares e demais processos seletivos.

Entre as profissões em franca expansão no mercado brasileiro destacam-se as ligadas à área de tecnologia da informação (TI), que mantém uma ótima perspectiva de crescimento nos próximos anos. 

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Neste artigo, apresentamos a você 7 cursos da área da tecnologia da informação que podem ser fundamentais para você seguir uma das profissões em alta no mercado brasileiro.

Confira também, outras opções de graduação em uma das mais respeitadas e qualificadas universidades do Brasil.

Preparado para seguir uma profissão em alta? Então vamos lá!

Por que as profissões de tecnologia fazem tanto sucesso?

A área de tecnologia faz parte do hall das profissões em alta, e deve permanecer nesta lista por muitos anos ainda. 

Além disso, com a pandemia que obrigou setores a se reinventarem e nos trouxe novos hábitos, essas profissões ganharam ainda mais importância.

Entre as formações na área de tecnologia são consideradas profissões em alta todas aquelas relacionadas com programação e segurança de dados e informações. 

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Nesse sentido, estão especialmente em evidência as formações que preparam os profissionais para programar em linguagens relacionadas à automação, internet das coisas, inteligência artificial e machine learning.

A expectativa do mercado é que a área de tecnologia da informação e as profissões relacionadas com ela terão um crescimento acima da economia do País nos próximos anos.

Nesse universo de profissionais qualificados, os desenvolvedores de sistemas, de softwares e de aplicativos para dispositivos móveis estão entre os mais requisitados.

Segundo o site da Impacta Treinamentos, atualmente, 13 profissões da área de TI continuam crescendo e têm ótimas perspectivas de vagas em aberto para os próximos anos. 

Essas profissões são:

  • Desenvolvedor de aplicativos móveis;
  • Administrador de data bases;
  • Engenheiro de software;
  • Desenvolvedor de jogos;
  • Administrador de redes;
  • Especialista em segurança da informação;
  • Analista de sistemas;
  • Desenvolvedor web;
  • Analista de business intelligence;
  • Cientista de dados;
  • Engenheiro de inteligência artificial;
  • Scrum máster;
  • Gerente de expansão de TI.

Como se preparar para este mundo tecnológico?

O mundo vive a era da informação, onde todos estão conectados o tempo inteiro. Essa realidade implica uma nova forma de se comunicar, de consumir e de assumir novas posturas e demandas. 

O resultado para os negócios é que essa gigantesca teia de transformação digital leva as empresas e organizações a modificarem os seus processos de produção e de atendimento para poder melhorar a experiência dos seus consumidores e usuários.

Esses fatores explicam porque a área de tecnologia da informação está em alta. 

O mercado oferece boas oportunidades e excelentes salários. Por outro lado, também exige profissionais altamente qualificados. 

Se você quer aproveitar essa tendência do mercado e aderir a uma das profissões em alta, confira alguns cursos que podem ajudar você a investir e/ou se aprofundar ainda mais na área de TI.

7 cursos em alta na área de tecnologia em 2021

Conheça algumas, das diversas oportunidades de cursos que estão em alta e oferecem boas oportunidades no mercado de tecnologia em 2021.

1. Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas  prepara o profissional para atuar na área de tecnologia da informação de empresas públicas e privadas, em fábricas de software, como desenvolvedor autônomo ou como consultor. 

Essa graduação tem duração de dois anos e meio. Entre as  principais disciplinas, podemos destacar a de Gerência de Projetos de TI, Implementação de Banco de Dados, Probabilidade e Estatística, Programação Orientada a Objetos e Programação para Dispositivos Móveis.

2. Graduação em Ciência da Computação

O profissional formado nesse curso superior pode atuar nas áreas de sistemas de automação, consultoria em tecnologia da informação, engenharia de software, banco de dados, redes e comunicação de dados, desenvolvimento de pesquisas ou também como professor. 

Com duração de quatro anos, esse curso apresenta para o estudante disciplinas como Tecnologia para Internet, Estrutura de Dados, Projeto de Banco de Dados, Inteligência Artificial, Gerência de Projetos de TI, dentre outras.

3. Pós-graduação em Engenharia de Dados

Outra carreira com ampla expansão é a de Engenharia de Dados. Esse profissional é o responsável direto pela coleta de dados em aplicativos, programas e plataformas.

Além disso, o engenheiro de dados cuida da busca por tendências em conjuntos de dados e no desenvolvimento de algoritmos que ajudam a transformar dados brutos em informações úteis e fundamentais para uma empresa.

Para trabalhar no setor, o profissional deverá fazer uma especialização em uma pós-graduação em Engenharia de Dados, que pode ser tanto uma pós-graduação lato sensu, quanto um MBA.

4. Pós-graduação em Design Gráfico

Se você já tem uma graduação e deseja se especializar em uma profissão fundamental para a área de tecnologia, uma pós em Design Gráfico é uma excelente escolha.

Com duração de dois anos e meio, essa especialização pode ser feita de forma presencial ou a distância. 

O objetivo da pós-graduação em Design Gráfico é promover o desenvolvimento profissional em áreas como design editorial, identidade visual, web design e foto e vídeo. 

Com o crescimento das demandas por projetos voltados para a internet, essa é uma das profissões em alta relacionadas com a área de TI mas que não exigem o conhecimento de programação de outras áreas relacionadas com tecnologia.

5. Pós-graduação em Inteligência de Negócios – Business Intelligence

Essa formação é direcionada para profissionais que buscam especializar-se em metodologias e técnicas de Inteligência de Negócio, visando trabalhar em empresas de médio e grande porte em um nicho em pleno crescimento no mercado de TI. 

Além de atender a uma demanda crescente do mercado, esse curso de especialização tem a vantagem de poder ser concluído em 12 meses.

6. Pós-graduação em Desenvolvimento de Jogos Digitais

A pós-graduação em Desenvolvimento de Jogos Digitais tem duração média de 9 meses. Após esse período, o estudante estará apto para atuar como produtor de jogos e animador gráfico. 

Entre as possibilidades de atuação para o profissional estão produtoras voltadas para o entretenimento e agências de publicidade.

7. Curso tecnológico em Segurança da Informação

Com duração média de dois anos e meio, o curso tecnológico em Segurança da Informação capacita o aluno a desenvolver e gerenciar soluções em redes de computadores com o objetivo de garantir a segurança da informação.

Essa área de estudo é voltada para quem tem interesse em modelar a infraestrutura digital de organizações, garantindo o envio e recebimento de informações de forma segura e confidencial.

Onde fazer cursos voltados para o setor de tecnologia

Se você tem interesse em ter uma formação em uma das profissões em alta no setor de tecnologia, saiba que opções são o que não faltam. E o melhor, em instituições de ensino de qualidade e respeitadas em todo o país.

Uma dessas instituições é a Universidade Estácio de Sá, que está presente em todo o território brasileiro e que oferece uma gama de cursos, tanto os mais tradicionais quanto os da área de tecnologia da informação.

Entre as graduações oferecidas pela Estácio nessa área estão:

  • Graduação Tecnológica em Banco de Dados;
  • Ciência da Computação;
  • Graduação Tecnológica em Ciência de Dados;
  • Computação;
  • Defesa Cibernética;
  • Engenharia de Software;
  • Gestão da Tecnologia da Informação;
  • Jogos Digitais;
  • Sistemas para Internet;
  • Redes de Computadores;
  • Sistemas de Informação;
  • Tecnologias Educacionais, entre outras.

Por isso, se você quer se preparar para ter uma das profissões em alta, não perca mais tempo e faça já a sua matrícula.

Aproveite e conheça também os programas de bolsas de estudo, financiamento estudantil e descontos especiais da Universidade Estácio.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *