Profissões para quem gosta de geografia: confira nove opções

0
17

Uma graduação e diferentes possibilidades. Existem várias profissões para quem gosta de geografia, que vai muito além de geógrafo. Essa é uma área que estuda tudo o que está relacionado com a superfície física da terra. Quem se forma na área, também interpreta qual a relação do homem com essa natureza. Insira nesse contexto as novas tecnologias e teremos muitas profissões para quem gosta de geografia. Aqui neste post, vamos listar nove delas.

Falando em tecnologia, há possibilidade atualmente de obter imagens via satélite, além da internet e a computação gráfica, por exemplo. Nesse sentido, temos áreas como a cartografia digital, o sensoriamento remoto e o geoprocessamento.

Tem ainda opções de graduação convencional ou tecnólogo! Confira nove opções de área de atuação para quem cursa geografia.

Geopolítica

A geopolítica é uma dessas áreas. Nesse caso, você pode atuar em empresas e órgãos públicos, sendo que passa essa última opção, é preciso passar em um concurso.

Sua missão será a de pesquisar e também aconselhar os envolvidos sobre o ambiente, a população e as relações da empresa com outras organizações. Entenda que a sua visão é mais global, e está voltada para o negócio. No entanto, como um profissional da área, você não pode esquecer-se do mundo que o cerca.

De forma geral, um profissional dessa área de atuação pode entender e trabalhar com assuntos internacionais ou regionais. Também dá para atuar na pesquisa da organização social, política e econômica.

Ecoturismo

É algo fascinante para quem gosta de natureza e, principalmente, de desbravar novos locais. Você poderá atuar fazendo alguns roteiros de turismo ecológico e conversando e também colhendo informações com moradores locais.

Sendo assim, sua missão é unir todas as potencialidades de uma região para atrair riquezas de uma forma sustentável e oferecendo sempre uma experiência para os turistas.

Você também poderá atuar numa forma mais administrativa, fechando parcerias, treinando guias turísticos, ensinando como preservar a natureza e mesmo acompanhando grupos de turistas pelos roteiros já desenhados. Esteja preparado para novas aventuras.

Só assim você se dará bem me mais essa possibilidade entre as profissões para quem gosta de geografia.

Planejamento agrícola

Temos mais uma área na lista de opções de profissões para quem gosta de geografia. Nesse caso, você poderá trabalhar com informações sobre o relevo e o solo para planejar e projetar plantações e criações. É uma área bem mais voltada para quem gosta de trabalhar com questões sobre o campo.

Só que para isso, você precisa sempre pensar de forma mais social. Deve levar em consideração qual o contexto social da comunidade que vive na região. Saber suas potencialidades e necessidades.

A partir daí, deve estudar também a terra e só depois propor interferências e soluções.

Planejamento urbano

Da área rural para a área urbana. A função principal é entender a cidade e planejar melhores formas de ocupação e mobilidade. Assim, você terá que atuar sempre de forma conjunta com arquitetos e engenheiros. A partir desse olhar mais multidisciplinar, você terá que levar em consideração os locais, relevos, vegetações e todos os fatores ambientais.

Com essa análise feita, dá para ter uma noção bem melhor de onde podem acontecer construções de casas, prédios e estradas, por exemplo.

Topografia

Entre as profissões para quem gosta de geografia, a topografia é uma questão mais técnica. De forma geral, você terá sempre que fazer uma análise do relevo definido. Será necessário fazer uma descrição ou delineação do espaço de um terreno ou de uma região.

A partir daí, você precisará ter a capacidade de identificar os acidentes geográficos. Assim, você terá a capacidade de analisar todos os acidentes naturais ou artificiais dos espaços.

Cartografia

Estamos falando aqui da descrição ou tratado sobre mapas. É uma das profissões para quem gosta de geografia mais complexas. É preciso ter noção boa de todo o território.

Assim, você precisará estudar um conjunto de operações científicas, técnicas e artísticas para elaborar cartas geográficas.

Novas profissões para quem gosta de Geografia

Com a evolução tecnológica, surgiram mais possibilidade de atuação. Aqui, separamos algumas dessas opções para você avaliar se é do seu interesse e carreira:

Cartografia digital

Já falamos aqui que entre as profissões para quem gosta de geografia, está a cartografia. Só que ela evoluiu. Então, além do mercado de trabalho já conhecido, você poderá usar sempre os satélites e outros equipamentos de mapeamento. A partir daí, o seu trabalho se torna mais abrangente e muito mais preciso. Para isso, precisa, e claro, dominar as novas tecnologias.

Assim, poderá sempre criar mapas de vários locais. Só para você ter uma ideia, com a tecnologia surgiram o Google Maps e GPS que usamos hoje em dia. Usando essas ferramentas, você também poderá fazer mapas com base em imagens captadas por satélites.

Sensoriamento remoto

Entre as profissões para quem gosta de geografia, essa vai permitir você conhecer locais sem nem ao menos pisar neles. É isso mesmo! Usando satélites e outros equipamentos dá para você entender como é aquele habitat e fazer uma análise completa da vida e das transformações existentes.

Você será o responsável por usar satélites e fotografias para preparar mapas e fazer o levantamento de dados de solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima e densidade de ocupação de áreas, cidades e regiões.

Geoprocessamento

Sua missão será a de ajudar no planejamento urbano. Assim, poderá sempre ajudar no mapeamento de lotes e áreas com equipamentos de precisão, calculando e processando altitude e latitude, tamanho e profundidade dos terrenos.

Mercado de trabalho de profissões para quem gosta de geografia

São várias opções para você que escolhe qualquer uma das profissões para quem gosta de geografia. Dá para buscar vagas em empresas privadas, órgãos públicos como departamentos de estradas, demográficos e de parcelamento do solo e também existem empregos em centros de pesquisa.

Vale sempre a pena identificar primeiro quais são suas qualidades e objetivos profissionais. A partir daí, você pode buscar uma das possibilidades de emprego. Então, no caso das empresas, você poderá atuar na área de planejamento urbano e na área de transportes.

Já no caso do setor público, conseguirá algumas oportunidades em prefeituras e outros órgãos que costumam contratam o profissional para elaborar estudos socioeconômicos e ambientais, laudos periciais em ocupação do solo e planejamento urbano, rural e ambiental. Essa atividade também vale para órgãos estaduais e em nível federal.

Por fim, você poderá sempre buscar vagas em ONGs e centros de pesquisa que exercem atividades de preservação ambiental, habitação popular e questões agrárias. Ainda existem empregos em editoras que publicam livros didáticos e, como detentor do conhecimento, você pode sim contribuir com esse compartilhamento de ensino. Além disso, tem a possibilidade de trabalhar na capacitação de professores.

Cursos

De forma geral, você precisará dedicar pelo menos quatro anos de estudos para conseguir o seu diploma de ensino superior. A partir daí, dependendo da lista das profissões para quem gosta de geografia que você escolher, precisará de uma especialização.

Além da graduação, algumas áreas oferecem cursos de tecnólogo. Então, você pode sim garantir a sua formação em apenas dois anos, só que em um formato mais prático e voltado para o mercado de trabalho.

Sendo assim, antes de fazer a sua matrícula ou mesmo a inscrição para o vestibular, preste atenção nas possibilidades que são oferecidas pelo universo acadêmico.

Mais dicas

Agora que você já conhece as profissões para quem gosta de geografia, dá uma conferida no blog Vai de Bolsa. Temos várias outras informações para você.

São conteúdos exclusivos e com muita informação para você se dar bem no mercado de trabalho e também no mundo acadêmico.