Se você é alguém que está sempre com as malas prontas, saber mais sobre profissões para quem gosta de viajar pode ser uma ótima pedida para a carreira profissional. Afinal de contas, nem todas as profissões convencionais permitem isso. Além de prazeroso, viajar e paralelamente trabalhar pode ser também uma excelente maneira de aprender mais sobre culturas e enriquecer a sua bagagem de conhecimento.

Nesse sentido, preparamos uma lista com 10 profissões para quem gosta de viajar. Você pode, inclusive, aproveitar uma oportunidade de intercâmbio para atuar em uma dessas ocupações. Há muitas opções ao ar livre, por exemplo.

Se você é daqueles que fica empolgado quando tem uma viagem planejada, quem sabe uma dessas carreiras possíveis não sirva para você sair por aí rodando pelo mundo?

Leia também: Baixe grátis o nosso e-book Guia para conquistar o primeiro emprego

As profissões para quem gosta de viajar

Escolher uma carreira nem sempre é muito fácil, o que se recomenda na maioria das vezes é que a pessoa busque uma opção que tenha mais afinidade, que seja bem remunerada, etc. Se você tem a sorte de encontrar isso, parabéns, pois não é para muitos.

Uma das grandes recompensas em escolher uma profissão para quem gosta de viajar é a de aprender muito sobre cultura, história e várias outras questões, que apenas tocando com os pés no mundo serão possíveis.

Saiba que profissões desse tipo são bastante almejadas para quem aprecia cultura, mas se você tem alguma habilidade e vontade de seguir para esse caminho, basta se dedicar, ter disciplina e querer fazer o melhor dentro da área que você deseja atuar, que isso é plenamente possível.

Confira a seguir uma lista com 10 carreiras possíveis de profissões para quem gosta de viajar:

1- Músico

Se você tem alguma habilidade musical, gosta de cultura e ter contato com as pessoas, saiba que a música pode ser um tiro certeiro para viajar. Afinal de contas, essa é uma área das artes que é apreciada por muitas pessoas e dificilmente um músico talentoso não chame a atenção por onde passa.

Além de garantir a possibilidade de viajar, estudar música pode ser algo muito desafiador, pois exige execução perfeita de técnicas, criatividade e muito estudo se você deseja ser reconhecido.

As possibilidades de atuar nesse meio são muito variadas, é possível dar aulas, tocar em estúdio ou em uma banda como músico contratado ou até mesmo fazer o próprio show e outras diversas atividades.

2- Fotografia

Se você acompanha o Instagram da National Geographic ou assina a revista, fica impressionado com as imagens que encontra por lá, certo? Não que você vá trabalhar para essa revista, mas a profissão de fotógrafo pode ser uma ótima profissão para quem gosta de viajar.

Além disso, o campo da fotografia pode ser bastante variado e se você tem um bom olho para captar imagens, entende um pouco de iluminação, quem sabe isso não não seja possível fazer disso um trabalho? E ainda garantir a possibilidade de você viajar pelo mundo registrando momentos?

3- Jornalista

Quando você lê uma matéria do exterior ou assiste um telejornal, provavelmente percebe que as notícias de fora da sua região são transmitidas por correspondentes. Fazer a faculdade de jornalismo pode ser também uma excelente opção de carreira se você gosta de viajar.

Além de atuar diretamente na parte jornalística, é possível trabalhar em vários outros segmentos, como crítica, assessoria, entre outras. Portanto, se você gosta de escrever, cultura e também de ler, o jornalismo pode ser uma carreira bastante indicada para você.

4- Professor de idiomas

Se você tem facilidade em falar outros idiomas e sabe como transmitir esse conhecimento, saiba que essa é uma área com bastante potencial e bastante requisitada fora do país, principalmente por quem deseja fazer um intercâmbio.

Além da possibilidade de dar aula de português para estrangeiros no exterior, também é possível dar aula a brasileiros que moram fora e estão enfrentando alguma dificuldade com a segunda língua.

Portanto, dar aula de idiomas no exterior pode ser uma das profissões para quem gosta de viajar e ainda ajudar nas diversas situações comunicativas que as pessoas estejam esbarrando por algum motivo.

5- Piloto

Dificilmente alguma das profissões listadas permite viajar mais do que alguém que segue a carreira de piloto. Além de ser uma profissão importante para quem gosta de viajar, é ela que torna viável essa atividade.

Para ingressar na carreira de piloto, é preciso estudar bastante, ter dedicação e fazer um bom investimento financeiro para conseguir pagar as despesas de aeroclube e outras onerações para obter o brevê.

6- Gastronomia

Ser um chef reconhecido pode ser uma excelente oportunidade profissional para viajar e aprender mais sobre as peculiaridades da gastronomia mundial.

As possibilidades de atuação no campo gastronômico podem ser muito amplas, pois é possível trabalhar em cozinhas pelo mundo afora, em cruzeiro, resorts, pousadas, hotéis, entre outras.

Portanto, essa pode ser uma grande área em potencial para quem gosta de viajar e fazer disso uma aprendizagem e ainda agregar valor ao currículo.

7- Freelancer

Se você é aquela pessoa que exerce essa atividade como profissão, saiba que você está livre como nunca para encarar uma viajem e trabalhar de onde bem entender. Se a internet é uma de suas ferramentas de trabalho, ser freelancer nos dias atuais é mais fácil.

Afinal de contas, é possível trabalhar em qualquer lugar do mundo, desde que tenha conexão com a internet, é claro e trabalhar viajando. Dentro dessa profissão, é importante destacar quem é do marketing digital e do design, pois essas são áreas em alta no momento atual e que garante ótimas oportunidade de produção de conteúdo.

8- Representante comercial

Essa é uma profissão indicada para quem tem talento com vendas e gosta de comunicação. A atividade desse profissional consiste em viajar pelo país ou mundo e fazer pedidos para as empresas que compram produtos de seu catálogo.

É possível trabalhar em qualquer lugar, pois a maioria dos pedidos são enviados via internet ou e-mail, o que garante grande flexibilidade das possibilidades regionais onde um representante comercial atua. Além disso, essa profissão tem uma relação direta com cursos de gestão, o que pode ser também uma opção de estudo para quem deseja aprimorar a carreira.

9- Turismo

O turismo também pode ser uma das profissões indicadas para quem gosta de viajar. Essa é uma área bastante promissora e fazer um curso de turismo pode ser uma maneira de conhecer mais sobre as atrações que cada região tem e também aprender mais sobre história e cultura, pois esses são dois segmentos muito fortes para quem busca aproveitar as férias e viajar.

Além disso, as possibilidades de atuação na carreira profissional de quem é formado em turismo são bastante amplas, permitindo até mesmo trabalhar no exterior. Quem sabe essa não pode ser a sua profissão?

10- Oceanógrafo

Essa é uma profissão para quem é graduado em um curso de Oceanografia e também pode ser uma interessante opção de carreira para quem gosta de viajar. O oceanógrafo é responsável por diversos estudos dos mares, rios e oceanos. Além disso, pode prestar consultoria a empresas ou órgão públicos para a preservação ambiental.

Portanto, viajar pode ser fundamental na maioria das vezes para esse profissional e assim obter mais capacitação e conhecimento para a sua formação.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre as profissões para quem gosta de viajar, pode perceber que essa é uma realidade possível. Vale lembrar que existem também outras áreas muito interessantes para quem deseja fazer disso um atividade profissional.

Para isso, basta pesquisar um pouco e será possível encontrar também outras possibilidades de carreira profissional que podem permitir você trabalhar no exterior ou viajando. Um bom exemplo disso é a própria profissão de guia turístico, ela permite que você trabalhe em agências e algumas delas costumam premiar seus colaboradores destaque com viagens.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa. Lá você poderá encontrar outros conteúdos de interesse e que serão muito úteis para você adquirir mais conhecimento sobre diversos assuntos.