Saber sobre as profissões que mais empregam no Brasil pode ser a maneira ideal de se formar em alguma dessas áreas e garantir uma carreira promissora. Para quem tem pressa em entrar no mercado de trabalho, pode ser um bom indicativo sobre o mercado de trabalho e assim descobrir quais são as carreiras que estão em alta no país.

Afinal de contas, uma vaga de emprego em alguma empresa não está fácil para ninguém, pois o mercado de trabalho ainda vem sofrendo com a lentidão da retomada econômica. A prioridade dos empregadores ainda é reduzir o número de contratações e custos.

Veja a seguir as profissões que mais empregam no Brasil e descubra quais são as carreiras possíveis para atuar em um mercado de trabalho aquecido, garantindo uma futura estabilidade na profissão logo a pós se formar.

Para isso, leia o texto até o final e fique por dentro de como está o grau de empregabilidade de uma determinada carreira, fazendo com que você ocupe uma vaga de trabalho mais rápido.

Leia mais: Quais são as profissões do futuro?

Quais são as profissões que mais empregam no Brasil

Atualmente, as empresas contam com um quadro de colaboradores cada vez mais enxuto. Sendo assim, o mercado ainda vem se adaptando às novas configurações empregatícias no país. Ao longo dos últimos quatro anos, o Brasil vem sofrendo descompasso econômico.

Esse fator é um dos principais responsáveis que causa grande instabilidade econômica e também muita insegurança para que as empresas abram contratações novas. O agravante da recessão é justamente o número de vagas de trabalho reduzidas, o que resulta em uma taxa altíssima de desemprego.

Embora a situação econômica seja grave, existem algumas opções para quem deseja trabalhar. Para isso, é fundamental escolher uma carreira que faça parte das profissões que mais empregam no Brasil. Desse modo, além de garantir a tão sonhada vaga de emprego faz também com que você fique mais seguro em relação a atividade que trabalha.

Portanto, as profissões que mais empregam são aquelas que não desaqueceram na crise ou também as profissões do futuro. Que vão fazer o mercado retomar em outros segmentos e gerar novos postos de trabalho.

É importante ressaltar também que nem sempre uma graduação pode garantir um alto grau de empregabilidade. Alguns cursos de nível técnico podem funcionar muito bem, principalmente se você tem pressa em entrar no mercado de trabalho.

Veja a seguir as áreas que estão mais aquecidas no mercado e saiba quais as profissões correspondente a elas que mais geram empregos:

Finanças e Contabilidade

De acordo com o site Robert Half, canal referência sobre recrutamento, a área que aparece em primeiro lugar no ranking como profissões em alta no mercado de trabalho atual é a de Finanças e Contabilidade.

Essa pode ser uma ótima carreira se você também deseja trabalhar no mercado que tem como fundamento economia e contabilidade. Dentre as profissões possíveis dessa área estão:

  • Especialista em Planejamento Financeiro;
  • Gerente Contábil;
  • Gerente de Planejamento Tributário.

Mercado Financeiro

A área que aparece me segundo lugar como destaque para se ter excelentes oportunidades de emprego é a do Mercado Financeiro. Portanto, essa é uma área que apresentou um aumento na demanda por profissionais desse ramo.

Se você gosta da área da gestão financeira, essa pode ser a sua praia. Veja a seguir as profissões que estão dentro dessa área:

  • Analista de Fusões e Aquisições;
  • Gerente de Controladoria;
  • Gerente de Crédito.

Engenharia

A área da engenharia também não fica de fora como uma das mais promissoras no Brasil. Se você fizer uma faculdade de engenharia, provavelmente terá boas oportunidades de emprego, o que será um grande diferencial na carreira.

Se você gosta de matemáticas e números, vá em frente, que você será um engenheiro diferenciado. Confira as profissões que mais geram emprego no brasil na área da engenharia:

  • Gerente de Projetos;
  • Gerente de Suprimentos;
  • Gerente de Manufatura.

Marketing e Vendas

Com os novos adventos tecnológicos, a área de marketing também não fica de fora como a possibilidade de uma carreira promissora. Esse é um mercado que vem crescendo muito nos últimos anos e certamente pode ser uma área bastante diferenciada e ampla para se trabalhar.

Além das opções de se trabalhar com gestão comercial e vendas, é importante lembar que a área de comunicações em mídias digitais está bastante em alta. O que pode ser uma opção interessante de carreira. Veja a seguir algumas profissões em destaque desse campo:

  • Gerente de Contas;
  • Gerente de Marketing;
  • Gerente Comercial.

Tecnologia da Informação

Sem dúvida, essa é uma das áreas que mais vêm crescendo nos últimos tempos. Qualquer empresa necessita de um profissional da área da TI. Se você gosta da área da computação, certamente poderá optar por essa carreira. Assim terá boas opções de trabalho.

Além de ser um campo profissional bastante promissor, essa área é considerada também como uma das mais importantes dentro das profissões do futuro. Confira a seguir quais são as atividades de maior destaque dentro da tecnologia da informação:

  • Analista de Sistemas;
  • Gerente de TI;
  • Analista de SAP.

Jurídica

Quem deseja seguir na área jurídica, pode ficar tranquilo, que essa é uma das áreas que tem as profissões que mais geram emprego no Brasil. Além de poder fazer uma carreira bastante promissora, as possibilidades de atuações são também bastante amplas. O que garante o constante aquecimento do mercado para quem é desse ramo.

Além disso, quem é bacharel em Direito tem grandes possibilidades dentro de uma carreira privada e uma infinidade de concursos possíveis se desejar seguir para a área pública. Para isso, basta pesquisar os editais de concursos que estão em aberto e se dedicar aos estudos. Certamente, uma hora você colherá bons frutos. Veja a seguir as profissões ou atividades que são destaques dentro da área jurídica:

  • Advogado em Direito Societário;
  • Advogado de Mercado de Capitais;
  • Advogado Trabalhista.

Conclusão

Como você pode perceber, as profissões voltadas para a área de negócios estão em alta. O que pode garantir uma excelente oportunidade de emprego para você. Além dessas áreas, é preciso ressaltar que a área da saúde também é bastante promissora.

Pois a demanda por profissionais desse ramo sempre é muito grande. Um curso de enfermagem ou medicina podem garantir ótimas vagas de emprego. Portanto, talvez seja interessante considerar essa possibilidade também.

Agora você sabe quais são as profissões que mais geram empregos no Brasil. Certamente, poderá decidir por uma área que garantirá uma futura vaga de emprego em alguma empresa. Isso fará com que você entre no mercado de trabalho logo após se formar. Portanto, é importante que você fique de olho nas oportunidades e nas movimentações do mercado na sua área de formação.

Caso as coisas esteja difíceis, talvez seja interessante buscar uma recolocação profissional. Isso pode ajudar você a perceber certas coisas na profissão ou até mesmo mudar radicalmente a área de atuação. Isso caso você tenha deixado de se identificar com ela.

É importante lembrar que nem sempre uma opção de carreira serve para a vida toda e não há nada de errado buscar novas opções de formação. Se você perceber isso cedo, certamente trará mais felicidade e realização para a sua vida profissional.

se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.