Você já ouviu falar sobre a Prova Brasil? Caso você desconheça, saiba que é uma importante ferramenta de avaliação dos níveis de proficiência em educação fundamental no país. Ela fornece dados que, juntamente com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), compõem os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2019 a prova mudou de nome, porém, não deixou de existir. Dessa maneira ela será unificada ao Saeb.

Veja a seguir mais detalhes de como é e como funciona esse sistema avaliativo da educação básica e qual a importância para o desenvolvimento das políticas educacionais do país. Além disso, saiba que esse nome cairá, portanto, passará a chamar-se somente Saeb.

O que é Prova Brasil

É basicamente um sistema de avaliação da educação básica das escolas públicas das redes estaduais, municipais e federais.

Ele serve para diagnosticar e avaliar a qualidade do ensino da educação básica dos sistemas educacionais brasileiros. Em última análise, é uma avaliação censitária que não visa somente o desempenho educativo dos alunos, mas também as condições socioeconômicas.

Dessa forma, a Prova Brasil consegue mensurar se a queda de desempenho escolar depende de fatores socioeconômicos ou não.

Ou seja, ela consegue contextualizar melhor quais problemas concernem à educação, e quais são referentes às questões econômicas.

A prova é realizada por alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e a cada biênio, nos anos ímpares. As provas aplicadas a esses alunos são padronizadas e aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Os estudantes devem responder questões de Língua Portuguesa, portanto, ela busca captar o nível de proficiência em leitura e também questões de Matemática, com o foco na resolução de problemas.

No ano de 2018, o MEC anunciou mudanças para essa avaliação. A Prova Brasil deixará de existir somente no nome. Dessa forma, no ano de 2019, ela passará a ser chamada também de Saeb.

Essa atualização permitirá que a avaliação seja feita em uma única data. Da mesma forma, as outras siglas conhecidas como: ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) e Anresc (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar) também vão cair e serão chamadas igualmente de Saeb, sendo aplicadas todas no mesmo dia, ao contrário do que era feito nas edições anteriores.

Isso permitirá que os dados integrem de forma unificada o Saeb e assim seja mais acessível traçar parâmetros para aferir a qualidade da educação básica no país.

Qual a importância da Prova Brasil

O principal objetivo dessa avaliação é conscientizar os gestores sobre a realidade dos sistemas de ensino das redes públicas de educação.

Dessa forma, o Saeb cria os indicadores necessários para poder compartilhar evidências, permitindo o avanço das políticas públicas que são direcionadas à educação.

Vale lembrar ainda, que o Saeb é um dos pilares do Ideb, pois é através desse sistema que pode ser feito o cálculo do índice de desenvolvimento, juntamente com o Censo Escolar.

Portanto, é através do conhecimento desses dados que podem ser resolvidos problemas de desigualdades educacionais e se buscar um equilíbrio entre todas as redes de ensino públicas do país.

Dessa maneira, indicadores como esse permitem a correção daquilo que está carente na educação e assim os órgãos competentes podem destinar recursos técnicos para sanar esses problemas.

Como acompanhar os resultados da avaliação

Os resultados da avaliação são divulgados um ano após a aplicação do exame. A consulta é pública e pode ser feita online.

Confira o site nesse link e saiba mais como estão os índices da sua escola.

É de suma importância a participação de todos na consulta dos resultados.

Dessa forma, é possível saber como está a qualidade de ensino oferecida por determinada instituição, de forma específica. Os resultados obtidos através da Prova Brasil também permitem que as escolas criem metas para que seja aprimorado o nível de ensino.

Quem é o responsável por essa avaliação

O principal responsável pela realização e aplicação da Prova Brasil é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), porém, na última etapa a avaliação conta com a participação, coordenação e colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação.

Quem faz a prova

Podem participar da realização da Prova Brasil os alunos de duas turmas específicas:

  • Alunos do 5º ano (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental das escolas da rede pública.
  • Alunos do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental das escolas da rede pública.

Como funciona a prova

O volume de questões variam a cada turma. Veja a seguir mais detalhes sobre a prova:

Os alunos do 5º ano do ensino fundamental fazem uma prova dividida em quatro blocos. Dois blocos para a área de matemática e dois para a área de Língua Portuguesa. Ao todo, são 44 questões divididas em 11 questões por bloco.

Por outro lado, os alunos do 6º ano do ensino fundamental fazem uma prova semelhante, porém, com 13 questões em cada bloco, totalizando um montante de 52 questões.

As escolas particulares participam da Prova Brasil?

As escolas particulares não usufruem do mesmo sistema de ensino da rede pública, desse modo, não constituem a exigência dessa avaliação. Em contrapartida, as escolas privadas podem participar do Saeb voluntariamente.

Qual a importância de indicadores para a educação no Brasil

Ter evidências sobre os avanços ou retrocessos no âmbito da educação é de extrema importância para que o ensino evolua no país.

Dessa forma, o governo pode investir na melhoria da qualidade dos sistemas de ensino prestados pelas instituições públicas. Com o Saeb e o Ideb, é possível notar a complexidade com que esses dados são construídos.

Ou seja, eles funcionam em conjunto e isso permite que esses dados sejam sólidos e retratem a realidade da educação no Brasil.

Portanto, os indicadores são baseados nas evidências obtidas com os resultados desses exames. Dessa forma, um serve de subsídio para o outro e fundamenta os estudos da qualidade dos sistemas de ensino das escolas públicas.

Além disso, uma região, ao obter um índice insatisfatório como resultado, permite com que a comunidade escolar se mobilize na implementação de novas estratégias pedagógicas.

Consulte o Painel Educacional

Além dessas avaliações, o Inep dispõe de um portal que você pode consultar os dados sobre a qualidade de ensino no Brasil de forma contextualizada.

A plataforma conta com a apresentação de informações agregadas sobre o cenário educacional das redes de ensino públicas.

O Painel Educacional divide os dados em três categorias: trajetória, contexto e aprendizagem. Além disso, você pode acessar as informações conforme a rede de ensino que deseja pesquisar. Ou seja, de acordo com a rede municipal ou estadual. Confira a plataforma nesse link e saiba mais sobre os dados da educação no seu município ou Estado.

De olho no ensino brasileiro

Agora que você sabe mais sobre os mecanismos que compõem a Prova Brasil, certamente está mais fácil de pesquisar como está o nível da qualidade do ensino prestado pelas instituições do seu município ou Estado.

Para melhorar os índices e indicadores da educação, é preciso a participação de toda a comunidade, não se restringindo somente à participação da comunidade escolar. Além disso, através da Prova Brasil, você pode observar o desempenho específico de cada rede de ensino.

Portanto, fique atento aos resultados das avaliações e acesse os portais com a finalidade de entender mais sobre o retrato do ensino no Brasil. A transparência e unificação desses indicadores facilitam a consulta, desse modo, o acesso é fácil de ser feito.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação ou mercado de trabalho, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui