quais faculdades existem

Quais faculdades existem? Conheça um pouco mais sobre elas

Quais as faculdades existem? Essa deve ser uma pergunta que muitos estudantes fazem ao buscar um curso superior. Neste contexto, licenciatura, tecnólogo ou bacharelado são os diferentes tipos de faculdade existentes.

Caso ainda tenha dúvida sobre a diferença entre cada uma dessas modalidades, acompanhe o texto e veja qual mais se adequa a sua realidade e objetivos.

Saiba mais: Melhores faculdades do mundo: saiba quais são

Tipos de faculdade: grau de formação

Quando nos perguntamos sobre quais faculdades existem, três palavras vem à mente: licenciatura, tecnólogo ou bacharelado e podem ser encontradas nas descrições de cada curso. Mas o que realmente querem dizer esses termos?

Inicialmente, tais nomenclaturas se remetem à característica de formação daquele curso, ou seja, mesmo se tratando de áreas iguais (curso de História bacharelado e e curso de História licenciatura, por exemplo), o grau de ensino é diferente.

A seguir, apontaremos as principais diferenças entre elas.

Bacharelado

O bacharelado é o tipo de curso que abre um campo de conhecimentos na profissão, ou seja, possibilita ao aluno aproveitar diferentes aulas dentro da grade curricular. Assim, faz o aluno ampliar seu campo de conhecimento e agregá-lo na sua profissão.

Com isso, para exercer a profissão de advogado, arquiteto, médico e engenheiro, por exemplo, é obrigatório o grau de bacharel.

Dessa forma, para se tornar um bacharel, o aluno terá que fazer em média 3 a 4 anos de curso de graduação, com uma grade curricular bastante completa.

Com isso, o aluno obterá uma base, com conhecimentos gerais da profissão e posteriormente o auxiliará a definir qual área de maior interesse para dar início à carreira.

Um exemplo: uma pessoa formada em administração de empresas obteve na faculdade um conhecimento amplo capaz de entender um pouco sobre marketing, finanças, logística.

Mas por afinidade e facilidade de aprendizado, optou por estudar mais sobre marketing, e poderá se especializar nessa área específica.

É isso que torna o curso de bacharel interessante.

Licenciatura

Agora, para quem quer se tornar um profissional da educação, os cursos na modalidade licenciatura são os mais indicados. 

Embora você faça as mesmas disciplinas cursadas para se tornar um bacharel, deverá ir além. Ou seja, fazer outras disciplinas específicas para atribuir didática, pedagogia e psicologia ao ensino.

Portanto, ao optar por uma graduação em licenciatura os anos dedicados aos estudos serão superiores ao bacharelado. 

Tecnólogo

Por fim, os cursos tecnólogos têm duração mais curta em comparação aos dois anteriores. Desse modo, pode levar de 2 anos e meio a 4 anos para sua conclusão. 

Entretanto, são cursos com disciplinas de cunho mais prático e específico na qual o aluno já sai preparado para o mercado de trabalho. Confira outras características:

  • Apresentam maior disponibilidade de cursos online, o que facilita mais o acesso;
  • O diploma tem validade em todo o país e o profissional poderá prestar concurso público que exija nível superior;
  • O investimento é menor por ser um curso mais rápido que o bacharelado e a licenciatura;
  • O mercado tem grande aceitação por profissionais tecnólogos.

Contudo, alguns podem estar se questionando: tecnólogo é graduação?

Como escrito anteriormente, a resposta é sim! Mesmo sendo cursos de curta duração, tem a mesma validade de um curso bacharel e licenciatura.

Dessa forma, ao final do curso, o aluno receberá um diploma que atesta sua capacitação em um curso de nível superior.

Modalidades de ensino que existem nas faculdades

Os três tipos de graduação possuem suas características próprias e podem ser cursados em diferentes modalidades: ensino a distância (EaD), híbrido e presencial. Conheça mais sobre cada uma delas!

Faculdade a distância

A faculdade a distância é cada vez mais procurada por milhares de pessoas, principalmente agora que vivemos em tempos de pandemia que dificulta o ensino presencial.

Com isso, as faculdades e universidades buscam cada vez mais disponibilizar uma gama maior de cursos nessa modalidade.

Em geral, as instituições podem disponibilizar três formas para você estudar. Vejamos!

EAD

Na modalidade EAD, a maioria dos conteúdos ministrados são disponibilizados online, porém algumas atividades devem ser realizadas em polos de apoio presencial.

Flex

Na forma de EaD denominada de Flex, o aluno assiste aulas online e participa de encontros presenciais, os quais podem ser semanais ou mensais.

Assim, as atividades propostas presencialmente são variadas, com provas, laboratórios e aulas práticas.

Telepresencial

Aqui, parte das aulas são transmitidas com presença ao vivo do professor, que utiliza o espaço físico da instituição de ensino.

De tal modo que as aulas são transmitidas em estúdio montado especialmente para fazer a gravação e transmissão.

Modalidade híbrida

Algumas universidades podem optar em denominar a modalidade EaD Flex como sendo um modelo híbrido, o que quer dizer a mesma coisa. O aluno terá aulas online e presenciais.

Faculdade presencial

Enfim, a modalidade de ensino presencial é o modelo tradicional onde há interação professor e aluno na sala de aula física.

Cabe destacar que é a modalidade de ensino mais antiga das três e por isso a que mais tem vagas disponíveis por universidades e faculdades do nosso país.

Em alguma parte do texto, ora usou o termo faculdade e outra o termo universidade, percebeu? Sabe qual a diferença? Acompanhe, e entenda melhor!

Existem faculdades e universidades: entenda a diferença

Os termos são bem banalizados e muitos usam como sinônimos por serem duas possibilidades acadêmicas, mas existem diferenças. Veja!

Faculdades

A palavra “faculdade” pode ter diversos sentidos. Entre eles, está o sinônimo de “curso”. Assim, quando usamos as expressões “terminar a faculdade” ou “pagar a faculdade”, nos referimos ao curso em si.

Mas a faculdade pode ter o sentido de instituição de ensino superior, vinculado à prestação de serviços educacionais com menor autonomia e poucas áreas do conhecimento.

Portanto, o foco está no ensino, ou seja, seu objetivo é transmitir conhecimento. Você vai entender melhor ao ler sobre a universidade.

Universidades

As universidades são instituições com maior capacidade e autonomia.

De tal modo que podem criar cursos por si mesmas, com exceção de algumas áreas, como direito e medicina, em que existe a participação dos conselhos profissionais. 

Assim, essa autonomia proporciona que as universidades disponibilizem mais opções de cursos de graduação, principalmente, quando há demanda do mercado de trabalho.

Além disso, devem desenvolver atividades nas três áreas do ensino superior: ensino, pesquisa e extensão.

Sendo que a pesquisa e extensão focam em desenvolver conhecimento, produção científica e estreitam a relação entre universidade e comunidade.

Dessa forma, as universidades são mais complexas e completas que as faculdades. São na realidade um agrupamento de inúmeros faculdades.

Para exemplificar, a universidade Estácio de Sá disponibiliza, além do curso tradicional de Administração de Empresas, o curso de Administração Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Ambiental e diversos outros.

Portanto, as possibilidades de oferta de cursos são maiores.

Três faculdades existem, quais escolher?

As diferenças entre tecnólogo e licenciatura, além de tecnólogo e bacharelado ficaram mais fáceis de compreender.

Mas a compreensão entre as diferenças da licenciatura e o do bacharelado precisam ficar mais claras.

Para isso, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a fazer a melhor escolha. Assim, faça o exercício, pergunte-se:

  • Me imagino ensinando algo para alguém? Como você se sente?
  • O que mais pesa: remuneração ou satisfação em ajudar alguém?
  • Pensa em ter uma profissão mais estável ou gosta de correr riscos?
  • Você tem mais aptidão para explicar ou fazer algo?

Se você tem habilidades para ensinar, explicar, busca estabilidade e alta empregabilidade, gosta de ver no outro a satisfação de aprender, cursar licenciatura pode ser o caminho a trilhar!

Por outro lado, se não domina o ato de ensinar, prefere se arriscar e obter bons salários, opte pelos cursos de bacharelado.

Mas não se engane, todos requerem dedicação e esforço para conseguir ter sucesso na profissão! O que vai definir mesmo é o seu perfil, suas características e habilidades.

Caso tenha dificuldade em fazer a escolha, faça um teste vocacional e descubra mais sobre sua personalidade e quais as áreas que mais combinam.

Leia mais: Quer saber como é medida a qualidade das faculdades? Conheça o Enade! 

Ficou claro quais faculdades existem no Brasil? 

Por fim, quais dos três tipos de faculdade existentes no Brasil (bacharelado, licenciatura e tecnólogo) mais se identifica com seu perfil? Então, é hora de fazer uma boa faculdade e dedicar-se aos estudos.

Caso tenha gostado desse assunto e gosta de estar por dentro de novidades sobre educação, acompanhe nosso blog Vai de Bolsa.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *