Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
Qual o idioma mais fácil de aprender

Qual o idioma mais fácil de aprender?

Ter um segundo idioma hoje em dia é essencial para galgar cargos maiores em empresas, ter um aproveitamento melhor na faculdade ou viajar, sem preocupações. Mas, sabemos que aprender um novo idioma é sempre um desafio, pois demanda investimento financeiro e tempo. Sendo assim, você sabe qual o idioma mais fácil de aprender, para brasileiros?

Segundo a Revista Superinteressante, os idiomas mais fáceis de se aprender são aqueles derivados da língua latina, pois são consideradas línguas “primas” do português.

A Revista da Babbel, diz que a língua mais fácil para um brasileiro aprender é o Italiano. Isso porque a língua italiana se parece com a língua portuguesa no que se refere a gramática e vocabulário. Assim como o espanhol, mas a fonética italiana também é mais simples. Brasileiros possuem muita facilidade para reproduzir os fonemas italianos, ainda mais se possuir sotaque paulistano. 

Qual é o segundo idioma mais fácil de aprender?

Mas, qual é o segundo idioma mais fácil para um brasileiro aprender? O espanhol! E além de ser fácil de ser aprendido, o espanhol é hoje a segunda língua mais falada no mundo. Ou seja, o custo benefício de aprender espanhol é muito bom. 

Bolsa de Estudos
👉 A 1ª mensalidade da sua graduação a partir de R$ 59? Só a Anhanguera para oferecer um Vale Educação com esse desconto.

Também de origem latina, o espanhol e o português surgiram do latim proto-romântico, uma versão do latim vulgar, falado na península ibérica. O dialeto castelhano, criado na região, deu origem ao espanhol, enquanto o galego deu origem ao português. 

Uma curiosidade é que é mais fácil para um brasileiro aprender espanhol, do que um nativo da língua espanhola aprender português. Isso acontece porque o português têm uma gama maior de fonemas, o que torna mais fácil a reprodução de palabras hispânicas. 

Apesar de serem duas línguas muito parecidas, é importante não cair nos falsos cognatos, que são palavras iguais, mas com significados totalmente diferentes. Outro ponto importante é, não tente “passar para o espanhol” palavras e expressões portuguesas. É comum ver brasileiros chamando cartão de crédito de “cartón”, quando na verdade o nome correto é tarjeta. 

Para que o idioma espanhol seja mais fácil de aprender, é possível utilizar algumas “regras de conversão”. Como por exemplo: palavras em português terminadas em “ão”, costumam terminar em “ón” no espanhol, como “coração” e “corazón”. Algumas palavras que se iniciam com a letra “f” no português, têm a letra trocada por “h” no espanhol, como em “fada” e “hada”. Palavras que começam com “ch” no português passam para “ll”, como “chorar” e “llorar”. Também temos o caso do “v” que vira “b” em espanhol, como em “varrer” e “barrer”.

Com essas dicas e regras, fica mais fácil para um brasileiro aprender a falar espanhol.

E o inglês?

O inglês costuma dividir as opiniões. Há quem acredite que é muito difícil aprender a falar inglês e quem ache muito simples. De fato, a língua inglesa é a mais falada no mundo e passa longe das mais difíceis de ser aprendidas por nativos da língua portuguesa. Isso se dá pelo fato da língua portuguesa possuir muitos fonemas e também pela influência latina que o idioma possui. 

De certo o fonema mais difícil da língua inglesa é o “th”, como na palavra “this”, pois demanda um certo esforço para a reprodução. O “r” de “room” também pode ser difícil para alguns brasileiros, principalmente com sotaques onde a pronúncia do “r” não é tão acentuada. 

Outro ponto positivo para a língua inglesa é sua estrutura gramatical, que é muito mais simples do que a da língua portuguesa. As conjugações de verbos são simples, com exceção apenas da terceira pessoa do singular no tempo presente (he, she, it), também não existe variação de acordo com a pessoa, como no português. 

A questão do gênero também é muito mais simples. No português existe diferenças entre o gênero masculino ou feminino para os substantivos, adjetivos, artigo definido (the) e indefinidos (a/an), já no inglês não tem variação, apenas algumas exceções. Além disso, no português, a maioria dos substantivos masculinos terminam em “o”, enquanto que os femininos em “a”. Mas, como toda regra, tem sua excessão, esse caso não é diferente. Como por exemplo, a palavra “problema”, que termina em “a” e é substantivo masculino e a palavra “mão”, que termina em “o”, mas é feminino. 

Sobre a influência latina que o inglês possui, é fácil de ser percebida no vocabulário. Algumas palavras como article, company, creative, example, history, human, revolution, student, telephone, traditional e podem ser facilmente traduzidas para o português, por sua similaridade. 

Qual é a forma mais fácil de aprender um novo idioma?

Independentemente do idioma que você busca aprender, existem dicas que podem te ajudar a ter uma agilidade e facilidade na compreensão. Abaixo você encontra 5 dicas para aprender mais fácil um novo idioma:

1. Leia muito

Praticar a leitura do idioma que você está aprendendo te ajudar a ampliar o seu vocabulário. Sendo assim, leia tudo o que puder em inglês ou espanhol. Além de livros, textos e blogs, você pode mudar as configurações do seu celular ou computador para o idioma novo. Dessa forma você vai se familiarizando com as palavras e praticando o idioma. 

2.Treine o seu ouvido

Além de ler muito, e ampliar o seu vocabulário na escrita, é preciso que você treine o seu ouvido. Para isso existem muitas opções: podcasts, músicas, vídeos, filmes, entre outros. Aproveite para assistir filmes ou séries que você tem interesse, ou assistir uma apresentação de um TED sobre um assunto que será importante para o seu desenvolvimento profissional. 

Se ainda não se sente confortável, ou não consegue compreender muito bem o idioma novo, comece aos poucos: inicie assistindo filmes ou vídeos com legendas em português, depois passe para a legenda em inglês ou espanhol e por último assista sem legendas no áudio original. Depois disso, passe para os conteúdos apenas sonoros, como por exemplo os podcasts ou músicas. 

3. Acompanhe blogs e canais de dicas

Hoje em dia é comum encontrar diversos blogs e canais no Youtube de dicas sobre como aprender inglês ou espanhol de forma fácil e rápida. Muitos deles são de criadores estrangeiros, o que deixa o aprendizado ainda mais legal. 

Confira alguns canais para aprender inglês:

  • Small Advantages

Gavin Roy é um americano que aprender a falar português e começou o seu canal com o intuito de ensinar o público a falar português.

Porém, com o passar do tempo, o seu foco se tornou outro: ajudar brasileiros a aprender o seu idioma natal. Com dicas super úteis, o americano possui hoje mais de 1 milhão de inscritos no seu canal.

  • Amigo Gringo

Outro canal muito legal é o Amigo Gringo, do divertidíssimo Seth Kugel. No canal é possível encontrar dicas sobre o idioma e também relacionadas à Nova Iorque. 

O canal de Kugel possui mais de 500 mil inscritos e deixa o aprendizado ainda mais divertido, com curiosidades e situações engraçadas. 

  • Tim Explica

Mais um gringo para a conta, Tim Cunningham aprendeu a falar português sozinho, e atualmente possui um canal com quase 1 milhão de inscritos onde dá dicas de como melhorar o seu inglês. 

  • English in Brazil

O canal é da doutora em Linguística pela USP e professora há mais de 13 anos, Carina Fragozo. Com mais de 1 milhão se seguidores, Carina diz que sua missão é democratizar o ensino do inglês no Brasil.

De forma leve e descontraída, o canal apresenta vídeos com dicas de pronúncia, vocabulário e gramática.

Canais para aprender Espanhol

  • Bora falar espanhol

O canal Bora Falar Espanhol foi criado pelos mexicanos Abraham García e Mile Ramírez. No canal é possível encontrar vídeos descontraídos sobre o idioma, cultura e gírias mexicanas. Ah, e tudo voltado para o público brasileiro! 

  • Tu escuela de español

Este é o canal da professora Elena Prieto, de Madri. É possível encontrar vídeos curtos para os níveis básico e intermediário e até mesmo aulas completas no seu canal.

  • Espanhol para brasileiros

A professora Driéli Sonaglio, que também possui um canal para ensinar inglês, é a criadora do Espanhol para brasileiros. No canal, ela utiliza o português para explicar algumas regras e conceitos no nível básico do espanhol, além disso, apresenta os diferentes sotaques e dá dicas super valiosas para o aprendizado do idioma. 

Quem já domina o espanhol e quer melhorar ainda mais o idioma, pode acompanhar o chileno Germán Garmendia. Um dos youtubers mais famosos do mundo, possui quase 40 milhões de inscritos e faz monólogos humorísticos muito divertidos. 

4. Utilize aplicativos

Para auxiliar no aprendizado do inglês ou do espanhol, utilize aplicativos para treinar e fazer exercícios práticos. 

Um dos aplicativos mais famosos para aprender idiomas é o Duolingo. Nele é possível aprender desde o nível básico até o avançado de diversos idiomas. O Duolingo se baseia no método da memorização e possui uma gameficação, ou seja, você ganha pontos, medalhas e troféus conforme vai subindo de nível. O aplicativo é gratuito e engloba todas as fases do aprendizado, nele você treina a escrita, escuta, fala, gramática e vocabulário. 

O Babbel também é um aplicativo muito famoso para aprender ou treinar novos idiomas. Segundo o seu site, ele é o aplicativo para aprender idiomas mais vendido no mundo. O seu objetivo é ampliar o idioma do usuário, além de trazer situações cotidianas, o aplicativo possui um sistema de reconhecimento de voz, para o treino da pronúncia. 

5. Faça um intercâmbio ou converse com nativos

Se você tiver a oportunidade, faça um intercâmbio. Na viagem é possível conhecer mais sobre a cultura local e você fará uma imersão no novo idioma. Tente não passar o dia inteiro com brasileiros e converse muito com os nativos 

Caso não tenha a oportunidade de viajar para outro país, converse com nativos pelas redes sociais, ou por aplicativos específicos. Conversar com outras pessoas, te ajudará muito a ampliar o seu vocabulário, conhecer mais sobre a cultura e costumes locais, e também te deixará mais naturalizado com o idioma.

E para você, qual é o idioma mais fácil de aprender, o inglês ou o espanhol? 

Aproveite mais conteúdos como este no Blog Vai de Bolsa. 

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *