Escolher com sabedoria a instituição de ensino que você deseja fazer o ensino superior é essencial para o futuro da sua carreira. Saiba que completar a graduação em uma universidade de referência pode ser a chave de entrada em uma boa vaga de emprego. Portanto, é de extrema importância saber sobre a qualidade acadêmica do curso que você deseja se formar. Afinal de contas, muita coisa está em jogo durante essa importante fase, que é a formação de uma carreira profissional.

Veja a seguir alguns passos que podem ajudar você a tomar a decisão certa para obter o diploma. E, acredite, com apenas 6 critérios você consegue saber quais os principais critérios para escolher uma faculdade com qualidade acadêmica.

Isso mesmo, não é preciso elaborar uma lista com uma infinidade de condições para fazer um curso de qualidade. Conferir esses passos essenciais já é possível estudar com todo o que é necessário para ter um ensino de qualidade.

Leia também: Baixe grátis o nosso e-book Guia para conquistar o primeiro emprego

Os critérios de um curso com qualidade acadêmica

Qual é a melhor graduação para prestar vestibular e ingressar no ensino superior? Para os calouros, essa questão muitas vezes não é tão simples de ser respondida. E para fazer a melhor decisão, é importante optar pela faculdade que possui qualidade acadêmica.

Afinal de contas, não basta apenas a aprovação no vestibular, é preciso garantir que a sua formação seja proveitosa na futura carreira. Isso quer dizer que ao se graduar, seu currículo terá valor no mercado de trabalho.

Além disso, é preciso garantir que o seu percurso acadêmico seja de qualidade. Ou seja, com bons professores e boa infraestrutura. Somente com um curso bem gabaritado é que o seu estudo será proveitoso.

Portanto, é dessa forma que você se tornará um profissional melhor qualificado para exercer a atividade que escolheu como profissão. Veja a seguir alguns passos que podem ajudar você a escolher uma faculdade com qualidade acadêmica.

1- Certificação, regulamentação e credenciamento do Ministério da Educação (MEC)

O primeiro passo que você deve observar para saber se a faculdade que você vai prestar vestibular tem qualidade acadêmica é conferir os três itens citados no título. Para saber mais sobre certificação, regulamentação e credenciamento pelo MEC, basta acessar o portal do órgão. Através dele, você terá o acesso a todas informações pertinentes para saber se o curso é de qualidade ou não.

O MEC é o principal órgão regulamentador do ensino superior no país. Sendo assim, o portal eletrônico fornece a nota e o conceito de cada instituição avaliada. Portanto, essa é uma ferramenta muito eficiente para descobrir como está a qualidade do curso que você quer estudar ou está estudando.

Portanto, para garantir a qualidade de ensino, é fundamental você procurar as instituições que são bem avaliadas pelo MEC, como EstácioFMU e IBMR, por exemplo. As notas vão de 1 a 5, sendo que abaixo de 3, a qualidade é insatisfatória e de 4 a 5, a instituição supera as expectativas.

Quanto maior a nota, então, melhor é a qualidade do curso e esse indicador é a melhor ferramenta para você acompanhar como é o conceito de cada graduação.

2- Uma boa biblioteca

Uma rotina eficiente de estudos se monta a partir de uma boa biblioteca. Para isso, é primordial que a biblioteca da faculdade seja atualizada e contenha obras que seja importantes para que o estudo seja bem aproveitado. Uma boa biblioteca permite que você tenha recursos para fundamentar um estudo ou pesquisa e isso auxiliará você a ter uma profundidade teórica muito melhor e de qualidade.

Portanto, a biblioteca é um dos pilares mais sólidos de qualquer curso e diz muito a respeito sobre a qualidade acadêmica de uma faculdade. Sendo assim, nunca deixe de visitar e verificar o espaço onde está a biblioteca da instituição de ensino. Isso fará com que você se familiarize com as obras e conheça o espaço e também se sinta motivado a estudar.

3- Pesquise sobre o corpo docente

Para saber se a faculdade que você deseja estudar tem qualidade acadêmica, saiba que o corpo docente é o grande responsável pela qualidade do ensino que a instituição oferece. Afinal de contas, são os professores que vão transmitir a você todo o conhecimento necessário para que você se forme bem. Ou seja, que você seja um profissional preparado para o mercado de trabalho.

Além disso, um corpo docente bem estruturado permite que você entre em algum projeto de pesquisa logo cedo. Isso fará você avançar no aprendizado e evoluir na carreira acadêmica, podendo ingressar em um mestrado e doutorado, posteriormente com mais facilidade.

Portanto, o corpo docente é uma estrutura fundamental de uma instituição com qualidade acadêmica e de referência.

4- Avalie a infraestrutura

Para saber se uma instituição de ensino superior oferece um ensino de qualidade, não deixe de visitá-la. Se for possível conhecer previamente a faculdade, não exite. Pois essa é a melhor forma de conhecer como estão as condições do campus e também é uma oportunidade de conferir se está oferecendo tudo aquilo que você necessita para um aprendizado mais eficiente.

Portanto, é fundamental saber se a faculdade oferece laboratórios e instalações que estejam em dia e bem estruturados. Vale lembrar que os prédios precisam estar em boas condições e bem equipado, de modo que não afete o desempenho na hora de estudar.

Nem tudo é perfeito e as universidades públicas carecem de uma série de investimentos. Mas, através de uma breve visita, já é possível saber se a infraestrutura do local está defasada ou não. Acredite, isso é muito importante para o seu percurso acadêmico e pode ser um quesito de desistência do curso se tudo não estiver dentro do aceitável.

5- Confira a grade curricular do curso que você pretende fazer

Esse passo também é fundamental se você deseja estudar em uma faculdade de qualidade acadêmica. Embora, os  cursos tenham que obedecer a ementa proposta pelo MEC, sempre é interessante dar uma olhada como está a grade curricular de cada curso.

Elas podem alterar um pouco de uma instituição para outra. Muitas vezes as disciplinas optativas não são oferecidas por falta de professores, salas, entre outros motivos, por exemplo. Portanto, isso pode afetar a sua formação, caso a grade curricular não seja muito completa para os seus objetivos.

6- Confira a nota do Enade

O Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nada mais é do que uma avaliação que os alunos que estão se formando são submetidos. Quanto mais alta for anota dessa avaliação, melhor é a qualidade do ensino oferecido na instituição que você deseja estudar.

Essa prova é organizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, também conhecido como Inep. Esse instituto é o responsável por anunciar quais instituições deverão participar da prova, realizando um revezamento entre os diferentes cursos que são oferecidos.

Os indicadores dessa avaliação são bastante complexos, definida por 3 avaliações:

  • Alunos que cursaram 25% do curso;
  • Alunos que cursaram 75%;
  • Um questionário para alunos e coordenadores do curso.

Então, para saber se o curso que você deseja estudar tem qualidade acadêmica, não deixe de dar uma conferida nessa avaliação. Esses indicadores são muito confiáveis e servem para medir a qualidade de tudo aquilo que é ensinado em cada curso das instituições.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre a qualidade acadêmica dos cursos, é importante tornar possível esse objetivo. Ou seja, você deve tornar viável a seu ingresso e permanência em um curso de graduação. Para isso, você deve verificar as instituições que estão com matrículas abertas.

E se você precisa de uma renda para garantir as suas despesas na faculdade, uma boa estratégia é procurar uma bolsa de estudos. Esse recurso pode ser muito útil para trazer mais tranquilidade durante seu percurso na faculdade e auxiliar você a ter uma foco maior na graduação.

Para entrar em um curso de graduação, existem diversas formas de ingresso, como: Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio), Sisu; Vestibular, entre outros. De alguma maneira você conseguirá ingressar no tão sonhado curso superior.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui