Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
quando sai o resultado do enem 2021

Quando sai o resultado do Enem 2021? Tudo sobre o exame!

A data do Enem está chegando e a ansiedade começa a bater nos inscritos. Afinal, milhares de estudantes passaram o ano todo se preparando para essa data tão esperada. Muitas pessoas dependem dessa prova para garantir seu passaporte para o ensino superior. Se você também está na expectativa desta prova, deve estar cheio de dúvidas, como quando sai o resultado do Enem 2021? Como funcionam as notas? Como posso usar a nota do Enem 2021?

Calma, que vamos te ajudar com as respostas destas perguntas e muitas outras dúvidas que você possa ter. Continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre o Enem 2021.

Saiba mais: Qual a data da prova do Enem 2021

Fique por dentro de quando sai o resultado do Enem 2021

A pandemia desestruturou completamente o cronograma de atividades dos estudantes. Os semestres foram alterados, vestibulares adiados e a prova do Enem também sofreu reajustes de data. No ano passado a prova, que geralmente ocorria em meados de novembro, foi acontecer somente dois meses após a data planejada, em janeiro deste ano. Os resultados da prova saíram em março de 2021, ou seja, dois meses depois da sua realização.

Bolsa de Estudos
👉 A 1ª mensalidade da sua graduação a partir de R$ 59? Só a Anhanguera para oferecer um Vale Educação com esse desconto.

Este ano ainda não há data prevista para a divulgação das notas. Se seguirmos a lógica da última prova, é provável que saia em janeiro do ano que vem. Entretanto, por conta da pandemia, não é indicado fazermos previsões de datas, porque tudo pode acontecer com a instabilidade causada por conta da pandemia do Coronavírus.

Cronograma Enem 2021

Tão importante quanto saber quando sai o resultado do Enem 2021 é conhecer o cronograma, para que você possa se organizar e entender as datas do Exame Nacional do Ensino Médio. Veja o cronograma abaixo:

  • Inscrições: 30 de junho a 14 de julho
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 19 de julho
  • Pedido de atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho
  • Resultado do atendimento especializado: 23 de julho
  • Pedido de recurso atendimento especializado: 26 a 30 de julho
  • Resultado de recurso atendimento especializado: 4 de agosto
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23 de julho
  • Resultado de pedido de tratamento pelo nome social: 30 de julho
  • Pedido de recurso tratamento pelo nome social: 2 a 6 de agosto
  • Resultado de recurso tratamento pelo nome social: 11 de agosto
  • Aplicação das provas: 21 e 28 de novembro

Como acessar o resultado do Enem 2021

Apesar de ainda não sabermos quando sai o resultado do Enem 2021, saberemos através das mídias dias antes de sua divulgação. É interessante que quando chegar o momento de verificar sua tão esperada nota, você já esteja preparado e já saiba como acessá-la. Para acessar, você vai precisar entrar no portal oficial do exame, com o seu número de inscrição em mãos e a sua senha.

Depois de entrar no seu perfil de aluno, será possível verificar as notas das questões objetivas, separadas pelas grandes áreas: Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática. Também estará disponível a nota da única questão discursiva da prova, a redação. Entretanto, a redação não estará disponível para visualização, estará no portal somente a nota. O espelho da redação sai meses mais tarde.

Saiba mais: Como é feita a correção da prova do Enem?

Como funcionam as notas do Enem 2021

Quando sair o resultado do Enem 2021 é importante que você saiba como funciona a distribuição das notas. Acontece da seguinte forma: as questões do Enem não possuem um peso só. Cada questão possui o peso de acordo com sua dificuldade e existe uma correlação entre as questões. Por exemplo, se você acertar uma questão difícil de um determinado conteúdo e errar uma questão fácil deste mesmo assunto, a nota da questão correta não será a máxima possível. Esse é um mecanismo que evita que alunos medianos tirem uma nota muito alta em decorrência de chute.

As questões são formuladas de forma que se você precisa saber o conteúdo da questão fácil para acertar a difícil, não faz sentido você errar a fácil e acertar a difícil. Mas como os avaliadores sabem a dificuldade da questão? Funciona da seguinte forma, as questões são pré-classificadas entre fácil, média e difícil através de testes e depois vão para um banco de questões. Para a montagem das provas finais são selecionas algumas das questões deste banco.

Leia também: 6 cursos rápidos e técnicos para recolocar você no mercado de trabalho

Onde usar a nota do Enem 2021?

A nota do Enem pode ser usada para o ingresso tanto em universidades públicas, quanto em universidades privadas. Para ingressar em uma universidade pública você deve ficar atento às datas do Sisu. Agora, se o seu objetivo é ingressar em uma universidade privada com possibilidade de bolsas de até 100%, você deve se inscrever no ProUni. Você ainda tem a possibilidade de financiar sua faculdade e pagar somente no final da graduação, para isso você deve ter realizado o Enem e deve se inscrever no Fies.

E aí? Gostou do conteúdo? Está preparado para ingressar no ensino superior no próximo semestre? Deixe seu comentário e conte para nós como você está se sentindo em relação à prova do Enem. Continue também acessando nosso blog para ficar por dentro das dicas e novidades que preparamos para você!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *