Quantas horas estudar por dia para ter bons resultados nas provas?

Quantas horas estudar por dia para ter bons resultados nas provas?

Seriam 3, 5 ou 10 horas? Se você já tentou responder a essa pergunta de quantas horas estudar por dia e sempre teve dificuldade, chegou ao lugar correto.

Cada pessoa tem uma necessidade e também um desafio na hora de revisar ou entender o conteúdo de estudo para uma prova, seja de vestibular, do Enem ou concurso. Então, a primeira resposta para a sua pergunta é que não existe um tempo padrão de quantas horas estudar por dia. Ou seja, isso pode variar para cada pessoa.

O importante é você se organizar e saber com clareza quais os seus objetivos. Além disso, você precisa mapear a sua atual realidade e a concorrência a sua volta. Assim, com todas essas informações, fica muito mais fácil de você conseguir definir quantas horas estudar por dia e também quais conteúdos precisa revisar.

Existem várias possibilidades disponíveis, como o método kaizen. No entanto, para ajudar você com essa tarefa, separamos várias dicas rápidas e práticas.

Faça um planejamento de quantas horas estudar por dia

Antes mesmo de você conseguir definir quantas horas estudar por dia é preciso saber aonde você quer chegar. Então, comece com um planejamento
de estudos
. Levante todas as informações possíveis sobre a sua prova, vestibular, concurso público ou seja qual foi o seu objetivo final. Todas as
respostas podem estar em uma lista no computador, por exemplo, de fácil acesso. Assim, você conseguirá revisar o material quando necessário.

É importante saber qual é a nota de corte para a prova que você precisa estudar. Esse é o seu primeiro desafio. Sendo assim, se a nota de corte for
sete, por exemplo, essa será a sua primeira meta. Para descobrir qual é a nota de corte é importante resgatar resultados anteriores de outras provas. Avalie com calma os editais oficiais de divulgação. Assim, você terá a garantia que tem uma informação correta. Afinal, com base nessa nota de corte você conseguirá saber se está no caminho certo toda vez que resolver um simulado e obtiver o seu resultado parcial. Dá para comparar. Viu que legal?

Depois, avalie qual o peso de cada questão ou matéria que você precisa revisar. Por exemplo, as matérias específicas da sua área de atuação costumam ter um peso muito maior na soma da sua nota. Então, isso significa que você deve dedicar mais tempo para revisar e dominar esse conteúdo.

Principalmente porque o resultado dessas questões podem garantir ou não a sua aprovação. Além disso, mapeando esse quesito você vai saber quantas horas estudar por dia para as disciplinas que têm um peso menor. Elas podem servir apenas como um coringa na hora de você conquistar um ponto a mais na prova.

Foco no objetivo!

Além disso, se o seu objetivo é passar no vestibular, por exemplo, saiba qual é a demanda de procura pelo curso. Assim, você saberá qual é a sua
concorrência. Serão 30 candidatos por vaga, por exemplo? Ou serão 100? Esse levantamento também é fundamental para você saber quantas horas estudar por dia e qual deve ser o seu nível de dedicação.

Por fim, é hora de colocar a mão na massa. Escolha um bom local para estudar. Procure ambientes com pouco barulho e pouca interação de outras pessoas. Isso vai facilitar a sua concentração e também o seu desempenho. Além disso, com esses pequenos passos você vai saber exatamente quantas horas estudar por dia. Um quarto com a porta fechada já pode ser uma boa solução. No entanto, se você precisa sair de casa, procure uma biblioteca pública.

Outra dica é desligar as redes sociais e o próprio celular. Para você otimizar o tempo e saber quantas horas estudar por dia é preciso estar focado
na hora dos estudos. Não adianta separar 4 horas para revisar o material e parar de 20 em 20 minutos para brincar com o gato ou tomar um cafezinho, por exemplo. O seu tempo será desperdiçado.

Métodos de estudos para definir quantas horas estudar por dia

Agora que você já recebeu as primeiras informações e começou a organizar quantas horas estudar por dia e o que é preciso revisar, vamos dar mais orientações.

Depois de fazer a lista das suas matérias, comece a classificá-las. Defina os assuntos mais importantes e também os conteúdos que você não domina. Monte um calendário com a data até o dia da prova. Então, nesse calendário, identifique todos os horários que estão dispo níveos.

Com essa primeira análise você vai ter um panorama geral de como está seu dia e o seu tempo livre. Assim, conseguirá saber os dias da semana e os
horários melhores para os estudos. A partir daí, monte suas metas. Coloque no calendário todas as matérias que você precisa revisar. Encaixe tudo no tempo disponível. Com base nisso, você saberá quantas horas estudar por dia.

No entanto, é preciso levar algumas questões em consideração antes mesmo de definir qual o horário do estudo. Saiba que cada pessoa tem um período do dia que está mais disposta. Alguns, preferem as manhãs e outros a noite. Veja quando você rende mais e então separe esses horários para o estudo.

Por fim, aproveite para elencar na sua planilha quais são os períodos ociosos. Eles podem ser o deslocamento até o trabalho ou a escola, a espera no
consultório médico ou sua hora de almoço. Estudar nesses intervalos também vai ajudar você na conquista do seu objetivo final que é o de conseguir uma ótima nota.

Tenha uma rotina mais tranquila

Não foque toda a sua energia em saber quantas horas estudar por dia. Aliás, nem mesmo para cumprir a missão estabelecida. É claro que você precisa estar comprometido com a meta estipulada, mas nada de exageros. Saiba que se você estudar cansado, vai absorver pouco ou quase nada do conteúdo. Sendo assim, o esforço será em vão.

Dessa forma, tenha uma rotina mais tranquila. Tire pausas de cinco minutos a cada hora de estudos. Isso vai facilitar e muito a sua rotina de
aprendizagem. Além disso, vai servir como oxigenação para o seu cérebro. Você vai perceber que a rotina ficará menos estressante. Nesse período de cinco minutos, aproveite para tomar um café ou então trocar algumas palavras com um colega. Saia mesmo do assunto dos estudos. Dê uma folga para você mesmo. Assim, vai perceber que sentirá menos pressão para saber quantas horas estudar por dia até o momento da prova.

Outra orientação é manter o seu corpo sempre descansado. Então, é fundamental dormir pelo menos oito horas por dia. Assim, você acorda com mais disposição para encarar a maratona de estudos. No fim, vai perceber que até os estudos vão render muito mais. A matéria fica mais fácil de assimilar quando você está relaxado e disposto. Então, durma. Não perca noites de sono na frente do computador e dos livros. Isso vai apenas atrapalhar o seu planejamento.

O ritmo de aprendizado é individual

Lembre-se que também não importa quanto o seu concorrente está estudando por dia. A sua batalha é com você mesmo. Cada um tem um ritmo de aprendizado e uma necessidade na hora da revisão. Saiba que se o seu colega estuda 10 horas por dia, você talvez não precise do mesmo tempo para absorver o mesmo conteúdo. Então, relaxe. Não faça comparações com a concorrência. Aposte nas dicas que demos até aqui e faça a sua avaliação de quantas horas estudar por dia e também de como está o seu processo de aprendizagem.

Por fim, mas não menos importante, cumpra todos os objetivos que traçou até aqui. Caso contrário, resultado pode ser bem diferente do esperado. Então, mantenha o foco, a determinação e revise sempre o motivo pelo qual você está dedicando horas e horas de estudos. É sempre bom ter em mente o objetivo final. Isso dá ainda mais ânimo para você seguir na rotina de encarar os livros e o computador.

Aliás, se sobrar mais um tempinho, aposte nas revisões. Faça provas antigas, revise suas notações e aproveite para reforçar um conteúdo importante até a data da sua prova.

Ficou mais animado para definir quantas horas estudar por dia? Fique ligado nas orientações do Blog Vai de Bolsa e boa sorte na sua prova!