Se o seu desejo é vestir o jaleco branco de médico, saiba que é necessário muita dedicação e foco para realizar o sonho de ingressar em um curso de medicina. Afinal de contas, essa graduação, além de ser uma das mais disputadas pelo país afora, exige muito de cada candidato. Para conseguir a aprovação em um vestibular de com esse nível de concorrência, é preciso compreender que pelo menos três questões são fundamentais: vocação, disposição e sacrifício.

Vocação, porque a tarefa fundamental do médico é cuidar do outro e isso exige uma responsabilidade imensa. Disposição, porque é preciso estudar mais que os concorrentes e não se deixar vencer pelo cansaço. E sacrifício, porque é preciso abrir mão de certas coisas por um tempo.

Mas no fim das contas, tudo isso é recompensado com a grande notícia do primeiro objetivo importante conquistado para uma carreira profissional, a tão sonhada aprovação no vestibular. Fique atento a instituições de ensino de qualidade, como Estácio, FMU e IBMR, que também oferecem cursos na área da saúde.

Acompanhe!

Leia também: Podcast Guia de Profissões: como é a carreira de médico

A aprovação no vestibular de medicina

Bom, para você buscar a aprovação no vestibular de medicina, saiba que é fundamental escolher uma instituição de ensino. Você pode encontrar opções de universidades públicas ou privadas. Vale lembrar que algumas universidades tem como forma de ingresso a nota da última prova do Enem ou então vestibular próprio.

Portanto, é importante você saber como está funcionando a forma de ingresso após decidir em qual instituição de ensino pretende estudar. Isso pode fazer toda a diferença na hora que for se preparar para a prova.

A vantagem de fazer o Enem é que você estuda apenas para uma modalidade de avaliação, enquanto as instituições com vestibular próprio, é preciso estudar matérias específicas, por exemplo.

Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar você a realizar o sonho de ingressar no vestibular de medicina:

1- Faça um plano de estudos

O primeiro passo que você deve dar após decidir em qual instituição fará o vestibular é traçar um plano. Um roteiro de estudos eficientes permitirá que você absorvas os conteúdos de maneira mais tranquila. Além disso, essa é uma maneira bastante organizada de aprender e permite que você estabeleça metas.

Outro grande benefício de fazer isso é o de poder compensar alguma disciplina que você ache mais difícil. Um plano de estudos organizado é algo fundamental para quem deseja ser aprovado em um vestibular concorrido.

Portanto, não deixe de montar um que seja adequado ao seu perfil de estudos.

2- Aprenda a lidar com a frustração

Esse é um quesito bastante importante para quem faz provas de concursos concorridos. Saiba que a aprovação nesses tipos de provas costumam levar um bom tempo e é comum um estudante realizar diversas edições do vestibular até ser aprovado.

Portanto, é importante você estar preparado para não conseguir ingressar na primeira tentativa e não se desestimular. Pois suar  camisa faz parte da rotina de um estudante de medicina e realizar um sonho significa ser persistente.

3- Aproveite as plataformas de estudo online

Hoje em dia, a tecnologia pode ser uma grande auxiliar para quem deseja estudar. Existem diversas plataformas de ensino online que podem fornecer a você dicas interessantes para resolver exercícios e treinar.

Muitas delas são gratuitas e bem intuitivas para operar, o que acaba sendo uma mão na roda para quem faz vestibular ou qualquer outra prova de concurso.

4- Tenha rotina

Estabelecer um rotina é o que faz com que seus estudos não sejam tão cansativos. Isso permitirá que você esteja habituado a estudar em determinados horários e descansar em outros. Além de ajudar a assimilar os conteúdos, isso também ajuda que você não se perca quanto aos horários.

Lembre-se que a rotina só será eficiente se for seguida à risca. Isso envolve fazer alguns sacrifícios, como estudar enquanto os outros descansam ou vice-versa. Um boa rotina de estudos garante consistência no aprendizado e acostuma o cérebro com a tarefa de estudar.

5- Realize provas de simulados

Essa é uma excelente ferramenta para testar seus conhecimentos. Programe algumas datas no seu calendário para realizar simulados online. Outra dica interessante pode ser buscar as edições anteriores do Enem ou dos vestibulares para fazer.

Você pode encontrar essas provas no próprio portal das instituições na internet. Como essas provas obedecem a uma lógica, isso permite que você vá treinando e se acostumando com o formato exigido.

6- Seja persistente

Lembre-se de que as provas são muito concorridas e exigem muitas vezes que o candidato faça mais de uma edição até ser aprovado. Se você não tiver um bom desempenho no primeiro ano, não desanime, pois no ano seguinte, você terá uma nova oportunidade.

Portanto, a persistência é a chave do sucesso para quem quer realizar um sonho. Saiba também que isso envolve investimento e muito trabalho, o que exige muitas tentativas até concretizar o objetivo.

7- Estude em lugares tranquilos

Lembre-se de que estudar exige muita concentração. Para fazer isso de forma eficiente, saiba que é fundamental você ter um lugar para chamar de seu e que seja tranquilo. Isso facilita muito a aprendizagem e torna as horas de estudos mais agradáveis, o que pode fazer a diferença na hora d a prova.

8- Pratique a escrita

Uma das provas mais importantes para o vestibular é a redação. Para se dar bem nela, é muito importante você praticar a escrita e se atualizar sobre os assuntos que são polêmicos. Leia bastante e tente extrair uma visão crítica das notícias, com opiniões relevantes e posicionamentos bem colocados.

Um bom desempenho na redação do Enem, por exemplo, garante meio passaporte em uma universidade pública. Para desenvolver a escrita só existe uma maneira, muita prática. Ao fazer isso, você irá se habituar com esse processo e evitará que dê algum branco na hora da prova.

Leia também: E-book grátis: como fazer uma redação nota mil!

9- Escolha um bom cursinho

Se você tem como investir em um cursinho para estudar, essa pode ser uma boa estratégia. Ao fazer isso, você aprenderá conteúdos complexos de forma mais descomplicada, pois os professores que dão aula nesses cursos, têm uma didática bastante diferenciada.

Isso pode ser um grande apoio e pode ajudar você a ter um melhor preparo para a prova. Além disso, ele é uma opção interessante para quem não consegue estudar por conta própria, por exemplo.

10- Participe de grupo de estudos

Participar de um grupo de estudos pode ser um grande aliado na hora de fixar conteúdos. Pois essa pode ser uma boa estratégia para esclarecer dúvidas com os colegas e também ensinar algo que você tenha domínio. Ao ensinar, o conteúdo é melhor fixado sem que você perceba.

Outras opções de cursos para a área da saúde

Além disso, se você tem interesse em estudar em algum curso da área da saúde, é possível encontrar alguma graduação que trabalhe junto com a medicina. Se você é da região de São Paulo, uma boa opção pode ser fazer algum curso superior presencial no Centro Universitário FMU ou também no IMBR, caso você seja do Rio de Janeiro.

Nessas universidades, você poderá estudar Enfermagem, Odontologia, Nutrição, entre outras opções. Além disso, é possível ingressar com a nota do Enem, e dependendo da pontuação, você pode ganhar uma bolsa de estudos de até 100%.

Por outro lado, se você é de outra região e procura um curso a distância, o que garante uma certa flexibilidade para os estudos, saiba que é possível estudar na Estácio. Essa também é uma instituição reconhecida e oferece a você formação em diversos cursos da área da saúde.

Para ingressar nessa universidade, você pode utilizar a nota do Enem e dependendo da sua pontuação, poderá ganhar uma bolsa de estudos de até 100%.

Conclusão

Agora que você tem a ideia de que para realizar um sonho é fundamental muita disciplina e organização. Afinal de contas, essa é a única maneira possível de conseguir ter sucesso tanto na prova de um vestibular, quanto na carreira profissional.

Portanto, aprenda a fazer alguns sacrifícios e lidar com o lado emocional. Pois, ao ter um lado emocional forte e equilibrado permitirá que você não fique abalado com a pressão da prova e poderá lidar com ela de maneira natural e tranquila.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui