A vida de estudante costuma ser muito corrida, mal sobra tempo de se alimentar direito para repor as energias ou pensar em algum cardápio e cozinhar. Se você é estudante e vive esse dilema, saiba que é possível se alimentar bem através de receitas fáceis.

Caso você esteja procurando soluções práticas e econômicas, aqui encontrará algumas dicas e sugestões de receitas fáceis para conciliar a rotina de estudo com a cozinha. Veja a seguir algumas receitas que irão ajudar você a se tornar praticamente um chef.

Receitas fáceis

Cozinhar em casa pode trazer pelo menos duas vantagens para você: uma delas é que pode servir como terapia ou uma válvula de escape para aliviar a tensão do estudo, pois muitas vezes a cozinha é técnica pura. A outra vantagem é a economia, dessa forma, você seleciona os ingredientes e o quanto pode gastar ou economizar. Algumas receitas são extremamente fáceis de executar e com ingredientes comuns. Veja a seguir:

Omelete Francesa

  • 3 ovos;
  • Cebolinha picada a gosto;
  • Sal a gosto;
  • 1 fio de azeite;
  • Manteiga uma colher de sopa;
  • Um pouco de creme de leite, uma colher de sopa é suficiente.

Modo de preparo

Para preparar uma omelete francesa é preciso de um garfo, uma tigela ou bowl e uma frigideira com teflon, pois ajuda a não grudar os ovos no fundo.

A dificuldade dessa receita não é encontrar os ingredientes, mas o processo para executar o prato. O interessante dessa receita é exatamente isso. Pois ao conseguir realizar a técnica correta, você estará superando desafios. O intuito dessa receita é trazer um certo refinamento no modo de preparo a partir de ingredientes simples.

Você precisa quebrar os ovos na tigela e bater com o garfo de forma que não quebre a textura do ovo, esse processo deve ser feito com suavidade. Logo após, adicione a cebolinha, o sal e o creme de leite.

Utilize o fio de azeite na frigideira e coloque meia colher de manteiga, a temperatura da frigideira não pode estar muito quente, nem muito fria. Dessa forma, é importante que você saiba o ponto entre essas duas temperaturas.

Quando você identificar que está na temperatura ideal, despeje os ingredientes e vá mexendo com o garfo em uma das mãos e na outra vá mexendo a frigideira. Esse é o segredo para que fique uma substância cremosa.

Logo em seguida, você deve identificar se os ovos formaram uma película, aí será a hora de ir virando a frigideira para que a omelete vá para a borda. Logo em seguida, bata no cabo dela com a mão fechada para ajudar a soltar.

Após isso, desligue o fogo e com cuidado coloque um prato em cima da frigideira e vire. Agora você precisará usar um pano de prato limpo para moldar a omelete. Feito isso, passe um pouco de manteiga em cima, a camada de manteiga deve ser bem fina, se exagerar, o prato ficará com um gosto pesado. Agora bom apetite!

Outras receitas de omelete

Omelete pode ser um prato versátil e bastante nutritivo, pois o ovo que é seu ingrediente principal é rico em proteínas. Portanto, esse pode ser um prato rápido de fazer e assim, você conseguirá repor as energias.

Ingredientes
  • 3 ovos
  • 2 fatias de queijo
  • Meio tomate picado
  • 1 fatia de presunto
  • Sal a gosto
  • Meia colher de sopa de manteiga
Modo de preparo

Você precisará dos mesmos itens do tópico anterior, um garfo, uma tigela ou bowl e uma frigideira com teflon ( não precisa ser necessariamente com teflon, ele somente ajuda na aderência). Bata os ovos na frigideira com o garfo e adicione o restante dos ingredientes.

Após isso, controle a temperatura da frigideira para que não esteja muito quente nem muito fria. Logo em seguida, coloque os ingredientes da tigela na frigideira e vá mexendo para que a substância atinja a consistência necessária, ficando firme e dourada. Após alguns minutos, a receita estará pronta. Basta servir em seguida e bom apetite!

Ovo mollet

Essa talvez uma das receitas mais fáceis, pois precisa de apenas um ingrediente: um ovo e nada mais. Embora o nome remeta a uma certa sofisticação, a receita em si é muito simples, apenas o nome é mais complexo que o prato. Para executá-la, você só precisará estar atento ao processo.O segredo desse prato é apenas o tempo de cozimento, portanto, fique de olho no relógio.

Ingrediente
  • 1 ovo
Modo de preparo

Você precisará de uma panela ou leiteira. Coloque água para ferver na panela e quando iniciar o processo de fervura, coloque o ovo com muito cuidado com uma colher. Após isso conte no relógio 5 minutos e 30 segundos. Retire o ovo da água fervendo e coloque na água fria. Quebre e retire a casca com cuidado. Agora basta servir, ele estará cozido por fora e com a gema cremosa. Esse prato pode ser servido com uma salada de alface e tomate, colocado em cima de uma torrada por exemplo. É um prato simples, rápido e nutritivo.

Sanduíche natural

Esse prato também é de fácil execução e pode ser um grande aliado para combater a fome entre as refeições, sendo uma maneira rápida e fácil de preparar.

Ingredientes
  • 1 pão se for francês ou 2 fatias de pão se for o de sanduíche
  • Requeijão
  • 1 fatia de queijo
  • 2 rodelas de tomate
  • 1 folha de alface
  • 1 fatia de presunto ou peito de peru
Modo de preparo

Para preparar é muito simples, basta passar o requeijão no pão e colocar a fatia de queijo, presunto, as rodelas de tomate e a folha de alface. Se preferir, você também pode utilizar batata palha ou ovo cozido.

Crepioca

Essa receita pode ser muito útil pela manhã ou pela tarde. Também é simples, fácil e rápida de preparar.

Ingredientes
  • 1 ovo
  • 4 a 5 colheres de sopa de farinha de tapioca
Modo de preparo

Para executar essa receita, você precisará apenas de uma caneca, um garfo e uma frigideira com teflon.

Coloque as colheres de farinha de tapioca na caneca, em seguida quebre o ovo e adicione junto à farinha e bata com o garfo. Com a frigideira pré-aquecida, despeje os ingredientes. Fique controlando o ponto até o lado que está para o fundo desgrudar e estiver dourado. Logo após, vire o lado e repita o processo, você pode adicionar algum recheio que tenha preferência, como: presunto, queijo e requeijão. Ao adicionar o recheio, você deve dobrar a massa e passar um ou duas vezes cada lado, mas cuidado para não deixar queimar. Feito isso, basta servir e bom apetite!

Brusqueta

Essa é uma receita que pode ser feita de diversas formas. Mas ela basicamente precisa de pão de forma e queijo. Você pode adicionar praticamente o que lhe for conveniente. Veja a seguir uma receita básica:

Ingredientes
  • Pão de forma
  • Queijo em fatias
  • Azeite a gosto
  • Tomate
  • Orégano a gosto
Modo de preparo

Para executar essa receito, você precisará de uma forma. Unte a forma com um pouco de azeite  e coloque os pães cortados em fatias. Logo em seguida adicione o queijo, o tomate e o azeite junto com o orégano. Feito isso, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus e espere em torno de 10 minutos.

Essa é uma receita muito versátil, no entanto, você pode adicionar outros ingredientes conforme o seu gosto. Para isso, basta ter criatividade.

Agora que você tem as dicas de receitas fáceis para conciliar cozinha e estudo. Quem sabe não seja interessante se inspirar em outras técnicas e processos culinários? A gastronomia é uma cultura que pode agregar vários conhecimentos e tem uma função social muito nobre que é a de reunir pessoas. Dessa forma você poderá reunir os amigos e familiares seja em um lanche simples ou outro evento. No entanto, basta pesquisar que você chegará lá.

Se você gostou desse assunto e se interessa por outros relacionados à educação, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa. Aqui você encontrará conteúdos que ajudarão na sua jornada profissional ou acadêmica