Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
redação nota mil

10 dicas para escrever uma redação nota mil

  • Enem
  • 25/set/19
  • por Shymenne Siqueira

Conquistar uma redação nota mil no Enem tem um peso enorme na nota do candidato, podendo ser responsável por uma boa classificação na universidade e no curso desejado. No entanto, a cada ano, o número de alunos que conseguem uma redação nota mil diminui. 

Em 2018, quando o Enem contou com a participação de 4 milhões de estudantes, 55 desses candidatos conquistaram a redação nota mil. Dois anos antes, em 2016, quando o Enem teve cerca de 9 milhões de candidatos,  77 conquistaram a nota máxima.

Mesmo considerada uma das provas mais desafiadoras durante o Enem, é mais que provado que é possível alcançar uma redação nota mil. E se você quer conquistar esse mérito na próxima edição do Enem, acompanhe nosso artigo!

Aqui você irá conferir as melhores dicas para se preparar com sucesso!

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Qual a importância da redação no Enem?

A nota do Enem é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera os erros e acertos do candidato para chegar a nota final.

A TRI é considerada em quatro provas: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. Dessa forma, a Redação é a única prova em que a regra do TRI não é aplicada.

Isso significa que conquistar uma redação nota mil está literalmente nas mãos do candidato. 

Afinal de contas, cabe a ele cuidar da qualidade do texto, sem ter que se preocupar com outros fatores que poderiam alterar a nota.

Outro ponto que merece atenção na redação do Enem é que durante essa prova, o candidato deve explorar seu repertório linguístico e cultural, sua compreensão de mundo e seus argumentos.

Critérios de correção da redação do Enem

Além de ser fundamental escrever de forma coerente, coesa e seguindo o modelo dissertativo-argumentativo, é preciso ficar atento aos cinco critérios de correção da redação do Enem.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Chamadas competências de avaliação, esses critérios são descritos como:

  • Competência 1: Domínio da norma padrão de escrita formal da língua portuguesa;
  • Competência 2: Compreensão da proposta de redação e aplicação dos conhecimentos das diversas áreas;
  • Competência 3: Relacionar, selecionar, interpretar e organizar suas ideias ao defender determinado ponto de vista;
  • Competência 4: Conhecer a estrutura do texto previsto e aplicar esse conhecimento ao texto produzido;
  • Competência 5: Apresentar propostas e soluções ao problema apresentado na descrição da prova.

Inegavelmente, para que o candidato consiga cumprir as cinco competências exigidas, é preciso extrema atenção na leitura do enunciado e dos textos motivados.

Afinal de contas, é com base nessa interpretação que o texto deverá ser desenvolvido.

Dicas para uma redação nota mil

Antes de passarmos às dicas, vale lembrar que os candidatos que conquistam a redação nota mil no Enem se preparam e praticam muito para alcançar esse objetivo. 

Por isso, lembramos novamente que depende de você e de sua dedicação! Mas para ajudar você nessa missão, confira aqui 10 dicas para conquistar uma redação nota mil no Enem:

Dica 1

Conheça bem as cinco competências cobradas na redação do Enem e a forma como cada uma é avaliada.

Dica 2

Atenção a leitura dos textos motivadores e ao enunciado do tema proposto na redação. Ainda considerando os textos motivadores, procure identificar os argumentos e teorias apresentados pelos autores.

Dica 3

Após conhecer o posicionamento dos autores dos textos motivadores, reflita sobre seu posicionamento e defina qual caminho você irá seguir.

Dica 4

Construa um “esqueleto” de sua redação, organizando as ideias principais, as expressões que devem constar na redação, além da palavra-chave que será trabalhada.

Dica 5

Atente-se ao tamanho de sua letra e cuide para que você consiga escrever o necessário para apresentar suas ideias nas linhas disponíveis.

Dica 6

A redação do Enem possui 30 linhas de limite. Por isso, o ideal é que você divida seu texto em 4 ou 5 parágrafos de aproximadamente 5 linhas cada.

Dica 7

Ao escrever uma redação dissertativa-argumentativa, não utilize, de forma alguma a primeira pessoa. O ideal é utilizar a terceira pessoa e praticar o uso do particípio e da indeterminação do sujeito.

Dica 8

É fundamental que você se prepare acompanhando as principais notícias do Brasil e do mundo. Essa dica é de extrema importância, pois o tema da redação é geralmente definido a partir de uma dessas notícias ou acontecimentos marcantes.

Dica 9

Conheça os Direitos Humanos e mostre seu respeito durante a redação. Nos últimos anos, muitos alunos perderam pontos na redação por descumprir um ponto importante da competência 5:

“Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”

Dica 10

Aproveite os dados de gráficos e tabelas que são apresentados como textos de apoio e utilize-os em seu texto. E melhor: se conseguir extrair informações desses dados ou encontrar relações entre eles, utilize isso no seu texto.

Esses pontos demonstram que você tem habilidade e boa interpretação de texto e contam muito na sua nota final.

O perfil de quem já conquistou a redação nota mil

No início de 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o perfil dos participantes que durante o Enem 2018 conquistaram a redação nota mil.

O perfil predominante na redação nota mil é de mulheres, com 18 anos, de Minas Gerais ou do Rio de Janeiro:

  • 76% das redações nota mil em 2018 foram escritas por mulheres;
  • 17 dos melhores textos nota mil foram escritos por estudantes com 18 anos;
  • 33 estudantes com redação nota mil são do Sudeste;
  • Destes estudantes, 14 são de Minas Gerais e outros 14 do Rio de Janeiro.

Prepare-se para conquistar uma redação nota mil

Com as nossas dicas em mãos, já está mais que na hora de se preparar para realizar uma prova de redação excelente no próximo Enem.

Aproveite este período e conheça as redações nota mil.

É possível encontrá-las na Internet e, em alguns casos, até mesmo a avaliação de cada ponto apresentado.

Feito isso, proponha-se a escrever um novo texto baseado em temas das edições passadas. 

Certamente esse exercício ajudará você a preparar seu repertório e até mesmo o tempo que você precisará para completar a prova com qualidade e tranquilidade.

Além disso, resgatando uma de nossas dicas, esteja sempre atualizado sobre as notícias que têm ganhado destaque durante todo o ano. 

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil. Por isso, organize seu cronograma! 

Separe pelo menos uma hora do seu dia para acompanhar as notícias pelos principais portais de notícias e jornais.

E lembre-se: em alguns locais o Enem será digital! Em consequência disso, fique de olho também na forma e velocidade em que você digita. 

Aproveite e acompanhe sempre o nosso blog. Diariamente você encontrará aqui as notícias e dicas fundamentais para auxiliar você a conquistar a nota tão desejada na redação e no Enem como um todo.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *