As redes sociais podem ser grandes aliadas nos seus estudos. Sabendo utilizá-las a seu favor, principalmente como fonte de informação, elas podem assumir um papel importante na sua rotina de estudos. Há muito conteúdo de qualidade disponível para aprender gratuitamente, de maneira mais prática e didática. Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp e YouTube são as principais redes sociais do momento. Dentro destas plataformas, focado no que você precisa para estudar, tem bastante conteúdo de valor.

Estudar nas redes sociais tem suas vantagens e desvantagens. Mas como realmente utilizá-las em seu benefício?

Além da disciplina e de uma rotina de estudos, existem outros caminhos que podem te ajudar a estudar pelas redes sociais. Acompanhe neste post e saiba tudo sobre redes sociais!

O propósito das redes sociais

Muitos consideram as redes sociais como vilãs, sobretudo pela distração que elas causas nas pessoas. Isso é uma verdade, por isso para tê-la como aliada nos estudos é necessário disciplina. Concorda, né?

Aquela espiadinha de alguns minutos em postagens aleatórias pode se estender por horas. Daí já era a concentração e o foco nos estudos. Estabeleça um cronograma para estudar pela internet. Defina quais redes são interessantes para você consumir informações relevantes dentro dos temas que precisa aprender.

Mas, antes de começar a traçar uma meta de estudos pelas redes sociais, você precisa entender o que de fato elas são e para que foram criadas inicialmente.

Pode parecer meio óbvio, mas o simples fato de ler o seu conceito ajudará no seu plano de estudos. O objetivo das redes sociais é o de conectar pessoas. Em tempo real, conectam-se ideias, emoções, conversas, informações e conteúdos diversos. Muitos conteúdos, por sinal, que precisamos saber filtrar, principalmente quando falamos de estudos.

Leia também: Conheça os melhores canais do YouTube para estudar

Filtre o que é útil para você

Hoje mais do que conectar pessoas, as redes sociais nos fazem consumir muitas informações ao mesmo tempo. Sejam elas úteis ou inúteis, estão ali, circulando à velocidade da luz.

Então esteja atento ao que você consome diariamente para ajudá-lo nos estudos. Estudar nas redes sociais tem que realmente trazer resultados dentro dos seus objetivos.

Foco e concentração no conteúdo que você está indo buscar dentro da rede. Torne-se mestre em filtrar o que é útil para você. Priorize informação, em vez de desinformação.

Dentro das redes sociais você vai encontrar vídeos e textos sobre temas variados. Cabe a você escolher o que melhor vai se adequar ao seu perfil e necessidades.

Redes mais acessadas

Qual rede social você mais costuma acessar? Segundo a pesquisa Digital in 2017, realizada pelo We Are Social, as redes sociais mais acessadas no Brasil são: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Whatsapp, Facebook Messenger, Youtube Snapchat, Google +, Pinterest. Há 2,7 bilhões de usuários ativos nas redes sociais no mundo todo.

No Brasil, a pesquisa mostra que 58% da população do País acessa as redes sociais pelo menos uma vez por mês. O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, com 1 bilhão de usuários ativos por mês, no ano de 2018. O nosso País é apontado como o segundo do mundo que mais passa tempo nas redes sociais: média diária de 3h43min de uso.

Por dentro das atualidades

Hoje é quase impossível ignorar as redes sociais da sua rotina de estudos. Um ponto muito positivo de estar conectado é manter-se por dentro de temas variados da atualidade. Saber das notícias do mundo. E estes conteúdos são os que costumam nortear redações e questões de provas de concurso, vestibulares, Enem.

Processos seletivos, escolas, universidades e o próprio mercado de trabalho nos exigem atualização frequente. Por isso não dá para deixar as redes sociais completamente de lado, assim como também não devemos utilizá-las apenas para entretenimento. Precisamos saber o que acontece a nossa volta. E nesse sentido, as redes sociais são importantes.

Fake News

Estar por dentro da atualidade é fundamental, mas é preciso tomar algumas precauções quando estudamos pelas redes sociais. Isso porque nem todas as informações que circulam são verdadeiras. Qualquer um pode postar o que quer. Muitos chamam a internet de terra sem lei. Já pensou passar horas estudando um conteúdo equivocado?

Esteja atento à credibilidade do que vai estudar nas redes sociais.  Selecione as fontes, busque canais confiáveis, verifique as informações em mais de uma rede. Fuja das fake News, que são as notícias falsas.

Participação em fóruns e comunidades

Através das redes sociais, como Facebook e WhatsApp, você pode participar de fóruns e comunidades direcionadas para falar de um determinado tema. Nestes canais você compartilha materiais, conversa, troca ideias e tira dúvidas. É uma ferramenta muito válida para incrementar os seus estudos e contribuir para o seu senso crítico e opiniões mais definidas sobre os temas que precisa se aprofundar.

Só tome cuidado para não se distrair com amenidades e assuntos sem importância postados. Consuma e compartilhe com os demais membros do grupo informações úteis e pertinentes!

Informe-se seguindo perfis e hashtags

As redes sociais te possibilitam assimilar o conteúdo em pouco tempo. Muitos materiais para o seu estudo são fornecidos pelos próprios professores em suas redes sociais. Seguir estes professores é uma ótima estratégia para consumir conteúdos de qualidade e gratuitos. Acompanhe não só o que professores estão postando sobre o que lhe interessa, mas também o que outros usuários estão comentando a respeito. Além de aprender, você ainda pode tentar tirar dúvidas e pedir orientações sobre materiais de apoio.

Procure também perfis de instituições de ensino e outros usuários que falem de assuntos que você precisa estudar. Há uma tendência forte dentro do Instagram chamada de studygram´s, uma junção de study (estudo) e gram (de Instagram). Trata-se de um perfil na rede social focado em compartilhar conteúdos de estudos. A hashtag #studygrambr tem mais de 77 mil publicações.

Siga hashtags conforme os seus temas de interesse, como # e o tema. Exemplo: #dicasenem, #dicasdeestudo, #vestibular, #concursopublico #dicasredacao. Tudo é oportunidade de você aprimorar o seu aprendizado. Lembrando de filtrar o que você vai consumir. Veja as redes sociais como um complemento dinâmico aos seus estudos.

Vídeos educativos no YouTube

Sabia que o YouTube é a maior plataforma de vídeos online? Estão disponíveis nesta rede uma infinidade de canais educativos. Você encontra todos os tipos de vídeo aulas para dar um up nos estudos. É conteúdo de matemática, português, inglês, química, dicas de redação.

É possível achar tutoriais muito bacanas e com conteúdo de valor. O Youtube se transformou em uma fonte de aprendizado para muitos estudantes. Garimpe o melhor para você e use com sabedoria.

Leia também: 10 canais do YouTube para estudar para o Enem

Como se organizar com os estudos

Existem disponíveis na internet várias técnicas de estudo que você pode consultar. São estratégias que vão te ajudar na organização da sua rotina de estudos pelas redes sociais. Gerenciar tempo e conteúdos. A Técnica Pomodoro, por exemplo, consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos.

Outra estratégia é fazer uma planilha/quadro, por dia, com os temas e horários a serem estudados. Definir um período para pesquisar estes temas previamente dentro das redes também facilitará a sua rotina, além de evitar futuras distrações. Assim, ao abrir o quadro de rotina de estudos, você vai direto para o link do tema que precisa estudar.

Reserve períodos de descanso e lazer. Por exemplo, a cada duas horas, um descanso de 30 minutos. Deixe um tempo também para usar as redes sociais como entretenimento – delimite os horários (use despertador se preciso).

Cada estudante tem o seu jeito para estudar. Você precisará encontrar o que melhor funciona para você, sem esquecer de manter o foco e a disciplina nos seus objetivos.

Fuja das tentações e distrações

Gostou das dicas de como estudar nas redes sociais? Viu que a dica número 1 para ter êxito no seu estudo nas redes sociais é fugir das tentações e distrações. Agora é partir para o plano de ação e usar tudo de positivo que elas tem a lhe oferecer. Se você quer saber mais sobre vestibular e Enem, continue lendo o blog Vai de Bolsa.

Bons estudos!