É bastante comum chegar ao ensino médio ou cursinho pré-vestibular sem ter total certeza de qual carreira seguir para encarar o mercado de trabalho. Afinal, a escolha da profissão chega em uma fase quando somos bastante jovens. Além disso, as incertezas e ansiedade pela escolha fazem parte do processo de descoberta do seu caminho. Mas existem ferramentas, como a Rota das Carreiras, que podem ajudar.

Nessa fase, autoconhecimento é a palavra-chave para que cada decisão faça sentido. Avaliar as opções, entender o que cada carreira faz, onde ela pode te levar e o que você gosta de fazer tornam as escolhas mais acessíveis no meio dessa tarefa nada fácil! 

A decisão pelo curso dos sonhos vai além de fazer uma faculdade. É uma escolha que tem a ver com o seu modo de vida. E precisa fazer sentido com a história que você quer traçar, sua rotina e ambições. Mesmo que tudo pareça bastante complexo, procurar por uma orientação vocacional pode ser definitivo para o futuro. 

Nesse artigo, te explicamos como funciona o processo de orientação e onde encontrar ferramentas que te ajude a apagar os pontos de interrogação sobre sua carreira. A tarefa fica um pouco mais fácil, por exemplo, quando se escolhe uma instituição de ensino de qualidade para estudar, como a Estácio, que criou a Rota das Carreiras.

Confira!

Leia também: Série profissões do futuro: inovação e tecnologia

Como funciona a orientação vocacional? 

A ideia da orientação vocacional é mesclar campos e sugerir caminhos e tendências profissionais que deixam o jovem mais próximo das possibilidades de carreiras a serem escolhidas. Os testes unem isso aos interesses da pessoa. Buscam entender quais suas capacidades e aptidões a partir de sua história de vida, hábitos e dinâmica do seu dia-a-dia.

Por meio de alguns questionários e perguntas, o profissional responsável pode levar a um caminho que obriga a pensar nas possibilidades do que o aluno gosta e não gosta! Afinal, ter a possibilidade de trabalhar com o que se ama faz toda a diferença. Tanto na fase da faculdade quanto no mercado de trabalho.

Vale sempre lembrar que a primeira escolha não precisa ser definitiva. E os testes vocacionais também ajudam nessa questão. A ideia é entender que não existe apenas uma. Mas uma lista de possibilidades que podem ser exploradas e melhoram suas perspectivas de carreira ideal.   

Em busca de novas carreiras 

A orientação vocacional é um grande respiro em meio a uma fase turbulenta. A questão mais importante a se ter em mente é entender como ser honesto consigo mesmo. 

O mercado de trabalho está em constante mudança e a melhor maneira de já chegar com passos à frente é compreendendo todas as possibilidades. Mesmo em meio à tantas variações, você tem certeza que terá. Desde a decisão pela sua graduação, até como seguir a carreira escolhida dentro da jornada do mercado

Independentemente se o aluno já cursou alguma faculdade, completa ou incompleta, a missão das orientações é aumentar sua visão dentro desse conflito. 

Vale verificar se a sua faculdade possui possibilidades de transferência de cursos internamente. Além de ferramentas de orientação próprias que possam te ajudar nessa busca e aprendizado. 

Leia também: Baixe grátis o nosso e-book Guia para conquistar o primeiro emprego

Eu ainda estou em dúvida, e agora?

Dentro de cada uma das chamadas “grandes categorias” (humanas, exatas, biológicas e humanas-exatas), são inúmeras as possibilidades de carreira. Por isso, ler sobre cada uma das possibilidades, pesquisar e conversar com pessoas da área fazem toda a diferença!

Conhecer a experiência de alguém que já passou por situações similares e entende o mercado é uma boa dica. É um caminho para pensar para além da teoria em como funciona aquela profissão.  

Além disso, existem ferramentas hoje em dia que podem ajudar na sua decisão. É o caso do Rota das Carreiras, que criou um robô vocacional que conversa com você e te ajuda a trilhar melhor uma ideia de caminho!

Rota das Carreiras

Na Rota das Carreiras, o robô Téo tem uma conversa leve e bem humorada com o jovem que busca melhores respostas para suas dúvidas de carreira. 

A partir de situações reais e exemplos do cotidiano, ele apresenta inúmeras profissões. Das mais tradicionais às mais recentes. Na intenção de te ajudar a compreender melhor quais são suas possibilidades. 

E o mais legal, considerando as mudanças do emprego no futuro e das formas de trabalhar daqui alguns anos.

O Téo, seguindo os procedimentos de testes vocacionais, faz perguntas chaves. A partir disso, apresenta jornadas onde você pode ler sobre cada uma das possibilidades. Levando em conta sua personalidade, preferências e momento da vida que você está passando. 

E então, a partir de histórias e relatos reais de profissionais já formados e imersos no mercado de trabalho, a Rota das Carreiras vai mostrando um lado real dos desafios enfrentados dentro de cada profissão.

Inclusive, para além das jornadas recomendadas para o seu perfil. Você pode conhecer outras jornadas — são quarenta e quatro no total, dentro das quatro grandes categorias:

Humanas

Para aquelas pessoas que gostam de estudar teorias, ler e escrever bastante, abrange cursos como Letras, Jornalismo, Pedagogia, Direito e muitos outros

Exatas

Traz relatos de diversas engenharias, nanotecnologia, finanças e outras opções menos conhecidas de cursos para quem gosta de matemática, física e química!

Humano-exatas

Inclui os cursos para quem tem um pé nas humanidades, mas também facilidade para as ciências exatas como Design, Arquitetura, Marketing e até condutor de drones!

Biomédicas

Apresentando as profissões para quem se interessa pela natureza, animais, pessoas e biologia no geral. Aqui estão Medicina, Enfermagem, Nutrição, Veterinária, entre outros. 

Dentre tantas possibilidades, entendeu a importância de se informar a respeito das diversas carreiras? Uma boa orientação vocacional pode te poupar de diversas incertezas, além de te apresentar possibilidades que acompanham o mercado. 

Vamos acessar o Rota das Carreiras?

Algumas universidades já tomam a iniciativa de criar ferramentas como o Rota das Carreiras, da Estácio, além de disponibilizar em seus sites informações sobre como viabilizar o seu sonho de carreira. Sempre atentas a necessidade dos alunos e aos melhores cursos para cada perfil de pessoa. 

Então confira a página de cursos da Estácio e saiba mais sobre a graduação ideal para você! Além disso, se você já começou uma faculdade mas não está satisfeito, confira também nosso Guia para Segunda Graduação.

Acompanhe mais informações sobre cursos, dicas, mercado de trabalho e bolsas no blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui