Rotina de estudos: como montar uma eficiente

Rotina de estudos: como montar uma eficiente

Um bom desempenho em uma prova de vestibular, da faculdade, um concurso público ou até o Enem pode ser resultado de uma rotina de estudos eficiente. Fazer isso é essencial para obter um bom desempenho. Porém, na maioria das vezes, não é algo tão simples de ser feito e algumas dicas podem ajudar e ser valiosas nessa hora.

Veja a seguir como montar uma boa rotina de estudos e extrair o melhor do processo de aprendizagem, além de conseguir mais produtividade diante dos livros e conteúdos a serem estudados.

10 passos para montar uma boa rotina de estudos

Saiba que criar uma rotina de estudos é primordial para conquistar aquela tão sonhada vaga na universidade ou produzir bons trabalhos de forma geral. Vale lembrar que elaborar uma boa rotina de estudos pode ser um tanto relativo. As etapas podem variar para cada pessoa.

Desse modo, a melhor é aquela que está mais adequada ao seu perfil. No blog Vai de Bolsa já abordamos esse assunto, sob a ótica da construção de um plano de estudos.

Veja a seguir quais os passos para elaborar uma boa rotina de estudos:

1 – Crie uma agenda de atividades

Esse é o primeiro passo para criar um bom itinerário para estudar. Para isso, compre uma agenda ou elabore uma planilha com um cronograma detalhado para estudar. Ao fazer isso, você terá uma administração visual e concreta do tempo e de forma detalhada.

Após fazer uma tabela com as horas e os dias da semana, defina em quais horários você estudará, quais irá fazer uma pausa e quais as disciplinas que serão estudadas durante essas horas. Saiba que é fundamental respeitar os horários e ter também algum tempo dedicado para o lazer.

Caso contrário, você poderá causar uma fadiga mental e assim prejudicará as horas futuras para estudar. Sendo assim, você correrá o risco de ser pego pela procrastinação e pela preguiça.

Você sabia que pode contar com a tecnologia para isso? Aplicativos como o Google Agenda podem auxiliar sem desembolsar um tostão. Portanto, é muito importante ter em mente que a rotina é necessária, justamente para tornar habitual os estudos. Desse modo, você aprenderá de forma contínua e progressiva, quase sem perceber.

2 – Saiba como funciona sua rotina e horários

Todo mundo tem uma hora mais proveitosa para produzir, certo? Descubra qual é a sua. Ao fazer isso você conseguirá estabelecer horários mais precisos para fazer render mais o dia. Saiba quantas horas de sono você necessita ter para estar disposto, saiba qual é o melhor turno para estudar.

Portanto, é extremamente importante você conhecer como funciona o seu relógio biológico para poder extrair o melhor do seu dia. Caso contrário, você estará se sacrificando sem obter resultados relevantes para a sua rotina de estudos.

3 – Descubra seus métodos de estudo

Uma rotina eficiente de estudos é aquela em que você sabe extrair o máximo das disciplinas. Mas para isso, existe uma metodologia específica e cada estudante tem a sua. Sendo assim, identifique qual é o modo que você tem mais facilidade para aprender e crie ferramentas para isso. Nesse caso, descubra se vídeo aulas vão ajudar você, simulados online, através de anotações em blocos de notas, post its, ler resumos, entre outros.

Saber qual metodologia se encaixa ao seu perfil, certamente fará com que você tenha um estudo mais eficiente e também permitirá extrair mais de cada conteúdo. Portanto, identificar a metodologia é crucial para uma rotina mais eficiente.

4 – Tenha um local de estudo

Definir um local de estudo faz com que você tenha um ambiente propício para isso. Desse modo, fica mais fácil de fixar uma rotina e tornar o estudo um hábito. Para isso, é preciso que você tenha um ambiente tranquilo e sem distrações e que seja simples e funcional, isso fará com que você se sinta bem nele. Você deve considerar as seguintes questões:

  • Acesso à internet;
  • Conforto;
  • Tempo de deslocamento;
  • Ausência de interferências externas;
  • Boa iluminação;
  • Boa temperatura;
  • Um boa infraestrutura como mesas e cadeiras apropriadas.

Após estabelecer esse local ideal, também é importante que você tenha tudo ao seu alcance. Para isso, saiba quais materiais você precisará e tenha eles por perto, isso evitará que você perca tempo na hora em que precisar utilizá-los.

Já ouviu falar na opção de grupos de estudos online? Confira no blog Vai de Bolsa.

6 – Investimento

Quem disse que estudar não precisa de investimento? Saiba que isso é fundamental. Portanto, veja quais recursos você dispõe e se é necessário adquirir algum material. Para isso, identifique se não existe algum curso ou livro que possa incrementar os seus estudos. Verifique se o que você tem para estudar é confortável e suficiente para ter horas proveitosas em frente aos materiais didáticos.

Além disso, essa pode ser uma maneira diferente de conhecer outros métodos e abordagens das disciplinas. Investir nos estudos pode ser um fator importante para ter mais resultados e montar uma rotina mais eficaz.

7- Administração do tempo

Com a criação da agenda e um bom conhecimento do relógio biológico, não se esqueça de administrar bem o tempo. Saiba aproveitar cada minuto das horas em que você está estudando. Uma boa administração pode ser a chave para que você não estude demais nem caia nas garras da preguiça e da procrastinação. Saiba que é fundamental saber separar as horas de estudo das de lazer.

Ao contrário do que parece, administrar o tempo não é ter 100% de controle sobre as horas do seu dia. Mas saber aproveitar ao máximo as tarefas coma finalidade de cumprir uma meta. Os benefícios desse recurso é nada mais do que tornar o seu dia mais leve e sem desgaste, como correr atrás do tempo.

Saiba que isso é inútil e você não conseguirá vencê-lo. Em contrapartida, você conseguirá organizar as suas tarefas de acordo com a prioridade e isso trará otimização para o seu dia. Portanto, saiba aproveitar bem do tempo que ele será um aliado.

Para ajudar nesta tarefa, confira o nosso post com dicas de livros que ajudam a melhorar a gestão do tempo.

8 – Revisão

É fundamental você retomar o conteúdo estudado. Para isso reserve algum tempo em sua agenda para revisar as disciplinas. Isso permitirá que você tenha mais conhecimento sobre o domínio que tem em determinada matéria e ainda relembrar aquilo que potencialmente foi esquecido.

Embora essa possa ser uma tarefa um pouco chata, saiba que é fundamental para fixar os estudos. Sem isso você poderá cair nas armadilhas da memória, ao pensar que tem conhecimento sobre determinado conteúdo, quando na verdade não tem e, ao tentar recuperá-lo na hora da prova, será tarde demais.

9 – Defina uma meta

Saiba que essa é a base de tudo. Para ter uma rotina de estudos eficiente, é fundamental saber onde quer chegar. Defina qual o seu objetivo com o estudo: será para passar em um concurso, vestibular, administrar o conteúdo de uma disciplina na universidade? As perguntas podem ser inúmeras para esse quesito.

Para isso é importante definir o que você precisa, o quanto é necessário para atingir o resultado. Tenha em mente que estabelecer a meta fará você administrar o conteúdo. Desse modo, você poderá  ter conhecimento se o seu desempenho está abaixo, acima ou empatado com o que foi estabelecido no seu cronograma de estudos e assim poderá remanejar o horário de estudos de uma disciplina para focar em outra que precise de mais atenção.

10 – Autoconfiança

Esse quesito é fundamental e você deve trabalhar isso com você. Ter autoconfiança é o que trará mais tranquilidade a você na hora da prova. Após tantas horas de dedicação para os estudos, certamente, você adquiriu o conhecimento e o domínio das disciplinas.

Portanto, basta você trabalhar o lado psicológico para ter um maior aproveitamento na hora de colocar em pratica tudo aquilo que você treinou. Sendo assim, você precisa saber o que conhece e apostar nesses pontos fortes.

Quais os benefícios de ter uma rotina de estudos

Ao montar uma boa rotina de estudos, saiba que isso leva você a ter outra mentalidade sobre disciplina, permite que você seja mais organizado e assim poderá ver com mais clareza o seu desempenho. Desse modo, você se sentirá mais motivado e estudar não será nenhum tipo de esforço desagradável.

Saiba que essa é uma grande ferramenta para fazer com que você atinja seus objetivos de maneira menos desgastante. Para isso, basta se organizar e seguir os passos que mais estão de acordo com o seu perfil e mãos à obra.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.