Segurança do trabalho: saiba por que esse curso tem alta empregabilidade

Segurança do trabalho: saiba por que esse curso tem alta empregabilidade

O tema da Segurança do Trabalho é levado a sério no Brasil. Empresas e organizações de todos os portes e segmentos começaram a enxergar a importância de investir nessa área e estão buscando cada vez mais profissionais qualificados que possam ajudar a garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro.

Segundo dados do Observatório Digital da Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em matéria publicada pela Agência Brasil em abril de 2018, até aquele momento haviam sido registradas 653 mortes por acidente de trabalho no Brasil. Esse dado acende o alerta para a necessidade de profissionais qualificados atuarem na área da Segurança do Trabalho no País. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o trabalho desse profissional e sobre o mercado de trabalho de quem faz um curso técnico nessa área.

 

Importância da área de Segurança do Trabalho garante a alta empregabilidade

 

A procura de profissionais qualificados para atuar na área de Segurança do Trabalho cresce na medida em que a legislação sobre o tema no País evolui. Pouco a pouco, a legislação sobre essa área ficou mais rigorosa, fazendo empresas e organizações atuarem para manter a qualidade do ambiente de trabalho e a integridade da saúde dos seus funcionários.

Por isso, os profissionais formados nessa área estão a cada dia mais em evidência e suas presenças são consideradas obrigatórias nas empresas e estabelecimentos. Com o aumento da procura por esses profissionais, também cresce a oferta de cursos de qualificação e de especialização nessa área.

A área de atuação do profissional que se forma em um curso técnico em Segurança do Trabalho é ampla. Esse profissional pode atuar em empresas públicas e privadas e em órgãos públicos e instituições que tenham empregados regidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). O técnico em Segurança do Trabalho também pode atuar como prestador de serviço para qualquer empresa como autônomo.

Além das exigências da legislação brasileira, a retomada do setor da construção civil no Brasil também garante mais vagas no mercado para os profissionais formados no curso técnico em Segurança do Trabalho.

Entre as funções do profissional, podemos destacar como sendo a principal a prestação de serviços de prevenção de acidentes de trabalho. Esse trabalho é possível através de diversas estratégias elaboradas pelo próprio profissional envolvendo os funcionários da organização, como cursos e palestras.

O treinamento de funcionários pelo profissional qualificado em Segurança do Trabalho também é fundamental para garantir a segurança nas organizações, sendo os programas de prevenção os mais utilizados para esses casos.

 

A vantagem de fazer um curso técnico em Segurança do Trabalho

 

O profissional de Segurança do Trabalho precisa ter uma capacitação adequada para conseguir exercer a sua profissão. No dia a dia da sua atividade, esse profissional tem muitas responsabilidades que exigem uma qualificação profissional adequada – e não é por menos, já que vidas dependem da atuação desse profissional.

Por isso, na hora de escolher a sua capacitação, opte por um curso técnico de qualidade. É no ensino técnico que o aluno aprende a profissão de forma prática. Com essa formação, a qualificação do profissional de Segurança do Trabalho é focada totalmente no cargo pretendido e nas suas funções.

Os professores de um curso técnico em Segurança do Trabalho são profissionais da área que têm experiência no mercado. Além do ensinamento prático, favorece a entrada do aluno no mercado de trabalho o estágio obrigatório realizado no final do curso. Muitas vezes, essa experiência no final da formação é a porta de entrada para o mercado de trabalho, já que muitos se destacam nesse período e acabam sendo contratados em definitivo.

Vale lembrar que as empresas que precisam de um profissional qualificado em Segurança do Trabalho vão buscar no mercado por profissionais qualificados, que tenham preparação adequada para exercer essa função. Através de um curso técnico, o profissional da área consegue se formar e já está pronto para atuar na área.

Segundo o site Guia da Carreira, o curso técnico em Segurança do Trabalho é um dos mais valorizados e procurados do Brasil. Toda essa procura pelos alunos é explicada pelo crescimento dessa área e pela necessidade desses profissionais no mercado de trabalho.

 

Gostou do nosso post? Então indique a leitura para um amigo! E se você se interessa pela área de Segurança do Trabalho, saiba que o curso técnico nessa área é o caminho mais curto para o mercado de trabalho. Invista no ensino técnico você também!