Séries para usar na Redação do Enem

0
4

Os seriados podem formar um grande arsenal e fornecer um bom repertório para usar na hora da escrita. Veja algumas séries para citar na Redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que podem inspirar você a escrever um bom texto e assim aliviar a tensão para a hora da prova.

Se você está nervoso com a prova de redação, fique tranquilo, que as séries podem ajudar você a relaxar e ainda aprender e tirar alguma lição que pode ser aplicada na hora de escrever o texto. Saiba mais:

Séries para a Redação do Enem

Nada como conciliar lazer e aprendizado. Sendo assim, você poderá garimpar alguma informação através dos seriados de forma leve e descontraída. O benefício disso pode ser relaxar e aliviar a tensão para a hora da prova ou até mesmo desligar-se um pouco dos estudos e dar uma oxigenada nas ideias e ainda aproveitar esse momento de lazer para aprender. Saiba como você pode extrair algumas ideias e ampliar o repertório para aplicar no texto. Veja a seguir uma lista com 5 séries para a Redação do Enem:

1 – Black Mirror

Essa é uma série britânica de ficção científica e está disponível na Netflix. Embora seja ficção, os temas que ela aborda são muito atuais e podem fornecer grandes ideias a você. Ela traz enormes discussões sobre temas obscuros sobre a sociedade moderna. Sendo assim, ela está muito conectada com a realidade e traz o descortinamento sobre diversas questões vistas hoje em dia.

O principal ponto é como a tecnologia pode influenciar a sociedade. Embora a série retrate um futuro distópico, a realidade através desse futuro parece um tanto plausível, tendo em vista que alguns fatos podem ser relacionados com o momento atual.

Se parar para observar, o exemplo claro disso é o próprio tema da Redação do Enem do ano de 2018, que foi: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Vale lembrar que esse é um dos temas pertinentes da série. O terceiro episódio chamado: “Manda Quem Pode”, da terceira temporada, por exemplo, narra a história de um jovem que tem seu computador hackeado e é chantageado, obedecendo cegamente as ordens do hacker. Caso contrário, teria sua intimidade revelada e exposta à família.

Nesse sentido, esse tema é mais do que atual e plausível. Certamente esse episódio, como a série em geral vão fornecer uma vasta reflexão sobre tecnologia e sociedade.

Como as relações podem tornar-se artificiais através dos adventos tecnológicos, como as pessoas evidenciam a intimidade através das redes e como isso pode ser usado contra elas.

O site de notícias G1 divulgou as redações nota 1000, do ano de 2018, que abordam esse tema. Portanto, essa pode ser uma maneira de você entender como foi avaliada essa relação da série com a Redação do Enem. Para acessar, basta clicar nesse link.

2 – Merlí

Essa é uma das séries para a Redação do Enem que pode fornecer muito repertório a você. A série aborda os obstáculos percorridos pelo professor Merlí para introduzir a filosofia na vida de seus alunos. A série também está disponível na Netflix e conta com três temporadas.

Durante o percurso da série, ela aborda um filósofo diferente a cada episódio, com um tema que percorre ao longo desse episódio. Todos esses temas são abordados dentro de um contexto atual, fazendo com que os alunos reflitam sobre a própria experiência de vida e consigam fazer conexões entre a filosofia e as próprias condutas. Certamente, essa séria trará várias inspirações a você e ampliará o leque de filósofos e qual a principal vertente de cada um.

Um dos destaques é o episódio em que o Merlí ensina sobre o filósofo Guy Debord, que aborda o tema sobre a “Sociedade do Espetáculo”, assunto muito relevante para momento atual da sociedade moderna, que trará algum insight a você e que poderá ser explorado na Redação do Enem.

3 – O Mecanismo

Essa é uma série nacional criada por José Padilha e está dividida em duas temporadas. Essa é mais uma das séries que podem ajudar você na redação do Enem, pois retrata um dos maiores escândalos da política brasileira nos últimos anos. Além disso, ela está disponível na Netflix, sendo assim, é de fácil acesso.

A série pode ajudar você a ter embasamento contra a corrupção e entender mais ou menos como funcionou a operação Lava-Jato.

No entanto, a série fornecerá pistas a você sobre os principais envolvidos nesse escândalo e isso ajudará você a montar algumas estratégias de pesquisa e entender um pouco mais sobre os acordos e os bastidores da política nacional. Portanto, a série fornecerá alguns subsídios para você ter uma visão crítica sobre os fatos narrados e assim poderá escrever um bom texto caso o assunto seja sobre a política ou corrupção.

4 – Grey’s Anatomy

Se o tema for saúde pública, essa pode ser uma das séries mais relevantes para você escrever a Redação do Enem. Na Netflix, você encontrará 15 temporadas, mas a série está na 16ª, que está no ar nos Estados Unidos.

A série traz várias reflexões sobre a saúde pública nos Estados Unidos que podem ser relacionadas com a do Brasil. Por exemplo, aqui existe o Sus (Sistema Único de Saúde), que é público e garante o atendimento de milhares de brasileiros, enquanto, nos Estados Unidos, não existe a garantia de um programa de saúde gratuito e de qualidade. Além disso, a série faz diversas críticas sobre a forma como funcionam os convênios médicos.

Além das questões de saúde pública, a série é recheada de outras discussões sobre temas sensíveis da sociedade, como discussão de gênero, racismo e políticas de imigração.

Portanto, ao assistir essa série, você terá embasamento sobre as diversas questões pertinentes à sociedade e assim conseguirá elaborar uma boa argumentação para a Redação do Enem.

5 – O Código Bill Gates

Se o tema for tecnologia, essa talvez seja uma das séries mais relevantes para a Redação do Enem. Essa é uma série documental e também está disponível na Netflix.

Essa série trará importantes reflexões e também discussões sobre esse tema. Pois ela aborda a vida de um dos homens mais revolucionários do mundo moderno, Bill Gates. Ela trata de um dos maiores desafios do CEO da Microsoft, como a tecnologia pode salvar o planeta.

Além disso, a minissérie prioriza muito sobre a Fundação Bill Gates, que tem como meta a erradicação de diversas doenças causadas pela falta de saneamento, um projeto tão ambicioso como a principal criação de Bill, a Microsoft. Portanto, se você pretende reunir argumentos sobre filantropia e tecnologia, essa série pode ser uma boa pedida e você poderá aprender mais sobre a mente caótica de Bill Gates e como ele consegue resultados através desse caos.

Desenvolva o pensamento crítico

Agora que você sabe mais sobre as séries que podem ajudar você para a redação do Enem, não deixe de assisti-las e relacionar com o contexto atual.

Portanto, lembre-se: a redação do Enem sempre aborta assuntos da atualidade. Sendo assim, nunca é demais se informar e poder fazer isso de forma prazerosa, nesse caso, ao assistir uma série, certamente você terá diversos benefícios.

Além disso, não esqueça também de ler notícias através de fontes confiáveis. Isso pode garantir a você alguns bons argumentos para a redação. Também vale lembrar, que além dessas questões, saiba que o pensamento crítico pode ajudar muito para ganhar alguns pontos na prova e isso é muito bem avaliado, pois o senso comum, não vai fazer com que você saia da zona de conforto.

Portanto, o pensamento crítico é o que comprova que você sabe argumentar e ter ideias bem elaboradas sobre o tema proposto na redação.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa. Aqui você encontrará diversos assuntos pertinentes que ajudarão você a tomar decisões assertivas para a vida acadêmica, profissional ou pessoal.