“Qualquer pessoa pode mudar o mundo” é uma das primeiras frases de impacto que você pode ler ao acessar o site da Singularity University (SU) ou ouvir qualquer preleção de seus fundadores e docentes.

Ela resume bem o propósito da SU, que é conectar reunir líderes, professores e estudantes, grandes organizações e startups do mundo inteiro, pelas tecnologias de informação exponencialmente crescentes, direcionando sua aplicação para a resolução das grandes questões do mundo.

A Singularity University foi criada por Ray Kurzweil – pensador, inventor e futurista – e por Peter Diamandis – médico, engenheiro e empresário –, e com suporte da NASA, Google e outros líderes da comunidade científica e da alta tecnologia.

Ela é a universidade do futuro, conectada com o que há de mais inovador no mundo e com as maiores personalidades e referências mundiais de todas as áreas do conhecimento.

Desafia seus alunos a um novo modo de pensar e agir global, equipando-os com habilidades e desenvolvendo competências que impactarão a humanidade com suas iniciativas empreendedoras e suas ações multilateriais.

Diferenciais

Apoiada pelas empresas que lideram em inovação tecnológica em todo o mundo, a SU tem em seu corpo docente um grande time de especialistas de todas as áreas, os quais contribuem com novas formas de pensar e de fazer negócio a partir da inovação tecnológica.

Sua localização também é privilegiada: a Singularity University está instalada na base da NASA no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), um parque tecnológico que abriga as mais importantes empresas de inovação no mundo.

Programas da Singularity University

A SU oferta diversos programas a fim de equipar empresas, organizações e sua liderança com uma mentalidade inovadora.

Sendo assim, há programas individuais e para instituições, além de cursos online. Veja um breve resumo dos principais programas:

Global Startup Program

É o programa mais conhecido e mais concorrido da US. O foco do programa é auxiliar startups que desejam resolver grandes desafios globais e que tenham experiência com tecnologia exponencial.

A estrutura do programa se divide em três fases:

  1. Ativação: 3 semanas imerso em algum lugar do mundo;
  2. Aceleração: 3 semanas na sede da US no Vale do Silício;
  3. Conexão: 1 ano de apoio virtual por meio de tutoria, cursos, reuniões globais e conexões com os capítulos da US em todo o mundo.

A seleção ocorre por duas formas: aplicação direta (preenchimentos de formulários específicos, cartas de recomendação, envio de vídeos, entrevista via Skype) e vencedores de competições de inovação promovidas pelos capítulos da University Singularity no mundo.

Aos vencedores da competição são ofertadas bolsas financiadas pela Google.

A lista de espera é imensa, mesmo para os candidatos aprovados, pois são apenas 80 participantes por temporada do programa e mais de 3000 candidaturas em média.

10x Innovation Sprint

O objetivo desde programa é auxiliar as organizações a idealizar, prototipar, validar e lançar soluções de alto impacto no mercado, com estratégias a curto médio e longo prazo.

Com a utilização de tecnologias exponenciais, este programa da Singularity University atua com foco no futuro a fim de garantir que as equipes participantes atuem e impactem 10x mais.

10x Leadership Training

Esta solução visa transformar os executivos das empresas em líderes exponenciais, aptos para atuar em toda e qualquer circunstância, gerando transformação em sua organização e em sua equipe de trabalho.

10x Strategy Development

Em ritmo acelerado de profundas transformações, a sociedade busca produtos e serviços que lhes tragam segurança e credibilidade.

É nesse viés que este programa atua, ao instrumentar líderes capazes de entender o seu mercado e responder com estratégias tecnológicas de forma rápida, relevante e de impacto global, a partir da mobilização de toda sua organização numa visão antecipada do futuro.

Executive Program

Um programa intensivo e imersivo de alto impacto, com duração de uma semana, voltado para líderes já estabelecidos em suas áreas de negócios.

Tem como objetivo ferramentar seus líderes a remodelar sua instituição para agir e impactar seu mercado de forma sólida e futurística.

Experts On Air

Apresentações virtuais semanais dos docentes da Singularity University, em sessões de perguntas e respostas.

É possível participar da primeira sessão de forma gratuita ao se inscrever no site.

Exponential Innovation Program

Neste programa imersivo de três dias, levaremos você a uma jornada através de tecnologias exponenciais, inovação e liderança, com uma combinação de palestras, aprendizado prático, estudos de caso e redes de colegas para fornecer uma visão clara do futuro e prepará-lo para agir.

Você ganhará um novo conjunto de ferramentas e um plano de ação personalizado que mapeia uma jornada de inovação para impulsionar sua organização com sucesso.

Exponential Medicine Summit

É um programa de imersão com duração de quatro dias com foco na inovação dentro da área da saúde e medicina, em busca de convergência das soluções tecnológicas frente às suas necessidades.

Global Impact Challenges

Competições em todo mundo em parceria com as organizações patrocinadoras.

Além do alcance em vários lugares do globo, a universidade localizada na NASA busca evidenciar líderes potenciais à frente de seu tempo, impulsionando-os à impactar a sociedade com suas ideias inovadoras.

Os vencedores dessas competições também ganham bolsa para participar do Global Startup Program.

Online Learning

A Singularity University também oferta cursos online numa ação de alcançar, instruir e desenvolver habilidades exponenciais de empresas e líderes no mundo todo.

São cursos 100% online, com duração média de 3 a 4 semanas. Preveem 2 a 3 horas de estudos semanais por meio de vídeos, discussões e interações no ambiente virtual de aprendizagem da SU.

SU Ventures

A SU Ventures é um programa voltado para startups que utilizam tecnologias de aceleração exponencial para enfrentar os grandes desafios da humanidade.

O curso tem visão a longo prazo e fornece desde acesso à capital financeiro até clientes e demais conexões a fim de elevar o conceito da empresa à larga escala.

Processo Seletivo para estudar na Singularity University

Todos os programas da Singularity University são altamente competitivos, e muitos aprovados acabam ficando na lista de espera.

Em geral, para participar de qualquer programa, o processo se dá inicialmente pelo preenchimento da inscrição em inglês, de acordo com as indicações que estão listadas:

  • Experiência executiva e descrição atual do cargo que ocupa e funções que exerce;
  • Realizações pessoais e profissionais (com links de artigos e outras referências comprobatórias);
  • Links dos perfis das redes sociais;
  • Declaração das aspirações pessoais e profissionais e como o programa pode alavancá-las de modo global.

A partir desse contato prévio, a US dará sequência na análise e, caso seja aprovada, entrará em contato para dar sequência nas demais etapas do processo, incluindo o pagamento do programa selecionado, que não são nada baratos.

Para saber mais sobre os processos seletivos, envie um email para: admissions@singularityu.org.

Bolsas

No próprio site da SU consta que não há, atualmente, programas de bolsas ou financiamentos. Há descontos, sim, para clientes novos dentro de contratos maiores e aquisição de outros programas.

Inclusive, há indicação de programas de menor custo financeiro, mas com alto índice de rentabilidade, para aqueles que não possuem condições de financiar os cursos de profunda imersão.

Singularity University no Brasil

A Singularity University chega ao Brasil em parceria com a HSM, uma das empresas do Grupo Anima Educação, e sua base será alocada em São Paulo.

Apesar da base ser fixada agora, já haviam capítulos da SU em outras localidades brasileiras como Recife,  Florianópolis, Rio Grande do Sul, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

O intuito é trazer os alguns dos programas da Singularity University para serem implantados no país, a fim de trabalhar com líderes, organizações e startups que atuem com projetos inovadores e tecnologia exponencial.

Algumas ações serão realizadas para que tal parceria se desenvolva:

  • Os professores deverão ser treinados e certificados diretamente na sede da Singularity University dentro da NASA;
  • Os docentes treinados elaborarão versões dos programas oficiais em português adaptadas para o contexto brasileiro e seu potencial tecnológico e inovador;
  • Criação de uma estrutura coworking para sediar programas, eventos e trabalhos da Singulatiry University Brasil.

Quer outras dicas de universidade e cursos para enriquecer sua formação e dar um up na sua carreira? Acesse o Blog Vai de Bolsa e confira nossas dicas e curiosidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui