Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
sociologia enem

Conteúdos de sociologia mais cobrados no Enem

  • Enem
  • 27/set/19
  • por Luiz Gustavo Silva

Chegou o momento de relembrar tudo o que o seu professor tentou explicar por anos. Sabe os livros, apostilas e linha do tempo que estavam na lousa da sala de aula? Então, você vai precisar daquelas informações para se dar bem nas questões de sociologia no Enem. Vale saber que esse conteúdo aparece principalmente de forma interdisciplinar. Sendo assim, conhecer reflexões de pensadores pode ajudar na argumentação da redação, por exemplo.

Em geral, as questões de sociologia pedem que você saiba ler e interpretar textos. Para resumir, esta é uma matéria que se dedica a estudar o comportamento humano em função do meio e os processos. Para isso, recorre aos indivíduos e suas ligações em associações, grupos e instituições, bem como os fenômenos sociais.

Precisa entender um pouco melhor? Ainda não sabe por onde começar a maratona de estudos? Sem problemas. Separamos os principais conceitos de sociologia que podem cair no Enem e também algumas dicas de sites para você revisar.

O que estudar de sociologia para o Enem

Primeiro, entenda que as questões específicas de sociologia na prova do Exame Nacional do Ensino Médio não passam de cinco. No entanto, fique atento. Aqui, não estamos apenas falando em números de questões. O assunto de sociologia serve como base e ligação entre vários conceitos. Então, dominar a matéria significa garantir pontos extras em outras disciplinas.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Aliás, até a sua redação pode ficar mais fácil se você dominar este conteúdo. E lembre-se: a redação é parte fundamental para você conseguir uma boa classificação. De forma geral, prepare-se para pensar a sociedade brasileira com base nos Direitos Humanos e nos princípios de cidadania. Uma dica é consultar matérias oficiais como a legislação brasileira para saber exatamente o que ela determina.

Leia também: Veja os assuntos que mais caem na prova de História do Enem

Assuntos de sociologia no Enem

Existem muitos artigos que podem ajudar você nessa missão. Separamos os principais conceitos para você revisar, de acordo com levantamento da revista Galileu.

Começaremos pelos movimentos sociais. Existem manifestações democráticas como Diretas Já, movimentos estudantis de 1968 e Impeachment de Fernando Collor. São temas importantes e que você deve, com certeza, fazer uma boa busca para entender os conceitos. Preste muita atenção nos motivos, desdobramentos e impactos pós eventos.

Na atualidade dos movimentos sociais, temos o feminista, LGBT, negro e ambientalista. Além disso, vale destacar os protestos políticos nas Olimpíadas, a ocupação nas escolas, as Diretas Já de 2017 e as ruas tomadas contra o presidente Temer. Quando você for estudar os movimentos sociais, procure compreender o porquê de esses movimentos terem sido criados e o porquê de eles persistirem e resistirem.

Agora, outra parte importante para sociologia do Enem é a cultura. Estude a teoria sobre a indústria cultural da Escola de Frankfurt, e autores como Theodor Adorno na aula sobre sociedade midiática e indústria cultural. A cultura de massas buscou padronizar o que as pessoas consomem. Tudo virou mercadoria, até a arte.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Quando o assunto for trabalho, você terá que dominar os conceitos sobre os meios de produção, e o impacto deles para as relações de trabalho. Veja as aulas de Sociologia sobre pensadores como Karl Marx, autor do século XIX, mas com ideias pertinentes ao século XXI.

Entenda que o trabalho é uma criação humana com força econômica, social e política independentemente dos seus criadores. Além disso, considere que existem grandes chances de cair alguma questão no Enem envolvendo o processo de industrialização e a formação do capitalismo na Europa. Por fim, entenda os meios de produção e o impacto deles para as relações de trabalho.

Leia também: Confira os 9 temas que mais caem na prova de Geografia do Enem

Pensadores que valem o estudo

Você já viu os principais temas de sociologia que precisa revisar para o Enem. No entanto, todos esses conceitos têm relação com algum pensador. Por isso, também é fundamental conhecer os principais e ler um pouco sobre suas obras.

Émile Durkheim

Foi considerado o pai da sociologia. Em suas obras, você vai perceber que ele está preocupado com a coesão social, com o conjunto da sociedade e não com a ação individual. Ele era interessado em explicar de que maneira a sociedade mantém seu funcionamento e se concentra na disciplina e em encontrar o fato. Para ficar um pouco mais claro, saiba que foi Durkheim quem formulou as regras do método sociológico e emancipou a Sociologia como uma ciência autônoma. Durkheim também foi o primeiro docente a ocupar uma cátedra de Sociologia em uma universidade.

Max Weber

Ele já está em oposição a Durkheim. Ele procurava a ação social e entender que o indivíduo é o agente da ação da transformação. Ele acreditava que o indivíduo promovia a mudança quando interagia com a sociedade. As obras de Weber defendem a burocracia, o que hoje entendemos como algo negativo. Os estudos desse sociólogo recaíram sobre questões teórico-metodológicas acerca da origem da civilização ocidental e seu lugar na história universal. Weber acreditava que a função do sociólogo seria compreender o sentido das chamadas ações sociais e explicar suas lógicas causais. Assim, suas contribuições foram em direção à análise multicausal dos fenômenos sociais.

Karl Marx

É o responsável pelos conceitos de superestrutura e infraestrutura. No caso da infraestrutura, consideramos a economia. Sendo as forças e suas relações de produção que moldam toda a superestrutura: educação, cultura, papel social, instituições, política.

Marx se converteu ao cristianismo, não por acreditar na religião, mas para continuar a exercer sua profissão. Naquela época os judeus não tinham liberdade para exercer todas as profissões e realizar transações comerciais.

A principal obra de Karl Marx, intitulada “O Capital” (Das Kapital), demorou 16 anos para ser finalizada. Durante este período ele e sua família viveram períodos de grande necessidade. Nesta fase ele quase sempre foi apoiado por seu principal amigo e colaborador, Friedrich Engels.

Onde buscar mais conteúdo sobre sociologia para o Enem

Sim! As teorias são muitas e os pensadores também. Então, para facilitar a sua jornada de estudos, separamos aqui alguns canais para você buscar conteúdo.

O canal Vestibular em cena vai ajudar você a se preparar para o vestibular através do cinema. Então, é uma oportunidade de adquirir mais conhecimento, sem esquecer o lazer. Guarde essa oportunidade para os dias de mais preguiça. Neste canal, você vai encontrar conteúdos sobre as suas leituras obrigatórias, atualidades e humanidades.

Já o canal Se Liga Nessa História tem um conteúdo rápido, fácil e bem-humorado. Aqui você aprende História, Geografia, Filosofia e Sociologia, por meio de uma narrativa envolvente, emocionante e embasada. O projeto é conduzido por professores da USP.

O portal MeSalva! é um curso preparatório para o Enem com plano de estudos personalizado, simulados, aulas ao vivo, exercícios com resolução e apostilas. Oferece materiais gratuitos como guias e mapas mentais para serem baixados via cadastro. Vale a pena dar uma olhada no conteúdo. E, se você gostar, ainda pode ampliar o pacote comprando outras matérias de sociologia Enem.

Para finalizar, tem o AppProva. É uma plataforma gratuita com provas anteriores do Enem e de outros vestibulares. Nela é possível realizar simulados com a correção pela TRI (Teoria de Resposta ao Item). Além disso, você conseguirá ver como está seu desempenho comparado aos concorrentes e descobrir quais conteúdos precisa estudar mais. Para isso, basta baixar o aplicativo no seu celular Android ou IOS.

Dicas na hora dos estudos

Você recebeu orientações de todas as ferramentas e conteúdos disponíveis. Agora, veja mais algumas dicas para organizar tudo isso e se dar bem no material de sociologia Enem.

Identifique e separe cada um dos pensadores. O contexto histórico em que o autor está inserido reflete diretamente sobre as teorias que ele sustenta. Mas não é porque dois autores são contemporâneos que eles vão defender o mesmo argumento. Então, faça pequenos resumos e destaque os pontos mais importantes de cada pensador. Assim, quando você for rever o material ou tiver dúvidas em questões, ficará mais fácil.

Se mesmo assim você tiver dificuldades, aposte na criação de uma linha do tempo. É possível fazer uma sobreposição de conceitos e ir alinhando tudo o que está relacionado através de uma mapa mental. Neste artigo ensinamos como fazer um.

Além disso, entenda termos relativos aos conceitos. Sabe quando você está estudando de boa e, do nada, aparece um “Práxis”. Cada termo é relacionado a uma matéria dentro da Sociologia. Logo, quando você entende o contexto daquela palavra, só de olhar para uma questão você conseguirá resolvê-la. Uma boa técnica para fixar essas palavras são as flashcards, veja neste outro artigo como usar essa ferramenta para memorização.

Gostou das dicas sobre sociologia no Enem? Temos mais conteúdos no blog Vai de Bolsa. Tudo o que você precisa saber sobre a prova mais importante do Ensino Médio.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *