Uma vida profissional de sucesso não acontece de um dia para o outro. Ela precisa ser construída diariamente e com muito esforço. Antes de tudo, é importante dizer que o sucesso profissional varia de emprego para emprego e pessoa para pessoa. Portanto, não existe uma receita de bolo. Por isso, listamos algumas ações que vão te ajudar a subir na carreira e conquistar cada vez mais espaço no mercado!

Você precisa entender o que é ser bem sucedido para você e para a sua área de atuação. Assim, pode traçar metas sólidas e trabalhar para alcançá-las de maneira mais objetiva. O desenvolvimento profissional pode ser obtido em diversas maneiras.

Em resumo, você pode procurar outros profissionais da área e perguntar o que eles consideram uma carreira de sucessos. Leia bastante e procure identificar quais caminhos você se vê percorrendo no futuro. Dessa maneira, fica mais fácil identificar seus interesses e objetivos. E, a partir deles, desenhar um planejamento para si mesmo. 

Mas, além desse exercício, existem alguns passos básicos que se aplicam à maioria das profissões. Confira a seguir e veja se está no caminho certo!

Leia também: Baixe grátis o nosso e-book Guia para conquistar o primeiro emprego

Passo a passo para subir na carreira

1 – Formação sólida

O primeiro passo para ter uma carreira de sucesso é a sua formação. Uma boa graduação, por exemplo, abre muitas portas e ajuda bastante na hora de ingressar no mercado de trabalho. 

Saiba escolher um curso que faça sentido para o que você quer trabalhar no futuro e se dedique à faculdade. A base de conhecimentos oferecidos pode ajudar muito na sua carreira mais para frente.  

E isso significa mais do que boas notas nas provas. Viver a experiência universitária de maneira completa, participando de eventos, palestras, projetos de extensão e outras atividades ajuda muito a complementar o conhecimento de sala de aula. 

Além de serem ótimas formas de preencher o currículo quando você está procurando o primeiro emprego

Mas é claro que uma graduação não é tudo. Muita gente, inclusive, sai da faculdade sem saber nada sobre o mundo real e a prática do mercado de trabalho. 

Além disso, existem aquelas pessoas que não têm acesso à universidade. Seja por condições financeiras, pela distância ou por não terem tempo de trabalhar e estudar. 

Nesses casos, há possibilidade de investir em um cursos EAD, que geralmente é mais em conta e também mais flexível com relação aos horários de estudo. 

Cursos livres e de extensão

Também existem os cursos livres ou cursos de extensão, formas mais rápidas de capacitação, que são bem focadas no mercado de trabalho. Com eles, você pode aprender uma profissão ou se capacitar para continuar trabalhando naquilo em que já atua. 

O que importa é demonstrar esforço, interesse e vontade de aprender sempre!

Ficou interessado nesses cursos mais curtos? Então confira nossa lista de cursos gratuitos com certificado online aqui!

2 – Entregas de sucesso

Outra etapa necessária para subir na carreira é ter entregas de sucesso no seu trabalho. Afinal, você precisa demonstrar habilidade no que faz e comprometimento com os resultados da organização. 

Procure exercitar a criatividade e mostre que você está sempre buscando novas soluções para melhorar os produtos, serviços ou projetos desenvolvidos na instituição. 

Profissionais inovadores e estudiosos são sempre mais reconhecidos. Mas atenção, não negligencie suas tarefas do dia a dia. 

Para isso, coloque metas para si mesmo e tente melhorar cotidianamente o seu trabalho. Ao chegar, faça uma lista de tudo que precisa ser feito naquele dia e encontre a melhor forma de se organizar para que tudo seja finalizado. Também anote sempre o que for passado e não confie apenas na memória!

Além disso, converse com colegas mais experientes, busque feedbacks e seja sincero sobre os pontos nos quais sente que precisa melhorar. Essa postura vai fazer toda a diferença na sua carreira!

3 – Construção de uma rede de contatos

Além de todo o esforço, subir na carreira exige um pouco de sorte para encontrar as oportunidades certas no momento certo.

E para que isso aconteça, o ideal é contar com uma rede de contatos que possa dar apoio ao seu trabalho, apresentar você a tomadores de decisão e recomendar seus serviços. 

Então busque construir uma rede de contatos ampla e qualificada. Afinal, de pouco adianta conhecer muita gente se essas pessoas sabem pouco ou nada sobre o seu trabalho. 

Procure se relacionar profissionalmente com quem atua na mesma área que você, troque experiências e participe de eventos do segmento. Assim, você fica por dentro das conversas e consegue apoio quando precisar. 

Hoje em dia, muitos profissionais têm até organizado pequenos eventos para colegas do setor. São os meetups, nos quais pessoas que trabalham em uma mesma área se encontram para trocar experiências e conhecimentos. 

Esses encontros não precisam ser uma grande conferência ou ter palestrantes de renome. Bastam alguns colegas com interesse por um tema e alguém com ideias interessantes para começar a conversa. 

Procure saber se existem eventos assim na sua região ou considere até mesmo criar o seu com outros profissionais!

E se você acredita que está muito isolado dos demais, que tal pesquisar por comunidades nas redes sociais? No Facebook e no LinkedIn existem muitos grupos dedicados a carreiras específicas. Neles, você pode encontrar leituras interessantes, debates e até oportunidades únicas!

4 – Autopromoção (na medida certa)

A questão é que uma rede de contatos cheia de profissionais inspiradores também não é garantia de que eles vão saber das suas conquistas. Por isso, um pouco de autopromoção é importante para subir na carreira. 

É claro que não precisa ser nada exagerado. Mas publicar, por exemplo, sobre um novo projeto concluído com sucesso no LinkedIn pode ser uma maneira bacana de celebrar e ainda compartilhar o que você sabe fazer. Ou então se candidatar para falar em um evento sobre algo que você faz bem no trabalho. 

Cuidado, porém, para não parecer arrogante. Lembre-se de agradecer publicamente aos colegas que o ajudam diariamente e valorize as conquistas dos outros. Demonstrar humildade, maturidade e bom relacionamento com a equipe são qualidades tão valorizadas hoje em dia quanto números e resultados brutos. 

5 – Atualização profissional

Por fim, manter-se sempre atualizado é mais uma maneira de subir na carreira. Seja pela leitura de livros, artigos ou cursos rápidos, esse esforço pode render muitos pontos com seus chefes.

Ele ajuda a trazer sempre novas formas de olhar para antigos problemas, além de ser essencial em áreas que tem sempre novas normas ou tecnologias. Então se você sente que está estagnado há um tempo no trabalho, uma boa opção pode ser procurar pelas mudanças mais recentes na área e começar a estudá-las. 

Essa pode ser uma forma bacana de mostrar que você tem interesse em estar sempre se movimentando!

E, por último, saiba que nem sempre subir na carreira significa receber uma promoção para um cargo hierarquicamente acima. Muitas vezes, a sua realização pode estar em mudar de função ou migrar para outra área que tenha mais afinidade. Saiba identificar essas oportunidades e aproveite-as!

Além disso, se você está em dúvida sobre o segmento no qual resolveu atuar e sente que tem poucas chances de crescer, confira nosso eBook grátis sobre como fazer uma transição de carreira!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui